Marketing digital: como vender mais pelas redes sociais!

08/12/2021
9 min de leitura
Equipe Dindim
08/12/2021
9 min de leitura

Quer saber como vender mais pelas redes sociais? Bons conteúdos e comunicação estratégica são algumas das formas de atingir seu público, divulgar seus produtos e conquistar melhores resultados em suas vendas!

O objetivo principal de todo negócio é a venda.

Seja para um produto ou serviço pensar em estratégias comerciais é essencial para que o negócio se mantenha e consiga se estabelecer no mercado, cada dia mais concorrido e inconstante. 

Uma das estratégias para alavancar seus resultados e que vieram para ficar são as vendas pelas redes sociais.

Facebook e WhatsApp são as principais redes utilizadas para este objetivo, mas outras como Instagram e Tik Tok também ganharam espaço recentemente e precisam fazer parte das suas estratégias de vendas.

Você quer saber como começar? Confira o conteúdo que preparamos para você e conquiste melhores resultados em suas vendas!

Por que as redes sociais são importantes para o pequeno negócio?

As redes sociais são essenciais para o pequeno empreendedor divulgar o seu negócio.

As redes sociais também são as plataformas por onde o dono do pequeno negócio consegue se relacionar diretamente com os consumidores.

Além disso, elas podem ser usadas como vitrines para exibir os produtos e trabalhos ou para falar sobre promoções e dia a dia da empresa.

Assim, é possível mostrar como os processos funcionam e colocar o cliente mais próximo do negócio.

Como começar a vender pelas redes sociais?

A primeira máxima que você deve ter em mente é que todo negócio deve estar onde seus clientes estão. 

Sua loja é física? Ou você possui uma loja virtual?

Independente da resposta, você deve entender que vender pela internet é um excelente meio de bombar suas vendas. E as redes sociais são aliadas importantes para conquistar estes resultados. 

Hoje a maior parte das pessoas tem redes sociais e consomem por lá: informações, lazer e até mesmo produtos. 

Para termos uma ideia, existem 150 milhões de usuários de redes sociais no Brasil segundo relatório das empresas We Are Social e Hootsuite. E desses usuários, 74% usa as redes sociais para comprar.

Muita gente, não é mesmo? 

Para começar a aproveitar essas oportunidades você deve seguir o seguinte passo a passo:

Escolha as redes sociais onde seu público está

Este momento de escolher qual rede social irá investir sua divulgação é essencial.

Procure você mesmo, como usuário, fazer uma pesquisa de mercado, analisando concorrentes da mesma área do seu negócio, e até mesmo perguntando para seus clientes onde eles costumam procurar informações sobre produtos.

Isto pode ser feito diretamente a eles ou também com questionários em sua loja. 

Mas será que existe uma rede social que vende mais? 

Qual rede social vende mais?

A resposta para esta pergunta é depende.

Não adianta você divulgar seus produtos e serviços no Tik Tok por exemplo se o seu público está no Facebook. 

Por isso, estudar seu público, o perfil de consumo e onde ele busca informações é o ideal. 

Em termos de quantidade de vendas, o Facebook ainda é o que gera mais vendas devido ao grande número de usuários.

Outro fator que impacta nas vendas por esta rede social é a presença de grupos. 

Grupos de usados, cidades, interesses são essenciais para que seu produto ou serviço chegue às pessoas que têm maiores chances de comprá-lo. 

Uma ideia é você testar. Busque estar nas principais redes sociais e perceba onde você possui maiores resultados para investir seus esforços. 

Como criar um perfil atrativo

Depois que você escolheu uma ou mais redes sociais para começar a vender, chegou a hora de criar o perfil. 

Faça um e-mail com o nome da sua empresa, ex: salaodasandra@gmail.com ou oficinadojosias@hotmail.com e crie um usuário nas redes sociais. 

O segundo passo é investir  em uma identidade que tenha relação com a marca do seu negócio

Se a sua logo e fachada são de uma cor, por exemplo, use as mesmas para seus perfis nas redes sociais. 

Como configurar suas contas para contas comerciais

Para vender pelo Instagram e pelo WhatsApp, por exemplo, existem configurações específicas para empresas, as chamadas contas comerciais. 

Você precisa configurar suas contas neste formato para que você tenha acesso a informações do seu público, como: locais onde as pessoas mais visualizam, que tipo de conteúdo teve mais visualização e número de interações com seu perfil, por exemplo.

Já o Facebook comercial permite que você crie botões de:

  • ligações telefônicas
  • avalie produtos e serviços
  • confirme presença em eventos de lançamento, por exemplo

E muito mais!

Com o uso destas ferramentas você terá um rumo por onde seguir com sua divulgação. 

Pronto! Com esses 3 primeiros passos você já consegue começar a vender pelas redes sociais. 

Como fazer uma boa divulgação nas redes sociais?

Depois que você criou seu perfil, tem uma boa identidade e já configurou sua conta comercial é hora de começar a divulgar seus produtos e serviços!

E para isso seguem algumas dicas para te ajudar nesta divulgação:

Conteúdo de qualidade

O conteúdo é o que irá ligar sua empresa com os potenciais clientes.

Pensar em formatos diferentes como: texto, vídeo e artes é essencial para que seu perfil fique interessante e você alcance seus clientes. 

Montar um calendário de conteúdos adiantado é o ideal para que você não se perca em tantas demandas. 

Busque destacar promoções e informações sobre seus produtos e serviços. Também invista em posts com novidades e curiosidades.

A constância aqui é a palavra-chave. 

Se está sem tempo de fazer publicações mais detalhadas, busque alternativas mais curtas, como os stories, por exemplo, para que você apareça frequentemente para as pessoas que te seguem. 

Fotos chamativas

Na mesma linha do conteúdo atrativo é necessário investir em imagens.

Busque tirar fotos dos seus produtos e dos espaços da sua loja para que você aproxime quem está seguindo seu perfil, fazendo com que a audiência se sinta conhecida da empresa.   

Não precisa pensar em fotos profissionais se o dinheiro está curto. 

Com um smartphone e um cenário criativo você conseguirá destacar seus produtos e tirar lindas fotos!

Informações completas

Existe hoje nas redes sociais muita reclamação de empresas que escondem preços de produtos, por exemplo.

O ideal é que ao divulgar um produto ou serviço você insira as informações completas. 

Interação rápida e individualizada

Responda comentários e mensagens o quanto antes conseguir. Esteja disposto e atento às necessidades da pessoa que se interessou. 

Evite mensagens automáticas e padronizadas. Busque individualizar cada atendimento para conseguir atender cada pessoa da melhor forma. 

Estas são algumas dicas que todo negócio bem posicionado nas redes sociais busca fazer. 

Mas ainda existem algumas dicas para fazer com que você venda mais ainda!

Dicas para vender mais pelas redes sociais

Parcerias

Parcerias com outros negócios é uma iniciativa que muitas lojas tem feito.

Por exemplo:

Você tem uma loja de roupas fitness e faz uma parceria com um comércio de marmitas fit.

Por que não indicarem um ao outro em seus perfis, além de tentarem fazer juntos promoções e eventos?

Outra opção que tem ganhado espaço é a divulgação pelos influenciadores. Veja a seguir. 

Influenciadores 

Influenciadores digitais se tornaram febre nas redes sociais. Com vários seguidores eles podem levar sua marca ao conhecimento de mais pessoas!

Busque pessoas que tenham um bom número de seguidores em sua cidade e faça uma proposta para que ele divulgue seus produtos ou serviços por um determinado valor, ou até mesmo por permuta (trocando a divulgação por produtos). 

Esta é uma forma bastante eficaz para alavancar suas vendas!

Anúncios 

Os anúncios são uma importante ferramenta do marketing digital  e uma forma precisa de impulsionar seu perfil e conteúdos. 

Eles custam determinado valor, conforme a duração da campanha, por exemplo, e podem ser segmentados para sua região e perfil de cliente. 

Para o Facebook e Instagram você pode formatá-los pelo link: https://pt-br.facebook.com/business/ads

Escolha uma promoção imperdível para investir em anúncios e teste para analisar os resultados.

Vídeo: Passo a passo de como vender muito pelo Instagram

O canal Nerds de Negócio fez um vídeo muito legal explicando passo a passo como vender muito pelo Instagram. Vale a pena assistir pra complementar a leitura.

📌 Vender pelas redes sociais é essencial hoje em dia. Conquiste maiores vendas com estas dicas e estruture seu negócio na internet!

Gostou das nossas dicas de como vender mais pelas redes sociais? Conta pra gente nos comentários!

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