6 estratégias para o seu cliente voltar

18/04/2019
4 min de leitura
Equipe Dindim
18/04/2019
4 min de leitura
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“O cliente é a alma do negócio.” Você já deve ter ouvido essa frase. Isso porque são os consumidores que, junto com uma boa gestão financeira e planejamento, fazem uma empresa crescer. Ou seja, quanto mais vendas, mais lucro e estabilidade para a sua marca no mercado.

Pensando assim, ter um número alto de clientes não é suficiente. Você precisa pensar em como fazer para que eles voltem ao seu negócio e continuem comprando.

A expressão “fidelizar” é usada justamente porque, no momento em que o consumidor precisar de um determinado produto, ele sabe exatamente o lugar em que vai encontrar.

6 dicas de como fidelizar clientes

1. Conheça seu público

Saber quem são os seus clientes é o passo inicial para conseguir atraí-los. E o seu produto é o primeiro determinante de público. Por exemplo, se você tem uma barbearia, vai trabalhar diretamente com o público masculino — esse já é um recorte de consumidores. Outras condições que podem definir o perfil dos clientes são a localização e o horário de funcionamento do seu negócio.

2. Ofereça atendimento de qualidade

Nenhum cliente quer voltar a comprar de uma empresa ou usar um serviço depois de não ter sido bem atendido. Isso não quer dizer apenas “maltratado”, mas também quando se sentem desconsiderados.

Ou seja, um bom atendimento também se faz com atenção — de um jeito que não seja muito intrometido na compra do consumidor, mas com serviços exclusivos e disponibilidade em ajudar e resolver possíveis problemas.

3. Entregue recompensas

Uma das formas de fazer o cliente voltar ao seu negócio é oferecendo recompensas. Elas não precisam necessariamente ser um brinde logo de cara, só por uma compra. Dá para fazer, por exemplo, um cartão fidelidade. Com ele, quando o consumidor atinge um determinado número de compras, ganha uma recompensa.

O sistema de pontuação também funciona bem: digamos que, a cada compra, o cliente acumule 1 ponto e possa ganhar “mimos” de acordo com o total de pontos que tem. Essas são estratégias que sempre atraem os clientes que já conhecem o seu trabalho.

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4. Garanta o combo “produto + serviço”

Dependendo da área em que você atua, uma forma de não só atrair clientes, mas também conquistá-los, é vender um produto e oferecer um serviço relacionado.

Em uma loja de materiais de construção, por exemplo, dá para vender um chuveiro e fazer sua instalação elétrica — se você ou um de seus funcionários, caso tenha, for habilitado para fazer o trabalho. Assim, o cliente vai saber que pode contar com a sua empresa não apenas para uma só necessidade, mas para o serviço completo.

5. Tenha atenção aos detalhes

Em qualquer empresa ou prestação de serviço, o cliente vai perceber o cuidado nos pequenos detalhes. Se você vende bolos, por exemplo, cuide bem da embalagem, do acabamento e da forma de entrega: tudo conta para que ele tenha uma boa experiência de compra!

Capriche nos embrulhos e caixas, faça um cartãozinho apresentando os cuidados com o produto que o consumidor acabou de comprar, etc. Ou seja, entregue o seu produto com todo carinho e dedicação, da forma que você também gostaria de receber.

6. Converse com os clientes

Por último — mas muuuito importante — converse com alguns clientes para saber como foi a experiência deles comprando no seu negócio ou obtendo um de seus produtos ou serviços. Pergunte onde você pode melhorar, o que ele mais gostou, e também se indicaria sua empresa para os amigos e familiares.

Essa é a melhor forma de saber se você está no caminho certo e o que pode fazer para ser ainda melhor. Faça das críticas um impulso para a mudança e, dos elogios, a motivação para continuar!

Tem alguma dúvida sobre fidelização de clientes? Deixe uma mensagem para nós no campo dos comentários!

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