Ideias de sorteio para clientes: estratégias pra atrair mais clientes!

16/03/2022
10 min de leitura
Equipe Dindim
16/03/2022
10 min de leitura

Saiba mais sobre este formato de promoção e atração de clientes e confira alguns exemplos e ideias de sorteio para o seu negócio!

Para atrair mais clientes e conquistar melhores resultados em vendas, os empreendedores contam com diferentes estratégias.

Descontos, promoções e programas de fidelidade são algumas das mais conhecidas.

Porém, um formato que tem ganhado espaço, cada vez mais, principalmente pela consolidação das ferramentas tecnológicas e das vendas pela internet, são os sorteios. 

Você já utiliza esta estratégia em seu negócio?

Confira a seguir como começar e algumas ideias de sorteio para clientes da sua empresa!

Como fazer um sorteio para clientes

O principal objetivo de realizar um sorteio é alcançar mais visibilidade para o seu negócio e assim conseguir mais vendas.

E esta visibilidade pode ser adquirida para a sua loja física ou virtual, mas é conquistada com maior alcance pelas ferramentas do marketing digital, como as redes sociais. 

Para isso, conheça um passo a passo para conseguir colocar em prática esta estratégia:

Definição do objetivo e do público do sorteio

O primeiro ponto que deve ser definido para fazer um sorteio é o objetivo da ação.

Assim, você consegue enxergar o caminho para conquistar o resultado que busca, além de conseguir mensurar os resultados da ação.

Um sorteio no Instagram, por exemplo, pode ter como objetivo:

  • Mais seguidores no perfil da sua loja: Com mais seguidores em seu perfil a marca começa a ganhar visibilidade e espaço no mercado de atuação. Além disso, o sorteio ajuda no engajamento dos clientes, gerando maior interação deles com a marca. 
  • Divulgação do seu negócio, produtos e serviços: Para as empresas que estão começando, os sorteios ajudam a tornar conhecido o negócio, funcionando como uma apresentação e lançamento da marca. Para empresas que já são atuantes no mercado, os sorteios ajudam a promover novidades de produtos e serviços. 
  • Levar os clientes para sua loja virtual: Os sorteios ajudam a levar mais acessos ao site ou loja virtual da sua empresa, e isso, acaba por resultar em maiores chances de vendas.

Estes são alguns dos objetivos que você pode definir para analisar os resultados, com o antes X depois do sorteio. 

Além disso, é necessário definir quem serão os participantes do sorteio: pessoas que já são clientes do seu negócio ou potenciais clientes.

Para cada um deles existe um objetivo específico e um prêmio a ser conquistado. Veja mais sobre:

Escolha do prêmio

Definido o objetivo e quem irá participar do sorteio, que pode até mesmo ser mais de um para ambas as situações, é a hora de escolher o prêmio do sorteio.

A sugestão é escolher algum produto da sua própria empresa, ou que tenha relação direta com ela. 

Além disso, diferente dos brindes, os prêmios de sorteio precisam ser de um valor igual ou maior que seus produtos, para ser gerada uma percepção de ganho e de valor e assim, haver o interesse em participar.

Para clientes atuais, por exemplo, você pode premiar com algum produto que seja o carro-chefe do seu negócio ou que estão sendo pouco comercializadas, mas que tenham potencial de interesse.

Além disso, sorteios com prêmios como viagens e vouchers em compras são chamativos para quem já compra e são estímulos para compras em maior valor ou quantidade. 

Já para potenciais clientes, invista no item de maior saída do seu negócio para conseguir capturar a atenção deles e divulgar seu principal produto ou serviço.

Pacotes com vários produtos, kits e vouchers de compras fazem sucesso. 

Estipular o regulamento

Outro ponto fundamental para o sorteio é o regulamento. 

Liste os itens que deverão ser cumpridos para participar do sorteio e concorrer ao prêmio.

A sugestão é fazer um regulamento simples e objetivo, para que seja entendido de imediato pelos atuais e potenciais clientes. 

Caso utilize o Instagram para divulgar seu sorteio, você pode, por exemplo, colocar como regras:

  • Postar um stories em seus próprios perfis marcando seu negócio
  • Compartilhar a imagem do sorteio
  • Marcar conhecidos na imagem oficial do sorteio em seu perfil
  • Seguir o perfil da sua empresa

Já para sorteios de lojas físicas, você pode:

  • Estipular determinado valor em compras para conseguir bilhetes do sorteio

São alguns exemplos de regras  conhecidas e que conseguem bons resultados de participação. 

Além disso, estipule um prazo para a participação e a data e horário do sorteio. 

Defina a ferramenta do sorteio

Objetivo, público, prêmio e regras definidas é o momento de definir a ferramenta do sorteio. 

No caso de sorteios no Instagram existem algumas plataformas gratuitas que ajudam a realizá-lo, como por exemplo: https://sorteio.com/https://sorteador.com.br/

Já no caso de sorteios presenciais, invista na confecção de caixas ou compartimentos lacrados onde podem ser colocados os bilhetes para que assim você consiga escolhê-los.

Faça a divulgação

Garantindo os pontos essenciais do sorteio, chegou a hora de divulgá-lo.

Crie uma identidade visual especial para o sorteio com um texto claro, chamativo e objetivo. 

Divulgue nas redes sociais e site da empresa, pelo whatsapp de seus clientes e até mesmo por e-mail.

O ideal é lembrá-los constantemente do sorteio, mas sem ser invasivo ou repetitivo. 

Realize o sorteio do prêmio

Feito toda a preparação que antecede o sorteio chegou a hora de realizar o sorteio.

Se você for utilizar uma das plataformas que exemplificamos acima, mostre para o cliente o momento que for sortear, para evitar desconfianças e garantir a exatidão do ganhador (es).

No caso dos sorteios presenciais, com o uso de caixas lacradas, o ideal é realizar um evento onde mais pessoas possam averiguar o sorteio, confirmando o resultado.

Uma sugestão, para ambos os casos, é realizar lives em suas redes sociais para que os clientes possam estar presentes no momento do sorteio. 

Confira se o regulamento foi cumprido e então anuncie o vencedor. 

Divulgue o resultado

Realizado o sorteio, divulgue o resultado.

Utilize as mesmas ferramentas que usou na divulgação do sorteio, para apresentar o resultado a todos.

Isto é uma forma de que todos possam estar cientes e garantir que não existam dúvidas.

Faça um balanço do sorteio

Terminada a ação é o momento de você, empreendedor, fazer um balanço dos resultados. 

Veja se o objetivo que você teve ao criar o sorteio foi alcançado.

E se a repercussão refletiu em resultados para o seu negócio.

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Realizar um sorteio não é difícil, porém é preciso se atentar nesses passos e garantir que todos eles sejam cumpridos. 

Veja abaixo algumas ideias de sorteio para clientes: 

Ideias de sorteio para clientes

1 – Loja de roupas

Sorteios são ótimas formas de atrair clientes para loja de roupas.

Você pode investir em sorteios de peças da loja e até mesmo de looks completos.

Também faça sorteios em datas comemorativas que garantam maior movimentação e vendas nestes períodos chaves para todo lojista.

2 – Pastelaria

No caso das pastelarias o sorteio é baseado principalmente em prêmios do próprio estabelecimento ou relacionados.

Sorteio de um número determinado de pastéis ou na compra de 10 pastéis e concorra a um frigobar retrô são exemplos de sorteios para estes estabelecimentos. 

3 – Salão de beleza

Para atrair clientes para salão de beleza, também siga a lógica de premiar com seus próprios serviços e também em datas comemorativas. 

Invista na criação de prêmios especiais, como “Dia de Princesa” e “Mês Especial do Cabelo” para inspirar seus clientes. 

Confira agora algumas ideias de texto para a divulgação do sorteio, usando os exemplos dos negócios listados acima.

Ideias de texto de divulgação de sorteio

1 – Loja de Roupas

Sorteio Dia das Mães: “Mãe e filha”

Na compra de R$100,00 em peças da nossa loja, você e sua mãe, concorrem a um look completo (blusa e calça) para curtirem o Dia das Mães.

Válido para compras de 1 a 30 de abril. 

Você também pode mudar o prêmio para um almoço especial com as mães, uma viagem, etc. 

2 – Pastelaria 

“Pastelaria X está sorteando 50 pastéis grátis em nossa loja!”

Para concorrer é necessário seguir nosso perfil no instagram, compartilhar a foto oficial do sorteio em seus stories, e marcar o @ de 3 amigos no post oficial.

Válido de 16 a 31/03. 

3 – Salão de beleza

Sorteio Especial Mês de Aniversário “Salão Você + Bela”:

Marcando mão e unha este mês (dos dias 01 à 31/03) , concorra a um Dia de Princesa em nosso salão, com: massagem, cabelo (corte ou escova), manicure e maquiagem.

Viu só como é possível realizar sorteios para diferentes tipos de negócio?

Agora que você já aprendeu algumas ideias de sorteio para clientes, aproveite para complementar sua leitura com as dicas que o Alex Bassani deixou em seu canal!

Vale a pena fazer sorteio para clientes?

Como você pôde ver, existem muitas ideias de como fazer um sorteio. 

Porém, para valer a pena, o empreendedor deve levar em conta algumas questões, como: o momento da empresa e o caixa disponível.

Momento da empresa

O momento que o seu negócio se encontra é fundamental para a realização do sorteio.

Empresas que estejam começando ou precisam se consolidar melhor no mercado, conseguem resultados mais pontuais com os sorteios. 

Já as empresas mais consolidadas e com ganhos sólidos conseguem oferecer prêmios mais valiosos, porém a constância da realização é bem menor. 

Caixa disponível

A segunda questão é o caixa disponível para realizar a ação, que gera custos e despesas.

Avalie o planejamento financeiro do seu negócio antes de investir em sorteios. 

Para valer a pena, como qualquer outra estratégia de negócio, é necessário avaliar os custos e os objetivos que quer atingir.

Com isso, com certeza, os sorteios para clientes irão dar o retorno esperado, valendo a pena. 

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