Nomes para barbearia: inspire-se com essas ideias

22/07/2022
7 min de leitura
Equipe Dindim
22/07/2022
7 min de leitura

Veja como escolher o melhor nome para seu comércio, no que prestar atenção e como não perder vendas.

Pensar em nomes para barbearia não é tão complicado quando você avalia alguns aspectos do seu negócio.

Público, sua história e localização, por exemplo, são oportunidades de se inspirar para achar o nome ideal do seu comércio.

E para te ajudar, traçamos o caminho das pedras (ou melhor, das tesouras!) sobre como escolher um nome bem criativo para barbearia e outras 22 sugestões. 

Confira!

Como criar um nome para barbearia

Para criar um nome para barbearia é muito importante pensar na sua estratégia de negócio. 

Felizmente, essas técnicas não são tão difíceis assim – e com um pouco de dedicação e criatividade, você conseguirá encontrar o nome ideal para sua barbearia. Acompanhe.

1. Pense no seu público

O ponto de partida para pensar no nome da sua barbearia é considerar o seu público. 

Por ser uma barbearia, a abrangência de pessoas já cai pela metade, praticamente: você sabe que seu consumidor está no universo masculino. 

Mas há outros aspectos interessantes que você pode avaliar. Veja.

Geração

Para atender gerações mais experientes, como o pessoal da geração baby boomer ou da geração x, uma inspiração bacana para o nome da barbearia está nas referências das décadas de 60 e 70.

Para as gerações mais jovens, você pode imaginar temas atuais e inspirar-se em ícones da cultura pop ou redes sociais.

Hábitos de consumo

Para pensar no nome da sua barbearia você também pode considerar os hábitos de consumo do público masculino que deseja atingir.

Se são pais de família, você pode escolher um nome que passe a informação de que é um ambiente amigável às crianças.

Se a ideia da sua barbearia é atender entusiastas de esportes, o nome pode remeter a ícones e referências do futebol, basquete ou corrida automobilística, por exemplo.

2. Considere sua localização

Para pensar no nome da sua barbearia, você também pode considerar a região em que o comércio fica. Nomes de bairro, rua, cidade ou estado costumam cair bem para negócios masculinos.

3. Lembre-se do seu diferencial

Sua barbearia tem algum diferencial interessante? Considere essa informação para batizar seu comércio.

Por exemplo: se na sua barbearia também são servidos cafés, ou se há videogames à disposição do público, vale acrescentar o atrativo no nome.

4. Sua história e seu nome também contam

E não dá para deixar de considerar seu próprio nome e sobrenome, o nome de alguém que você ama ou de algo que faça parte da sua história de vida. Um toque pessoal sempre fica interessante em nomes de barbearia.  

Ser seu próprio chefe é um desafio enorme, né? Por isso, preparamos uma newsletter exclusiva pra você. Assine agora mesmo!

O que prestar atenção antes de escolher um nome para barbearia

Ao escolher um nome para barbearia é importante prestar atenção na grafia e na existência de outro comércio com a mesma marca.  Entenda como isso funciona, abaixo.

1.      Grafia simples

Mesmo que seja marcante ou um pouco internacional, é importante que o nome permaneça simples de escrever. Para isso vale evitar palavras com muitas consoantes juntas, compridas demais ou com letras repetidas.

Quanto mais simples a grafia, mais fácil será do seu cliente memorizar sua marca e soletrar corretamente na hora de te procurar na internet.

2.      Marca registrada

Não é difícil encontrar nomes iguais em diferentes barbearias. Inclusive, é muito comum.

Geralmente isso acontece quando nenhum dos donos dos estabelecimentos de mesmo nome registram a marca oficialmente.

Nesse caso, não tem problema utilizar nomes iguais. E se as lojas são bem diferentes e estão em localidades distantes, é uma situação que talvez nem afete as vendas.

Mas se você quer algo mais exclusivo e não quer ter que desmanchar sua marca no futuro, é importante ter alguns cuidados quanto à marca registrada.

Não é difícil, explicamos.

O que é marca registrada e o que fazer

Veja: existe um órgão do governo que serve para registrar o nome do comércio, tornando esse nome uma propriedade de uso exclusivo do empreendedor que o registrou.

Esse órgão se chama INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e no próprio site da instituição você pode fazer uma consulta gratuita de uso de marca. Isso permite saber se o nome que você quer utilizar já está registrado como sendo pertencente a alguém.

  • Se o nome não estiver registrado como sendo uma marca de outra pessoa, você pode utilizá-lo sem medo. Inclusive, se você quiser que ele seja apenas seu, pode solicitar ali mesmo no site do INPI o registro de marca;
  • Se o nome não estiver registrado como sendo uma marca de outra pessoa e você não faz questão de ter um nome exclusivo, resolvido. Basta seguir com a criação da sua empresa. Mas fica o alerta: se no futuro alguém registrar o nome que você está utilizando, ele passa a ser dessa pessoa;
  • Se o nome que você desejaria utilizar está registrado no INPI como marca de outra pessoa, é recomendável que você escolha outro nome – afinal, a marca já pertence a alguém. Se mesmo assim você optar por usar o nome já registrado, corre o risco de que o proprietário da marca descubra e peça para que você deixe de usar a marca. E nessa situação, você teria que mudar.

O canal do Ciro Ribeiro Rocha fez um vídeo bem legal com dicas de como escolher o nome para seu negócio. Vale a pena assistir!

Ideias de nomes para barbearia

Separamos 22 ideias de nomes para barbearia que irão te inspirar. Confira!

  1. Sr Barba
  2. Mr Barber
  3. Sr Navalha
  4. Cabelo e Barba
  5. Sr Bigode
  6. Espaço Man
  7. Barber Chopp
  8. Mãos de tesoura
  9. Os Baarbados
  10. Barberman
  11. Barbearia dx [insira seu nome]
  12. Salon dx [insira seu nome]
  13. Capitão da Barba
  14. Barbearia Concceito
  15. Resenha’s Barber
  16. Navalha de Ouro
  17. [insira seu nome]’s Barbershop
  18. 70’s Barbershop
  19. Tempos da Brilhantina Barbearia
  20. Espaço Y – Barbearia Premium
  21. Barba e Café  – Barbearia
  22. [nome da sua rua] Barbearia

Como não perder vendas na sua barbearia

Para não perder vendas na sua barbearia basta adotar algumas práticas comerciais inteligentes. E olha que legal: elas são muito simples. Confira!

1.      Invista em bom atendimento e bons produtos

Nada como ir até uma barbearia e sair de lá satisfeito com o serviço e com os itens utilizados pelo profissional em seu cabelo e pele.

Com um bom atendimento, serviço de qualidade e bons produtos, com certeza o consumidor fica satisfeito e provavelmente volta.  

Investir em tudo que melhora a experiência do cliente é algo que garante boas e recorrentes vendas. 

Além disso, barbearia é o típico negócio que recebe indicações – e cliente feliz é cliente que indica.

2.      Ofereça várias formas de pagamento

Se você tem maquininha de cartão de crédito e débito para seu cliente pagar, certamente garante mais vendas do que aqueles lugares que só aceitam dinheiro em espécie.

3.      Divulgue nas redes sociais

Por fim, você garante boas vendas na sua barbearia se divulgar seu estabelecimento nas redes sociais.

Conteúdos sobre cuidados com o cabelo e com a barba, vídeos dos cortes sendo realizados e imagens divulgando promoção são posts atraentes e que chamam atenção do seu consumidor.

Gostou de aprender como criar um nome para barbearia? Conta pra gente nos comentários!

O Dindim por dindim é o portal da SumUp feito para ajudar você a melhorar sua vida financeira. Aqui você vai aprender sobre finanças pessoais e empreendedorismo com quem mais entende do assunto. Ainda não conhece a SumUp? Venha saber mais sobre as nossas maquininhas e soluções financeiras.

Ícone de categoria
Ícone de categoria

Gostou? Comenta aqui