Tap on Phone: o que é e como funciona a maquininha no celular

01/08/2022
6 min de leitura
Equipe Dindim
01/08/2022
6 min de leitura

Entenda as vantagens do Tap on Phone, diferenciais, como utilizar e oferecer mais uma forma de pagamento para o cliente.

Tap on Phone é uma forma de pagamento prática e segura que veio para facilitar a vida dos empreendedores e dos clientes. 

Moderna e cada dia mais popular, é a famosa aproximação por celular que complementa o uso da maquininha e as possibilidades para o consumidor.

Quer entender mais? Confira!

O que é Tap on Phone

Tap on Phone é uma forma de pagamento em que o celular do vendedor funciona como uma maquininha de cartão por aproximação.

Isso significa que o cliente só precisa encostar seu cartão de crédito ou débito, sua carteira digital ou seu relógio configurado para pagamento no smartphone do fornecedor para realizar a compra.

Tap On Phone é a tecnologia do celular com maquininha de cartão, como o SumUp Tap, TapTon e NuTap

E o valor é creditado para o empreendedor normalmente, como se estivesse usando a máquina tradicional.

Tap on Phone significa “toque no celular”, em inglês. Então, resumidamente, é a funcionalidade de uma maquininha de cartão de crédito e débito por aproximação no celular.

Como funciona o Tap on Phone

O Tap on Phone funciona com a tecnologia NFC em celulares com sistema operacional compatível. Parece complicado, mas não é. Acompanhe.

O que é NFC

NFC é uma tecnologia de transmissão de informações sem fio entre dois dispositivos que estão bem próximos. Inclusive, a sigla vem do inglês para Comunicação de Campo Próximo (Near Field Communication).

Diferente do Wi-Fi ou do Bluetooth, a tecnologia NFC precisa de bastante aproximação para funcionar – ou seja, é necessário praticamente encostar um dispositivo no outro para que os dados sejam transferidos.

E isso é ótimo. Por causa da aproximação necessária para a transmissão de dados, não há espaço para intrusos invadirem a comunicação.

Quer saber como organizar seu dinheiro e começar a poupar? Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo.

Quais dispositivos podem receber ou pagar com NFC

A tecnologia permite que recebam pagamentos os smartphones com tecnologia NFC. Para fazer pagamentos por aproximação, basta que cartões de crédito e débito tenham o chip de aproximação.

Além disso, a carteira digital em smartphones, tablets ou relógios também permite fazer pagamentos assim.

Quais as vantagens do Tap on Phone

As vantagens do Tap on Phone vão da praticidade à higiene – isso mesmo! Confira, aqui.

1. A maioria dos cartões de crédito e débito já têm a tecnologia

Pagamentos por aproximação aumentaram cerca de 385% desde 2020 e deve ser a opção escolhida em metade das transações em 2022, segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços).

Isso porque a tecnologia de pagamento sem contato se tornou muito popular durante a pandemia, para evitar toque direto com teclas.

Os novos cartões de banco já vêm com a tecnologia pronta para usar e os mais antigos que possuem o chip NFC podem ter a função habilitada pelo usuário. 

Com o smartphone preparado para a cobrança por aproximação, ou seja, com o Tap on Phone, seu comércio segue as tendências de comportamento e consumo dos clientes e mercado.

2. Você tem uma segunda opção de pagamento

Imagine o seguinte cenário: você chega na casa do cliente para entregar o produto ou prestar o seu serviço e percebe que esqueceu a maquininha na loja. Sem problemas! O seu smartphone faz a cobrança e você recebe normalmente.

3. É uma transação segura

Outra vantagem do Tap on Phone é a segurança eficiente tanto quanto das máquinas de cartão de crédito e débito tradicionais.

Ou seja, o pagamento será cobrado com exatidão do seu cliente e você receberá normalmente em sua conta.

4. É uma opção higiênica

A Organização Mundial de Saúde recomendou, no início da pandemia, que os estabelecimentos e consumidores optassem por recursos de pagamento sem toque para reduzir os riscos de transmissão da Covid.

Desde então, o mercado começou a considerar a tecnologia Tap on Phone como uma maneira inteligente de prevenir contágio de outras doenças também.

Como você sabe, preocupar-se com a manutenção da limpeza em equipamentos de trabalho é fundamental para garantir o seu bem-estar e da equipe. 

E os pagamentos sem contato entraram nessa lista de escolhas inteligentes para colaborar com a saúde de todos.

Tap on Phone é seguro?

Tap on Phone é seguro porque a tecnologia NFC é preparada para proteger transferências financeiras.

Isso significa que além da aproximação – exigência que impede intrusos – outras barreiras de segurança são adicionadas para garantir que as informações estejam completamente protegidas tanto para clientes quanto para fornecedores.

Inclusive, nós usamos uma tecnologia que bloqueia aplicações no celular e impede a cópia de dados do cartão.

Diferenciais do SumUp Tap

Quem utiliza as maquininhas de cartão de crédito e débito da SumUp já conta com alguns diferenciais interessantes – como não precisar pagar aluguel e ter acesso a taxas super vantajosas.

Agora, além delas, também conta com os diferenciais do pagamento por aproximação no celular, ou seja o Tap on Phone da SumUp: o SumUp Tap.

Principais diferenciais do SumUp Tap

  • Não tem custo: cliente SumUp só precisa logar o aplicativo SumUp em seu smartphone e começar a usar. Vale lembrar que para utilizar o SumUp Tap é necessário que o aparelho celular tenha tecnologia NCF e sistema operacional Android 9 ou superior. A boa notícia é que grande parte dos aparelhos já é assim.

  • É fácil de utilizar: não tem segredo nem para baixar e nem para realizar a cobrança do cliente. Afinal, o Tap On Phone já estará disponível no próprio Super App. É tão simples e intuitivo quanto a maquininha.

  • É seguro: o aplicativo tem várias camadas de proteção e antes de ser disponibilizado para utilização, passou por inúmeros testes para garantir que os consumidores e empreendedores façam transações seguras.

Gostou de saber mais sobre o Tap On Phone? Ficou com alguma dúvida? Fique à vontade para perguntar nos comentários!

O Dindim por dindim é o portal da SumUp feito para ajudar você a melhorar sua vida financeira. Aqui você vai aprender sobre finanças pessoais e empreendedorismo com quem mais entende do assunto. Ainda não conhece a SumUp? Venha saber mais sobre as nossas maquininhas e soluções financeiras.

Ícone de categoria
Ícone de categoria

Gostou? Comenta aqui