Contato dos clientes: qual a importância de ter e como conseguir

15/08/2021
5 min de leitura
Equipe Dindim
15/08/2021
5 min de leitura

Cada tipo de negócio e prestação de serviço tem as suas características e formas diferentes de se relacionar com o cliente. Entenda como conseguir o contato dos clientes!

O relacionamento entre negócios e seus clientes está sempre acompanhando as mudanças de comunicação geradas pela tecnologia.

O acesso de celulares à internet, por exemplo, aumenta a importância de se ter o contato dos consumidores e oferece novas formas de te ajudar a tocar o dia a dia da sua empresa.

Por exemplo, se você é manicure e vai até a casa dos fregueses, o contato mínimo costuma ser feito pelo telefone ou WhatsApp. A partir dessa conversa, é importante salvar essas informações para não correr o risco de perdê-las.

Mas mesmo se você tem um ponto fixo, onde os clientes podem chegar a partir  de diferentes lugares, também é possível conseguir os contatos do consumidor.

Nós separamos quatro motivos para você ter o contato de clientes e listamos as principais dicas de como você pode conseguir estes contatos. Vamos lá?

Por que ter o contato dos clientes?

1. Manter o cliente atualizado

Um produto novo, uma mudança de endereço ou uma alteração no número do telefone. Essas são algumas informações que os seus clientes podem gostar de saber.

Com o contato deles em mãos, é possível enviar as atualizações e se certificar de que eles encontrem o que precisam a respeito da sua empresa sem serem pegos de surpresa.

2. Informar sobre promoções

Ter o contato dos seus clientes também é bom quando você faz uma promoção.

Um freguês cativo ou até aquele novo comprador pode gostar de receber as ofertas de uma determinada data ou de saber sobre uma promoção relâmpago. Quem não gosta de pagar menos, não é mesmo?

3. Tirar dúvidas ou resolver problemas

Manter a comunicação com o seu cliente é bom para ambos os lados.

Caso precise enviar alguma informação adicional sobre o produto vendido, explicar sobre cuidados específicos, ou até comunicar um problema com o pagamento, é bom saber como encontrá-lo.

Da mesma forma, quando o consumidor precisar tirar uma dúvida sobre sua compra ou sobre o serviço prestado, ele conseguirá resolver mais facilmente.

4. Atender de forma personalizada

Guardar o contato dos clientes do seu negócio permite que você ofereça um atendimento personalizado.

Se o seu negócio for de pequeno ou médio porte, a tarefa de escrever mensagens diferentes para os consumidores é possível.

Lembrar do aniversário das pessoas que deixaram o contato — esse é um bom momento para oferecer um desconto individual — e avisar quando chegará um produto procurado são duas situações nas quais ter o contato pode fortalecer a sua relação com os clientes.

📌 Dica esperta: não use aplicativos de mensagem como o WhatsApp de forma muito frequente, invasiva ou desnecessária. Além disso, tome cuidado com o horário em que as mensagens chegarão aos celulares ou e-mails dos clientes — e respeite caso um deles peça para que você não entre mais em contato!

Como conseguir o contato dos clientes

Já explicamos porque ter o contato dos clientes é bom para o seu negócio — e também para os próprios consumidores, que podem se manter informados sobre a sua empresa e ainda receber novidades e promoções.

Agora, confira nossas dicas de como conseguir o contato dos seus clientes.

Empreendedora entendeu a importância de ter o contato dos clientes

1. Cadastro geral

É comum que os negócios tenham cadastros, seja por meio de formulários preenchidos presencialmente ou a partir de opções online disponíveis no site ou em perfis de redes sociais.

É ali que os clientes vão preencher seus dados pessoais e de contato para receber informações e descontos oferecidos pela empresa.

Essa prática é bem comum e muitos consumidores já estão acostumados com esse tipo de relação. Aproveite para manter os contatos organizados e atualizados.

2. Solicitação de compra ou serviço

Se você tem um site ou qualquer presença online (como as redes sociais), certamente deixa lá o seu próprio contato, certo? Com o telefone ou o e-mail do seu negócio em mãos, os próprios clientes podem entrar em contato para comprar um produto ou solicitar um serviço.

Nesse momento, é importante que você guarde essas informações e mantenha uma agenda de contatos dos seus clientes.

3. Venda efetuada

Seja pessoalmente, por telefone com entrega ou por envio pelos correios, quando um cliente compra um produto do seu negócio ou solicita um serviço, você pode — e deve — pegar os contatos dele.

Tenha sempre pelo menos o telefone e o e-mail do consumidor, mas, no caso de uma venda, também é legal ter um endereço.

Vídeo: Técnica para encantar o cliente no primeiro contato

O Guilherme Machado, do canal Instituto Quebre as Regras, fez um vídeo explicando uma técnica de como encantar o cliente no primeiro contato. Vale a pena assistir pra complementar a leitura!

Agora que você aprendeu como conseguir o contato dos clientes, confira nossas dicas de como abordar um cliente da melhor maneira.

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