O que é Cyber Monday e como aproveitar os descontos

09/10/2019
6 min de leitura
Equipe Dindim
09/10/2019
6 min de leitura

A Cyber Monday é uma data exclusiva para descontos em compras feitas pela internet. Ela funciona como um tipo de queima de estoque dos produtos que não foram vendidos na Black Friday e acontece todos os anos na segunda-feira seguinte ao feriado do dia de Ação de Graças (Thanksgiving) comemorado nos Estados Unidos. Em português, Cyber Monday significa Segunda-feira Cibernética. 

A Cyber Monday é considerada uma das últimas oportunidades para os consumidores aproveitarem ofertas antes do ano acabar. Ou seja, quem perder as ofertas da Black Friday, que acontece dois dias antes e reúne lojas físicas e e-commerces, ainda pode aproveitar promoções pela internet. E se a data começou focada em produtos eletrônicos, como celulares e computadores, hoje os descontos se estendem a itens como roupas, sapatos e utensílios domésticos. 

Para quem tem um negócio e quer saber como vender mais na Cyber Monday, o Dono do Negócio também separou algumas dicas valiosas para que a data seja uma ótima oportunidade para aumentar o lucro. 

O que é Cyber Monday e quando ela surgiu

Se você já conhece a Black Friday, não terá problemas em saber o que é a Cyber Monday. Criada em 2005, nos Estados Unidos, a data também é voltada para as grandes ofertas, mas com foco no comércio online. 

Inicialmente, a data era voltada para o comércio de eletrônicos – produtos que também são campeões de vendas durante a Black Friday – mas a Cyber Monday cresceu e hoje oferece os mais diversos produtos, como móveis, roupas, acessórios e brinquedos. 

A Cyber Monday chegou no Brasil em 2012, e hoje é aproveitada por grandes nomes do varejo como Amazon, Submarino, Magazine Luiza e Americanas. As empresas segmentadas, como O Boticário, Netshoes e C&A, e os serviços como Uber e Rappi não ficam de fora. Os pequenos negócios também podem usar a data para oferecer descontos aos clientes como forma de se livrar do estoque e aumentar as vendas, já que os preços mais baixos podem fazer com que o cliente compre mais! 

Quando é a Cyber Monday

Todo segunda-feira depois do feriado americano de Ações de Graças, as lojas que vendem pela internet lançam promoções que podem chegar a 80% de desconto. Não perca a data: a Cyber Monday 2019 será no próximo dia 2 de dezembro!

Agora que você já sabe o que é Cyber Monday, que tal se preparar para aproveitar os descontos? Confira 3 dicas indispensáveis para não cair em ciladas e economizar: 

  • 1. Saiba o que você quer comprar

Ofertas que parecem muito atrativas podem fazer com que você faça compras por impulso ou sem pesquisar sobre o produto, ainda mais em compras online quando não é possível provar, experimentar ou testar o item, certo? Saber o que você quer comprar na Cyber Monday vai te ajudar a não cair em ciladas nem se frustrar quando o pedido chegar na sua casa. 

  • 2. Acompanhe os preços do produto e compare com a concorrência

Já sabe com o que quer aproveitar os descontos na internet? Então é hora de pesquisar o valor do produto antes da promoção. Para te ajudar, plataformas como o Buscapé monitoram os preços do varejo. Com ela, é possível saber quanto um produto custava nos últimos meses e evitar de cair nas pegadinhas dos descontos mentirosos. 

  • 3. Verifique a segurança do site e as formas de pagamento

Quando encontrar a oferta perfeita para você, não se esqueça de verificar a autenticidade e segurança do e-commerce escolhido. Além disso, fique de olho nas formas de pagamento, nos juros para vendas parceladas e no tempo de entrega do produto. 

Como vender mais na Cyber Monday

  • 1. Planeje os descontos com antecedência

Para vender mais na Cyber Monday é preciso começar o planejamento da estratégia com antecedência, não basta apenas mudar os preços de alguns produtos quando a segunda-feira chegar.

Além de toda a estrutura e planejamento internos, como a análise das condições do seu fluxo de caixa para saber se fazer uma promoção vai ser bom para o seu negócio neste momento, também é preciso divulgar para os clientes que a sua empresa vai participar da Cyber Monday.

A seleção de produtos que entrarão na promoção também deve ser escolhida com tempo suficiente para verificação de estoque desses itens e negociação com fornecedores. Se a sua ideia for vender o que não saiu durante a Black Friday, pense em melhorar ainda mais os preços para os consumidos sem esquecer que você não pode sair no prejuízo! Não se esqueça que o preço baixo é o principal fator de escolha do consumidor durante a data.

  • 2. Use estratégias da Black Friday que deram certo

As duas datas são muito próximas, então, caso o seu negócio tenha participado do primeiro dia com ofertas, pegue as melhores experiências para replicá-las na segunda-feira seguinte. Produtos que foram mais procurados por clientes na Black Friday e ainda estão no estoque podem ser o foco da sua campanha na Cyber Monday. Já participou das datas em outros anos? Lembre-se do que foi bom para poder replicar e o que gerou prejuízo para evitar! 

  • 3. Prepare-se para as entregas

As vendas online não terminam quando o cliente finaliza a compra pelo site ou redes sociais do seu negócio. É preciso ter um bom sistema de gestão das entregas para que o produto chegue na casa do consumidor em boas condições e dentro do prazo estipulado. Tenha certeza de que as suas operações de entrega darão conta do possível aumento de vendas por conta dos descontos da Cyber Monday! 

E você? Como está se preparando para participar da Cyber Monday 2019? Deixe seu comentário!

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