Tendências de mercado: como manter seu negócio sempre atualizado

27/09/2022
4 min de leitura
Equipe Dindim
27/09/2022
4 min de leitura

Para ter sucesso em uma economia cada vez mais digitalizada e em constante mudança, as empresas precisam colocar a inovação no centro de suas estratégias de crescimento

Quantas vezes você já ouviu falar de grandes empresas que serviam de referência em seus ramos de atuação, mas que, de uma hora para a outra, acabaram desaparecendo, por perderem a capacidade de inovar e de se adaptar às novas tendências do mercado?

Blockbuster, Compaq, Kodak, Polaroid, Xerox… A lista é grande e ressalta a importância de os empreendedores nunca perderem de vista a necessidade de se capacitar constantemente, seja através de um curso de Business Agility ou de MBAs, feiras de negócios, palestras com grandes nomes do mundo empresarial e até mesmo com a experiência no dia a dia corporativo.

Neste artigo, você entenderá a importância de manter sua empresa sempre a par das últimas tendências do mercado, para não perder espaço para concorrência ou registrar perdas de negócios.

Por que é importante que uma empresa seja ágil e flexível?

A agilidade de uma empresa é medida por sua capacidade de transformar sua cultura organizacional, liderança, estratégia corporativa e governança de acordo com a evolução dos segmentos em que atuam.

Isso permite que os empreendedores preocupados em saber quais são as últimas tendências dos seus mercados consigam manter a excelência operacional, mesmo em ambientes incertos, complexos e repletos de desafios.

Dessa forma, podemos dizer que uma empresa provavelmente ganhará mercado da concorrência e enfrentará melhor momento de turbulência econômica se ela:

●  Conseguir se adaptar rapidamente às mudanças do mercado, entendendo as novas exigências dos seus clientes e implementando aperfeiçoamentos na maneira como opera;

●  Responder com flexibilidade e rapidez às demandas do mercado, sem prejudicar a qualidade das soluções que oferece;

●  Buscar constantemente ter vantagem competitiva sobre a concorrência, compreendendo como seus competidores buscam diferenciar suas ofertas em relação à maioria.

Como se adaptar às constantes mudanças no mundo dos negócios?

Diante das mudanças cada vez mais profundas e aceleradas no mundo dos negócios, empresas de todos os portes enfrentam dificuldades para se manter relevantes para seus clientes ao adotar modelos de negócio que, por não passarem por atualizações constantes, de acordo com as novas tendências do mercado, acabam ficando obsoletos e perdendo sua eficiência em dar respostas satisfatórias às demandas da sociedade.

Para se manter relevantes e não perder sua capacidade de inovação, as empresas precisam, antes de tudo, entender como a visão do seu público-alvo é impactada pelos desafios que o mundo enfrenta em áreas como: meio ambiente, mobilidade social, igualdade de gênero, responsabilidade corporativa, entre várias outras.

Não é à toa que cada vez mais organizações implementam medidas para tentar mitigar o impacto da sua atividade no planeta e, por conseguinte, melhorar a imagem da sua marca perante o público, realizando ações internas que espelhem as demandas do seu público e da sociedade em sua estrutura operacional e de governança.

Porém, isso não basta. É necessário também entender como a dinâmica do negócio precisa evoluir para satisfazer as exigências, em constante mudança, dos clientes e da sociedade.

Com isso, fica mais fácil compreender como a liderança da companhia precisa, por exemplo, melhorar a gestão de pessoas, a fim de reduzir a rotatividade dos colaboradores e permitir que equilibrem melhor sua vida pessoal e profissional. Tais medidas não apenas reduzem o custo de reposição de talentos, como podem elevar sua produtividade e propensão a alcançar resultados.

É importante também permitir que os líderes da empresa tenham flexibilidade para experimentar novas soluções, que muitas vezes sequer tiveram seu desempenho comprovado na prática, mas que, se bem implementadas, podem destravar novas avenidas de crescimento ou até mesmo nichos de atuação.

Essa é a forma mais eficiente e menos onerosa de permitir que a colaboração interna faça com que a empresa se torne um sistema vivo e adaptável às mais diversas condições de mercado, entendendo e incorporando novas tendências, sem promover drásticas mudanças em seu modelo operacional ou corporativo.

➡️ Esse artigo foi produzido pela Niu Cursos

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