Mulheres pretas inspiradoras: inspire com essas histórias!

22/02/2022
8 min de leitura
Equipe Dindim
22/02/2022
8 min de leitura

Conheça alguns exemplos de mulheres pretas inspiradoras que fazem e fizeram história nas arte, na política, nos esportes e no empreendedorismo. 

A luta por espaço nos mais variados contextos ainda faz parte da vida das mulheres. 

Desde sempre elas tiveram que provar seu valor para o mundo, passando por obstáculos exclusivos do sexo feminino. 

As meninas de hoje são favorecidas por mulheres que vieram antes e que lutaram com coragem e determinação para abrir caminhos para as novas gerações. 

Por isso, vamos falar sobre elas, que muito fizeram e ainda fazem pela igualdade feminina e também inspirar todas as mulheres a buscarem seus sonhos e melhores condições de vida, nós do Dindim iremos contar a história de 14 mulheres!

Confira!

Mulheres pretas inspiradoras nos esportes

Daiane dos Santos

Referência no esporte nacional e um dos nomes mais conhecidos da ginástica artística, Daiane dos Santos, nascida em 10/02/1983, fez história ao tornar-se a primeira ginasta brasileira – contando homens e mulheres – a conquistar uma medalha em um campeonato mundial.

Além disso, fez parte da primeira equipe brasileira completa da modalidade para competir em uma Olimpíada. 

A atleta possui dois movimentos da ginástica registrados em seu nome, por ter sido a primeira a conseguir realizá-los: duplo twist carpado (Dos Santos I) e o duplo twist esticado (Dos Santos II). 

Rebeca Andrade

O caminho aberto por ginastas como Daiane dos Santos fez com que uma menina de Guarulhos, nascida em 08/05/1999, conquistasse o primeiro ouro olímpico feminino na ginástica artística. 

Rebeca foi destaque nas Olimpíadas realizadas no ano de 2021, em Tóquio, tendo se tornado também a primeira atleta, representante do Brasil, a ganhar suas medalhas em uma mesma Olimpíadas. 

Sendo também a primeira latino-americana a ser campeã olímpica e medalhista na modalidade da ginástica artística feminina. 

Rafaela Silva

Outra campeã olímpica, porém em outra modalidade, é a judoca Rafael Silva.

Nascida em 24 de abril de 1992, Rafaela é a primeira atleta do judô, feminino e masculino, a ser campeã olímpica e mundial. 

Cresceu em uma comunidade carente do Rio de Janeiro e pode mostrar ao mundo seu talento de dedicação ao esporte. 

Marta Silva

Não tem como falarmos de esporte e de mulheres negras de destaque e não falar em Marta Silva.

Nascida em uma pequena cidade de Alagoas, chamada Dois Riachos, em 19 de fevereiro de 1985, Marta é referência mundial no esporte feminino, principalmente no futebol.

Esporte que joga desde os 6 anos e como profissional desde os 13 anos. Durante sua carreira foi premiada seis vezes como Melhor Jogadora do Mundo pela FIFA. 

Há 12 anos é embaixadora da Organização das Nações Unidas (ONU) trabalhando pela igualdade de gênero, levando assim o empoderamento às mulheres. 

Mulheres pretas inspiradoras nas artes 

Elza Soares

Falar de talentos femininos é falar de expoentes que deixaram seu legado na música popular brasileira, como Elza Soares.

Nascida em 23 de junho de 1930 teve uma origem humilde e uma vida marcada por sofrimento, mas também muita luta e determinação. 

Começou a carreira artística em 1953 ao participar do programa de calouros de Ary Barroso, onde ficou em 1º lugar. 

Em 1999 foi eleita pela Rádio BBC de Londres como cantora brasileira do milênio. A cantora também aparece na 16ª posição da lista das 100 maiores vozes da música brasileira, publicada pela Revista Rolling Stone Brasil em 2012. 

Faleceu em janeiro de 2022 deixando seu legado a milhares de fãs e é inspiração para mulheres e artistas; 

Halle Berry

Primeira e única atriz negra, até hoje, a ganhar o Oscar de melhor atriz.

A premiação veio pelo filme  “A Última Ceia” em 2002.

A atriz é formada em jornalismo e começou a carreira como modelo. 

Em 1998 estreou como atriz no filme “Introducing Dorothy Dandridge”, onde interpretou a atriz e cantora que dá nome ao filme, conhecida artista e primeira mulher afro-americana indicada a melhor atriz no Oscar. 

Glória Maria

Qualquer menina e mulher que sonham com a carreira na comunicação, especialmente no jornalismo, pode se inspirar em Glória Maria.

Com mais de 50 anos de carreira, Glória já entrevistou artistas, políticos e personalidades conhecidas mundialmente como: Michael Jackson e Madonna. 

Além disso, já viajou para mais de 160 países em suas reportagens, levando notícias, cultura e entretenimento. 

Carolina Maria de Jesus

Com um nome não muito conhecido, mas essencial para a história das mulheres negras do Brasil, Carolina Maria de Jesus foi uma das primeiras autoras negras do país. 

Foi mãe solo, catadora de papéis e moradora de uma favela paulista, Carolina escreveu mais de 20 diários sobre suas experiências de vida. 

Foi anônima durante a maior parte de sua vida, até que em 1960 publicou o livro “Quarto de Despejo: Diário de uma favelada”, onde, a partir da sua própria experiência, pode representar o contexto nestas comunidades carentes.

Carolina também foi poeta e em seus poemas relatava as desigualdades sociais das mulheres periféricas. Além disso, mostrava as insjutiças sofridas pelo povo negro e pobre. 

Mulheres pretas inspiradoras na política e história

Michelle Obama

Foi a primeira dama dos Estados Unidos durante (2009 a 2017) sendo a primeira mulher negra a ocupar este posto. 

Advogada e escritora, foi protagonista do avanço de pautas e ações relacionadas aos direitos das mulheres, a promoção de educação para jovens, além de colocar a pauta racial em destaque no mandato do marido. 

Angela Davis

Importante ativista pelos direitos da população negra e das mulheres dos Estados Unidos. 

Angela Davis é filósofa, escritora e professora. 

Vivenciou desde a infância a segregação racial, e na adolescência começou a se envolver na luta contra o racismo. E a partir de então, atuou em manifestações, projetos e iniciativas para a causa.

É referência para a população negra do país americano. 

Dandara dos Palmares

Outra mulher negra inspiradora doi Dandara dos Palmares, esposa de Zumbi dos Palmares (importante líder contra a escravidão no Brasil).

Junto a ele, Dandara liderou a busca pela liberdade do seu povo. Existem poucos materiais sobre esta figura fundamental para a história, porém seu legado é vivenciado diariamente por todos. 

Ser sua própria chefe é um desafio enorme, né? Por isso, preparamos uma newsletter exclusiva pra você. Assine agora mesmo!

Mulheres pretas inspiradoras no empreendedorismo

Oprah Winfrey

Um dos nomes mais conhecidos no showbusiness americano é Oprah Winfrey. 

A comunicadora, nascida em 29 de janeiro de 1954, é também atriz, dubladora, produtora, autora, jornalista e empresária. 

É a primeira mulher negra a se tornar bilionária. 

Vitórias profissionais e pessoais de uma mulher negra que teve uma infância difícil, marcada pela pobreza e abusos, e que através da sua luta e exemplo de vida criou projetos para educação de meninas carentes, além de constantemente fazer doações financeiras à causas sociais. 

Nina Silva

Nina Silva é carioca, tem 39 anos, e é a idealizadora do Movimento Black Money, plataforma que conecta empreendedores e consumidores através de um marketplace, espaço de vendas online que agrupa diversos lojistas.

Ela é escritora, mentora e gestora com mais de 17 anos de experiência em Tecnologia da Informação (TI). Foi eleita uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil em 2020, pela Forbes e ganhou o Prêmio de Mulher Mais Disruptiva do Mundo em 2021, pela Women in Tech. 

Lisiane Lemos

Cofundadora da Rede de Profissionais Negros, ONG que promove a conexão de profissionais negros com empresas. 

Foi eleita pela Forbes Brasil em 2017 um dos 100 brasileiros mais promissores com menos de 30 anos. 

Nascida em Pelotas é advogada por formação, trabalha como Gerente de Programas de Recrutamento de Diversidade, Equidade e Inclusão (América Latina) do Google. 

Vale assistir o vídeo do canal “Papo de Preta” e conhecer mais mulheres pretas inspiradoras!

Gostou deste conteúdo sobre mulheres pretas inspiradoras? Conhece outras que quer destacar? Conta pra gente nos comentários!

O Dindim por dindim é o portal da SumUp feito para ajudar você a melhorar sua vida financeira. Aqui você vai aprender sobre finanças pessoais e empreendedorismo com quem mais entende do assunto. Ainda não conhece a SumUp? Venha saber mais sobre as nossas maquininhas e soluções financeiras.

Ícone de categoria
Ícone de categoria

Gostou? Comenta aqui