Nomes criativos para loja de variedades: ideias para te inspirar

01/04/2022
9 min de leitura
Equipe Dindim
01/04/2022
9 min de leitura

Veja o passo a passo, inspirações e ideias de nomes para seu comércio e crie uma identidade de marca que funciona. 

Criar um nome para loja de variedades é uma missão importante da trajetória do seu negócio, porque é a oportunidade de desenvolver uma identidade de marca e se comunicar com o cliente. 

Parece complicado? Não se preocupe, é mais simples do que parece e temos algumas dicas que vão te ajudar e te inspirar. Confira!


Como criar um nome para loja de variedades: passo a passo

Criar um nome para loja de variedades é uma tarefa mais tranquila do que você imagina. Basta colocar algumas estratégias em prática e estamos aqui para te explicar quais são. Veja!

Passo 01:  Verifique se não existe uma loja com o mesmo nome

Lojas de variedades podem ter nomes parecidos, por isso o primeiro passo para criar o seu é verificar se já não existe uma loja de nome igual nas redes sociais ou no seu bairro.

Conferir se não há nomes iguais ou muito parecidos é interessante tanto para contribuir com a originalidade da sua marca, quanto para evitar que clientes confundam a localização física ou o endereço da página online.

Passo 02: Confira se não há uma marca registrada com o nome que você escolheu

Outro passo importante para criar um nome para loja de variedades é procurar se não há uma marca registrada oficialmente com a nomenclatura que você deseja usar.

Ocorre que algumas lojas registram seu nome em uma instituição oficial, o INPI. 

Nesses casos, não é recomendado usar o mesmo nome de quem já registrou. Mais abaixo neste artigo, explicamos mais sobre a marca registrada. Continue acompanhado!

Passo 03: Fale um pouco sobre o que você vende

Agora vem o momento principal da criação do nome de sua loja. Pense no público que você quer atingir e tente se comunicar com ele, informando sobre o que você está vendendo.

Não é difícil, explicamos.

Se apesar de ter um pouco de tudo a sua loja de variedades é focada em utensílios domésticos, palavras que remetem aos itens do lar podem fazer parte do nome.

Se a sua loja é mais focada em produtos para carro, elementos do mundo automobilístico podem ilustrar.

A loja é de variedades sem um foco específico? Eis aqui seu foco: de tudo um pouco! E essa informação também pode ser colocada de alguma forma no nome.

Como criar um nome para loja de variedades: inspirações

Além de seguir passos técnicos, criar o nome para uma loja de variedades exige criatividade – afinal, você pode aproveitar o nome para desenvolver uma marca que chame atenção e atraia a clientela. Veja algumas fontes de inspiração.

Sua história

Já pensou que a história da sua vida pode ser inspiração para o nome da sua loja de variedades? Muitas marcas famosas contam um pouco das origens de seus criadores por meio do nome.

Um exemplo bem interessante é a famosa loja de variedades que fala da nacionalidade de seus fundadores, que eram americanos.  

Filmes e séries

Outra forma divertida de batizar a sua loja de variedades é fazendo referência a momentos, situações e até mesmo ao próprio nome de clássicos que marcaram as telonas e telinhas por todo o mundo.

Quer um exemplo? Uma loja de variedades chamada País das Maravilhas, inspirada no clássico infantil que mostra uma sorte de cenários, objetos e personagens.

Seu nome

E que tal usar seu próprio nome, o nome da sua família ou de alguém que você ama para o nome da sua loja? 

Esse é um jeito interessante de criar a identidade da sua marca e ainda homenagear a si mesmo ou às pessoas que mais importam para você.

Seu diferencial

Sua loja tem algum diferencial que é interessante de comunicar para os clientes? Pois o nome pode ser o lugar ideal para falar das suas vantagens.

Por exemplo: se o seu produto tem um preço acessível, quem sabe seja uma boa ideia informar, já no nome, que as coisas são mais baratas ou promocionais – Tudo Baratinho, é um nome legal, não?

Seus produtos são artesanais? O nome pode incluir essa informação. São sustentáveis? Mais uma oportunidade de usar seu diferencial para batizar loja. 

O canal “Forasteiro” tem dicas bem legais pra você escolher um nome criativo para sua loja de variedades. Vale assistir e complementar sua leitura.

O que prestar atenção antes de escolher um nome para loja de variedades

Para escolher um nome para loja de variedades você precisa prestar atenção em algumas coisas importantes.  Separamos as três mais fundamentais, veja abaixo.

Grafia: escolha nomes claros e fáceis

Isso  porque quanto mais difícil for de escrever o nome do seu comércio de variedades, mais aumentam as chances de que as pessoas não consigam te encontrar na internet ou no GPS. 

Procure combinações que sejam mais simples de digitar e memorizar.

Público: fale com seus clientes

Considere nomes que falem com sua clientela e que contem um pouco do que o público vai encontrar na sua loja.

Marca: veja se não é o nome de outra loja no INPI

Não é difícil encontrar nomes iguais em lojas diferentes. Inclusive, é muito comum.

Geralmente isso acontece quando nenhum dos donos das lojas de mesmo nome registram a marca oficialmente.

Nesse caso, não tem problema utilizar nomes iguais. E se as lojas são de ramos diferentes e estão em localidades distantes, é uma situação que sequer afeta as vendas.

Mas se você quer algo mais exclusivo e não quer ter que desmanchar sua marca no futuro, é importante ter alguns cuidados quanto à marca registrada.

Não é difícil, explicamos.

O que é marca registrada e o que fazer

Veja: existe um órgão do governo que serve para registrar o nome do comércio, tornando esse nome uma propriedade de uso exclusivo do empreendedor que o registrou.

Esse órgão se chama INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e no próprio site da instituição você pode fazer uma consulta gratuita de uso de marca. Isso permite saber se o nome que você quer utilizar já está registrado como sendo pertencente a alguém.

  • Se o nome não estiver registrado como sendo uma marca de outra pessoa, você pode utilizá-lo sem medo. Inclusive, se você quiser que ele seja apenas seu, pode solicitar ali mesmo no site do INPI o registro de marca.
  • Se o nome não estiver registrado como sendo uma marca de outra pessoa e você não faz questão de ter um nome exclusivo, resolvido. Basta seguir com a criação da sua empresa. Mas fica o alerta: se no futuro alguém registrar o nome que você está utilizando, ele passa a ser dessa pessoa.
  • Se o nome que você desejaria utilizar está registrado no INPI como marca de outra pessoa, é recomendável que você escolha outro nome – afinal, a marca já pertence a alguém. Se mesmo assim você optar por usar o nome já registrado, corre o risco de que o proprietário da marca descubra e peça para que você deixe de usar a marca. E nessa situação, você teria que mudar.

Ser seu próprio chefe é um desafio enorme, né? Por isso, preparamos uma newsletter exclusiva pra você. Assine agora mesmo!

Ideias de nomes de lojas de variedades

Separamos algumas ideias de nomes de lojas de variedades para te ajudar a encontrar e criar o seu. Confira!

  1. [insira seu nome] Variedades
  2. [insira seu nome] Artigos para Casa
  3. [insira seu nome] Utensílios
  4. País das Maravilhas – Variedades
  5. Fábrica de Maravilhas
  6. Paraíso dos Utensílios
  7. Coisas & Coisinhas
  8. 1001 coisas
  9. Tudo pra sua casa
  10. Tem de tudo
  11. Tudo de bom
  12. Vem que tem
  13. Lojas TDT
  14. Da Minha Casa Pra Sua
  15. Tudo de casa
  16. Quero Tudo
  17. Tem aqui!
  18. Tudo pra você
  19. Utilidades para todos
  20. 1001 utilidades
  21. Multilidades
  22. Sacolinha
  23. Compre Bem Variedades
  24. Barateza
  25. Tudo Barato
  26. Tudo Baratinho
  27. Só 10zão
  28. Só 15zão
  29. Bazar Aqui Perto
  30. Bazar Legal
  31. Bazar do Bairro
  32. Da Nossa Casa
  33. TemDiTudo

Como não perder vendas na sua loja de variedades

Temos dicas preciosas para você não perder vendas na sua loja de variedades. Acompanhe!

1. Tenha variedades, mesmo

Quando o cliente vai a uma loja de variedades, muitas vezes já tem em mente o que ele precisa comprar. No entanto, ao andar pelos corredores ou navegar pela página, pode lembrar de outros itens dos quais também precisa – e aproveita para levar.

Por isso, a dica é apostar em um mix de produtos atrativo.

2. Aproveite períodos do ano

É dia dos namorados, das mães, dos pais? Numa loja de variedades também há oportunidade de explorar as épocas do ano para criar promoções e kits de presente, aumentando as vendas sazonais.

3. Ofereça várias formas de pagamento

Maquininha de cartão de crédito e débito permite que seu cliente compre sem precisar ter o dinheiro vivo ali, na mão. Isso é venda!

A SumUp tá com você

A SumUp tem a máquina de cartão de crédito e débito ideal para ajudar você a vender mais!

4. Faça conteúdo nas redes sociais

Redes sociais são ótimas para propaganda, mas quando o assunto é loja de variedades, as plataformas funcionam muito bem para algo a mais: conteúdo que ajuda o consumidor. 

Você pode fazer vídeos ou textos ensinando a usar algum utensílio que vende, por exemplo. 

Nesse tipo de conteúdo didático, mostre as vantagens do produto e como ele pode ser legal para a vida do seu cliente. Esses posts chamam atenção para seu mix e sua marca, além de ser uma estratégia de fidelização para quem já costuma comprar com você. 

Gostou das dicas de como dar nomes criativos para loja de variedades? Conta pra gente nos comentários!

O Dindim por dindim é o portal da SumUp feito para ajudar você a melhorar sua vida financeira. Aqui você vai aprender sobre finanças pessoais e empreendedorismo com quem mais entende do assunto. Ainda não conhece a SumUp? Venha saber mais sobre as nossas maquininhas e soluções financeiras.

Ícone de categoria
Ícone de categoria

Gostou? Comenta aqui