Nomes para cafeteria: inspire-se com essas ideias

20/06/2022
8 min de leitura
Equipe Dindim
20/06/2022
8 min de leitura

Veja no que prestar atenção antes de escolher um nome criativo e confira algumas ideias inspiradoras para seu negócio.

Nomes para cafeteria precisam chamar a atenção do cliente e despertar nele a vontade de consumir do seu estabelecimento. Felizmente, há duas vantagens ao lado do empreendedor, nesse ramo.

A primeira, é que boas ideias de nome para cafeteria não faltam – inclusive,  trouxemos para você algumas dicas práticas e sugestões aqui neste artigo. 

E a segunda vantagem é que quase todo mundo adora aquele cafezinho gostoso, não é mesmo?

Então se você pensar em um nome legal e servir um bom café, o sucesso é praticamente garantido. 

Veja como criar nome para cafeteria e mais 25 sugestões para seu negócio.

Como criar nome para cafeteria

Criar nome para cafeteria requer algumas estratégias de marketing. Mas não se preocupe: é uma oportunidade de soltar a criatividade e se divertir, também. Veja o passo a passo do que fazer.

Passo 01: pense no seu público

Quando você for criar nome para cafeteria o primeiro passo é pensar no público que você deseja atingir. Isso porque o nome já revela um pouco da identidade do seu comércio e pode atrair as pessoas certas se for bem pensado.

Considere a faixa etária, poder aquisitivo e hobbies da clientela desejada. A partir de uma pesquisa – que você pode começar fazendo nas redes sociais, por exemplo –  já consegue descobrir algumas características de seus futuros clientes e pode usar isso no nome.

Passo 02: considere seu produto

Depois de pensar no público, pense também no produto que você está vendendo: são cafés especiais? O café é tradicional mas o forte de seu negócio são os acompanhamentos, como bolos e lanchinhos?

Dependendo do que você vai oferecer, pode colocar no nome da sua cafeteria também.

Passo 03: aproveite referências da TV, história ou internet 

Se tem algo que pode ajudar a elaborar nomes criativos para a cafeteria, são os ícones da televisão, memes de internet ou referências históricas.

Quer um exemplo?

Quase todos conhecem a popular série de comédia Friends, um clássico dos anos 90. O ponto de encontro do pessoal era o Central Perk – que, na história, é um café localizado perto do Central Park, em Nova Iorque.

Com certeza esse nome para uma cafeteria já existe, mas, você pode pegar algumas referências dele para imaginar um nome diferente.

Não para por aí.

Se o seu público for mais jovem, com certeza conhece o vídeo viral de um senhor pedindo em voz alta pelo seu cafezinho. “Quero café, é!”. 

Além disso, você pode buscar referências mais sofisticadas – como a história dos grãos de café para batizar sua cafeteria. Como você sabe, existem inúmeros métodos e sementes pelo mundo – uma ótima inspiração, não é mesmo?

Passo 04: pesquise se não há nomes iguais

Se houver nomes de cafeterias iguais ao que você pensou em usar, especialmente se esses estabelecimentos estiverem na mesma região, a ideia é escolher outro nome.

Isso porque nomes iguais podem gerar problemas de marca registrada, como explicaremos mais abaixo. E mesmo que a marca não tenha sido oficializada pelo estabelecimento que usa o nome que você queria, há toda a questão da identidade: você quer ter a sua, não é mesmo?

Então, vale a pena pesquisar e tentar criar algo que não esteja sendo usado por outra cafeteria.

Ferramenta grátis: gerador de nomes para empresas

O que prestar atenção antes de escolher um nome para cafeteria

Para escolher um nome para cafeteria que faça sucesso entre os clientes, é necessário prestar atenção em algumas coisas antes. Separamos as principais, confira.

Escolha nomes simples de escrever e memorizar

A principal razão para isso é facilitar a vida do seu cliente quando ele te procura nas redes sociais e GPS. Nomes difíceis podem impedir que ele encontre sua cafeteria, ou até contribuírem para que ele não lembre da sua marca.

O melhor caminho, portanto, é escolher um nome para uma cafeteria que seja marcante mas, ao mesmo tempo, simples.

Verifique se o nome não é marca registrada de alguém

Não é difícil encontrar nomes iguais em diferentes cafeterias. Inclusive, é muito comum.

Geralmente isso acontece quando nenhum dos donos dos estabelecimentos de mesmo nome registram a marca oficialmente.

Nesse caso, não tem problema utilizar nomes iguais. E se as lojas são bem diferentes e estão em localidades distantes, é uma situação que talvez nem afete as vendas.

Mas se você quer algo mais exclusivo e não quer ter que desmanchar sua marca no futuro, é importante ter alguns cuidados quanto à marca registrada.

Não é difícil, explicamos.

O que é marca registrada e o que fazer

Veja: existe um órgão do governo que serve para registrar o nome do comércio, tornando esse nome uma propriedade de uso exclusivo do empreendedor que o registrou.

Esse órgão se chama INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e no próprio site da instituição você pode fazer uma consulta gratuita de uso de marca. Isso permite saber se o nome que você quer utilizar já está registrado como sendo pertencente a alguém.

  • Se o nome não estiver registrado como sendo uma marca de outra pessoa, você pode utilizá-lo sem medo. Inclusive, se você quiser que ele seja apenas seu, pode solicitar ali mesmo no site do INPI o registro de marca;
  • Se o nome não estiver registrado como sendo uma marca de outra pessoa e você não faz questão de ter um nome exclusivo, resolvido. Basta seguir com a criação da sua empresa. Mas fica o alerta: se no futuro alguém registrar o nome que você está utilizando, ele passa a ser dessa pessoa;
  • Se o nome que você desejaria utilizar está registrado no INPI como marca de outra pessoa, é recomendável que você escolha outro nome – afinal, a marca já pertence a alguém. Se mesmo assim você optar por usar o nome já registrado, corre o risco de que o proprietário da marca descubra e peça para que você deixe de usar a marca. E nessa situação, você teria que mudar.

Neste vídeo do canal “Marca Digital” você pode conferir um passo a passo de como consultar no INPI se o nome que você escolheu para seu negócio já existe!

Ideias de nomes para cafeteria

Confira 25 ideias de nomes para cafeteria e inspire-se!

  1. Coffeebreak Cafés 
  2. Central Coffee 
  3. Coffee-n-Toast Cafeteria
  4. City Coffee
  5. Morning Stop Cafeteria
  6. Bourbon Coffee Shop 
  7. Le Petit Café
  8. Le Café au Chocolat
  9. Kófi Cafés
  10. Bistrô do Cafezinho
  11. Café Preto
  12. Café com Leite – Cafeteria Caseira
  13. Aroma da Fazenda Café
  14. Pão com Café – Cafeteria
  15. Conexão Urbana Café
  16. Ponto do Café
  17. Cafeteria do [insira seu nome]
  18. [insira seu nome] Café
  19. Café Quentinho
  20. Tem Café?
  21. Quero Café!
  22. Café Kona Cafeteria
  23. Acaiá Cafeteria
  24. Conilon Cafés Premium 
  25. Grão Nobre Cafeteria

Como não perder vendas na sua cafeteria

Para não perder vendas na sua cafeteria você precisa colocar em prática algumas estratégias de qualidade, negócio e marketing. Veja!

1. Sirva produtos de qualidade e com ótimo custo-benefício

O cliente sempre espera que o custo-benefício compense. Isso significa que quanto mais ele paga, mais expectativa tem sobre aquilo que compra.

E uma dica importante: mesmo que a proposta da cafeteria seja oferecer produtos mais acessíveis e populares, o cliente ainda espera sair de lá satisfeito. Especialmente porque estamos falando de comer e beber.

Estabelecimentos de alimentação precisam de atenção dobrada na qualidade.

Ou seja: independente do quanto seu produto custará para o consumidor final, o café precisa ser bem feito e os lanches fresquinhos.

Essa é uma forma de garantir vendas, com certeza!

2. Disponibilize diferentes formas de pagamento

Seja para o cliente que consome o café no estabelecimento ou para quem pede seus quitutes por delivery, ofereça pagamentos diferentes com sua maquininha de cartão de crédito e débito ou link para pagamento.

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A SumUp tem a máquina de cartão de crédito e débito ideal para ajudar você a vender mais!

3. Utilize as redes sociais para divulgar

No Instagram e Facebook, a dica é publicar conteúdos que mostrem seus produtos e abram o apetite das pessoas.

Fotos do café, vídeos do preparo, posts com algumas curiosidades sobre os grãos são formas de se comunicar com o consumidor e atraí-lo.

Curtiu essas ideias de nomes cafeteria? Qual é seu preferido? Conta pra gente nos comentários!

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