O que vender no Dia das Mães

10/05/2020
8 min de leitura
Equipe Dindim
10/05/2020
8 min de leitura

Ainda não sabe o que fazer para vender no Dia das Mães? Confira as dicas que preparamos pra você!

Você sabia que o Dia das Mães movimentou mais de R$ 9,4 bilhões nos últimos anos? A data é tão importante para o comércio, que muitos vendedores chamam de “Natal do primeiro semestre”. E você, que tem comércio, não quer perder essa oportunidade, certo? 

Pensando em te ajudar a vender mais no Dia das Mães, nós separamos 12 dicas para que o seu negócio esteja prontinho para receber os clientes que querem homenagear suas mães.

Dia das mães no Brasil

O Brasil tem aproximadamente 67 milhões de mães. E ao menos 109 milhões de brasileiros pretendem presentear alguém. Afinal, somos muito apegados a nossas mães — e, nessa data, é muito comum as pessoas olharem mais para a emoção do que para o preço do presente. Por isso, você, empreendedor, pode aproveitar muito essa data.

Por que o Dia das Mães é tão importante para o comércio

Apesar das incertezas que a pandemia causou, as pesquisas mostram que a aposta nas datas comemorativas do varejo continuam sendo importantes. Segundo uma pesquisa do Google, 37% das pessoas disseram ter presenteado as mães em 2020. Dados como esses apontam que os comércios devem apostar nas datas comemorativas para impulsionar os negócios.

O que fazer para vender mais no Dia das Mães

1. Crie produtos especiais para as mães

Doces, cestas personalizadas, flores, velas e semijoias são alguns dos produtos que você pode vender no Dia das Mães.

E uma ótima forma para vender ainda mais no Dia das Mães é criar kits combinando diversos produtos. Se você trabalha com revenda de cosméticos, combos com produtos de beleza podem ser uma boa oportunidade para vender mais.

Mas dá para pensar em fazer uma cestinha com o livro e o filme de uma obra que as mães podem gostar, por exemplo, ou montar um conjunto de roupas e sapatos, caso você tenha uma loja de roupas.

Se você vende maquiagens, por exemplo, faça cestas com base, batom, rímel etc; se vende comida, pode apostar nas famosas cestas de café da manhã. E por aí vai.

É claro que combinar produtos não é suficiente. É importante também caprichar na embalagem, pensando em deixá-la com um toque especial para o Dia das Mães.

2. Faça promoções para o Dia das Mães

Se tem uma coisa que não muda é que todo mundo gosta de encontrar uma boa promoção na hora das compras, né?

Datas como o dia das mães são ótimas para fazer uma promoção de sucesso justamente porque muita gente vai sair pra comprar presentes. Com descontos, brindes ou boas oportunidades, você com certeza conseguirá atrair mais clientes.

Quem tem um salão de beleza pode, por exemplo, oferecer as unhas para as filhas e o corte de cabelo para as mães.

Quando criar suas promoções, pense também que as pessoas não presenteiam apenas suas mães nesta data. Pesquisas indicam que há os que pretendem agradar esposas (17%), avós (15%), sogras (14%) e filhas (5%).

3. Divulgue suas novidades

A propaganda é boa para o seu negócio em qualquer momento, mas em datas especiais como o Dia das Mães ela fica ainda mais importante. Pensa só: se você vai ter produtos bacanas e exclusivos para a data ou vai oferecer serviços diferentes, esse é o momento de divulgar o seu negócio — principalmente com a ajuda das redes sociais!

Não adianta nada ter produtos, serviços e promoções incríveis se as pessoas não ficarem sabendo. Por isso, cuide da comunicação com muito carinho e atenção.

Você pode mandar emails para seus clientes avisando-os das promoções, distribuir panfletos, fazer cartazes ou até mesmo contratar carros de som no seu bairro.

É importante, neste momento, calcular quanto irá gastar e quanto pretende ganhar com o Dia das Mães. É essencial que a conta feche. Não adianta nada fazer uma comunicação incrível se o dinheiro não retornar. Portanto, invista com cuidado.

4. Capriche nos detalhes

O cliente decidiu que vai levar algo da sua loja ou contratar um dos seus serviços? Não se esqueça da importância de fazer com que ele tenha uma boa experiência de compra e possa ir embora satisfeito. Capriche nas embalagens, entregue algum “mimo” junto com o produto, seja pontual com entregas.

Uma oportunidade bacana é colocar cartões junto com os presentes, para que os filhos possam personalizar os recados e dar uma atenção especial.

Lembre-se de deixar os seus contatos juntos com a embalagem — assim, quem recebeu o presente também poderá procurar por você quando for comprar algo.

5. Saiba onde vender

Essa é importante para quem trabalha na rua. Mesmo no próprio domingo do Dia das Mães, os vendedores ambulantes precisam estar bem posicionados para atingir justamente aqueles que estão em busca de um presente legal de última hora. Lugares com circulação intensa de pessoas, como os metrôs ou rotas de ônibus, podem influenciar nas vendas.

6. Pesquise novidades para o Dia das Mães

Claro que existem alguns produtos que os empreendedores já sabem que são sucesso no Dia das Mães. Mesmo assim, é legal acompanhar as novidades do mercado para saber se algo novo vale o investimento. Dependendo do setor do seu negócio, essas datas também costumam gerar lançamentos de edições especiais de produtos.

7. Aprenda com anos anteriores

Errar na administração de um negócio é normal. O importante é você lembrar do que fez de errado pra melhorar na próxima oportunidade. As datas comemorativas são assim. Se você já tiver alguma experiência com o Dia das Mães, por exemplo, lembre das suas faltas e excessos e evite cometer os mesmos erros!

8. Garanta o estoque e a equipe

Um erro básico é investir em comunicação, promoções e não conseguir aguentar o crescimento das vendas. Como dissemos, o Dia das Mães promete vender muito.

Portanto, faça um estoque. Garanta que terá produtos para atender a todos. E, se sobrar, já deixe tudo preparado para vender nos dias seguintes. Esse é um dos casos que é melhor sobrar do que faltar.

9. Tenha um diferencial

Dependendo da área em que você atua, coisas simples podem fazer a diferença. Se você tem um serviço que é entregue em casa, por exemplo, garantir pro cliente que o presente que ele comprou vai chegar a tempo — ou até antes da data prevista — é um ótimo diferencial.

10. Prepare-se para compras de última hora

Mesmo em datas como o Dia das Mães, que já sabemos que caíra no segundo domingo do mês de maio, tem filhos que vão deixar pra comprar o presente na última hora — e, claro, vão querer caprichar. Tente se planejar para ter estoque de produtos legais e entregas disponíveis para surpreender seu cliente.

11. Prepare o pós-venda

Não adianta se enganar. Se você vai vender mais, também terá mais problemas. É muito importante, portanto, preparar-se para atender bem seus clientes depois. É também uma ótima oportunidade de fidelizá-los e mostrar que você se importa com uma boa experiência.

Guarde no estoque produtos para trocas, tenha um atendimento especialmente dedicado nos próximos dias, veja se não é o caso de chamar reforço: pode ser algum parente, algum amigo, ou mesmo contratar funcionários.

Lembre-se: o pós-venda é também um momento para manter o relacionamento com seus clientes. Não só com os que tiverem problemas, mas também com quem estiver satisfeito. Então pegue telefone, email e outros contatos para garantir que eles recebam avisos sobre promoções e outras novidades sobre seu negócio – inclusive, listamos os principais motivos para você ter o contato dos seus clientes.

12. Melhore as formas de pagamento

A importância das mães na vida de todas as pessoas é inegável. Por isso, muita gente vai se esforçar bastante para levar um presentinho pra casa.

Tanto no Dia das Mães quanto em outras datas, as pessoas nem sempre saem com dinheiro. E elas também, muitas vezes, querem parcelar. Para você poder aproveitar todo esse movimento e não perder vendas, é essencial que aceite cartões e até outras formas de pagamento, como o PIX.

Se você ainda não tem uma maquininha para aceitar cartões de crédito ou débito, essa é uma boa oportunidade para começar a ajudar o seu cliente a comprar, e, de quebra, aumentar as vendas do seu negócio.

Agora que você já sabe o que fazer para vender no Dia das Mães, baixe nosso e-book para aprender como fazer sua gestão financeira.

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