Franquia e licenciamento: o que são e quais suas diferenças

05/10/2022
4 min de leitura
Equipe Dindim
05/10/2022
4 min de leitura

Entenda como funciona cada um dos contratos e qual a melhor opção para seu negócio

Quem tem um negócio e deseja expandi-lo precisa ter uma boa noção do mercado, além de boas estratégias de crescimento. Duas opções para essa finalidade são o franchising (franquias) e o licenciamento.

Para escolher, é preciso entender as diferenças entre os dois modelos e avaliar qual se adequa mais com os objetivos e a realidade atual do negócio. Entenda a seguir cada um dos modelos e saiba como escolher.

O que é franquia?

A franquia é um modelo de negócios em que o dono de uma marca permite que outras pessoas tenham um negócio igual ao seu em outros locais. Ou seja, utilize o nome da marca e seja proprietário do negócio.

Porém, para utilizar essa marca, é preciso seguir padrões de ambiente, de trabalho, de atendimento e muitos outros detalhes. Isso porque essas medidas conseguem garantir a credibilidade da marca, entregando sempre a mesma qualidade em qualquer local que o cliente for.

Esse é um ponto muito importante, pois quando se cria franquias de uma marca, o cliente espera a mesma qualidade e o mesmo produto em todos os locais. Isso é o que garante o sucesso de todas as franquias, pois o consumidor confia na qualidade da marca como um todo.

Um exemplo de franquias bem construídas são as lojas do McDonald’s, que existem no mundo todo e mantêm um padrão de atendimento em todas. Os lanches oferecidos mudam entre os países, mas a qualidade continua a mesma.

O que é licenciamento?

No caso do licenciamento, o sistema funciona de maneira diferente. Nesse caso, o proprietário de uma marca, um serviço ou um produto permite que outra empresa ou pessoa os utilize mediante o pagamento de uma licença.

É um sistema muito utilizado para produtos digitais. Por exemplo, um designer precisa ter uma licença de editores de foto e ilustração para trabalhar. Assim, a licenciadora oferece que o profissional pague pela licença do produto e, assim, tenha acesso a todas as suas funcionalidades.

Isso também acontece em casos de direitos autorais. Artistas e empresas de entretenimento licenciam suas criações para que outras empresas a utilizem, mediante o pagamento.

Esse é o caso de produtos com desenhos da Disney, por exemplo. As ilustrações e personagens são propriedade da empresa e, para que outras as utilizem, precisam pagar pelo licenciamento.

Isso pode ser aplicado para diferentes negócios. Por exemplo, se sua empresa criou um método de sucesso para algum processo, você pode registrá-lo e licenciá-lo para outras.

O caso do licenciamento também conta com regras de utilização e muitos outros detalhes, que ficam no contrato do licenciamento. Cada tipo de negócio apresenta suas próprias regras.

Qual a melhor opção para a expansão do seu negócio?

Escolher entre franquia e licenciamento depende de diferentes fatores, como maturidade do negócio e tipo de produto e serviço oferecido. Além disso, cada tipo possui sua própria legislação, e isso também precisa ser avaliado para que a empresa tenha suas necessidades atendidas.

A franquia é indicada quando a empresa consegue oferecer know-how (como fazer, treinamento, regras e padrões) e assistência técnica, de suporte e logístico para seus franqueados.

Ou seja, precisa ajudar esse franqueado (que terá pago o valor da franquia) a oferecer a mesma qualidade de produto e de atendimento. Essa também é uma maneira da empresa matriz acompanhar o andamento de suas franquias e da imagem da marca como um todo. Assim, exige-se um nível de maturidade maior.

Já o licenciamento é indicado quando a empresa criadora de algo permite que outras utilizem essa criação para se desenvolverem também. É mais utilizado para produtos e serviços de valores intangíveis, ou seja, não físicos.

Exige-se menos controle sobre quem compra a licença, mas é preciso investir sempre em melhorias, para que as pessoas continuem pagando pelo uso. É uma boa ideia, inclusive, para empresas que desejam abrir franquias no futuro.

➡️ Esse artigo foi produzido pela Flytour.

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