Score de crédito: o que é e como consultar

25/03/2021
6 min de leitura
Equipe Dindim
25/03/2021
6 min de leitura

Vem com a gente aprender tudo sobre o assunto. Vamos explicar o que é score de crédito, como consultar o score do seu cpf e muito mais!

O que é score de crédito

Score” significa “pontuação” em inglês. Score de crédito é a pontuação que um consumidor tem ao longo da vida e que diz se ele é um bom pagador ou não.

O score de crédito pode facilitar ou atrapalhar a contratação de empréstimos ou financiamentos, por exemplo. Com o número de CPF em mãos, uma empresa pode consultar a pontuação de um futuro funcionário ou cliente, por exemplo. 

Esses pontos são contados de 0 a 1000 e sempre estão atrelados ao seu Cadastro de Pessoa Física (CPF). Quanto mais próximo de 1000, melhor é a sua pontuação e maior é a chance de você conseguir crédito quando precisar. 

É super importante manter esse número alto, porque rede de lojas, empresas de telefonia, de TV a cabo, comércio, bancos, financeiras e prestadores de serviços em geral costumam checar o score antes de fechar negócio com um cliente.

Como o score é calculado

O score de crédito é calculado com base em algumas informações do seu histórico de pagador. Segundo o Serasa, a pontuação é definida com base em estudos de comportamento de consumidores. 

Veja quais fatores podem interferir na sua nota:

  • Idade: pessoas mais jovens são consideradas um grupo de risco pra quitação de dívidas, o que acaba diminuindo um pouco a nota delas. 
  • Endereço: a pontuação leva em conta o índice de inadimplência da região em que você mora, assim, sua avaliação pode ser um pouco comprometida pela sua localização.
  • CPF: através do documento, é possível saber se existem pendências no seu nome, como se você deixou de votar ou justificar e se tem processos judiciais. Essas pendências contribuem pra diminuição da nota.
  • Consultas prévias: outra coisa que interfere no seu score é o número de consultas já feitas por outras empresas, já que esse é um indicativo de que você tem pedido muito crédito na praça.
  • Perfil de compra: com o CPF também é possível saber o perfil de consumo da pessoa, que pode indicar maior ou menor probabilidade de fazer compras por impulso. Dívidas em lojas de roupas, por exemplo, reduzem a pontuação.
  • Valor das dívidas: se você tem contas atrasadas, seu score automaticamente cai bastante, mas a nota fica pior quanto mais alto é o valor da dívida.

Como consultar o score do seu CPF

Uma das opções pra consultar o seu score é ir pessoalmente a uma agência da Serasa ou do SPC. Mas hoje em dia também é possível fazer isso sem sair de casa, pela internet.

Como consultar seu score na Serasa

Basta acessar o site da Serasa e preencher o cadastro, informando o seu CPF. Lá, você também pode comparar a sua pontuação com pessoas da mesma faixa etária que você. Outra opção pra fazer a consulta é baixar o aplicativo da Serasa no celular.

Como consultar seu score no SPC

A consulta do CPF no SPC é feita pelo site Consumidor Positivo, através de um cadastro ou pelo aplicativo “SPC Consumidor”.

Como aumentar o score em 30 dias

Precisa de crédito e está com o score baixo? Dá uma olhada nessas dicas pra melhorar a sua pontuação em apenas um mês!

Limpe seu nome

Esse é o primeiro passo. Enquanto seu nome estiver sujo, seu score não vai ser o ideal. Resolva suas pendências o quanto antes. Veja algumas dicas de como renegociar as suas dívidas.

Pegue as contas em dia

Quitar as contas dentro do prazo ajuda a melhorar a sua reputação de bom pagador, fazendo seu score subir.

Limpe as consultas no seu CPF

Como já falamos, a quantidade de consultas já feitas ao seu CPF afetam sua pontuação, pois indicam o quanto você já precisou pedir crédito anteriormente. Por isso, ainda que seu nome esteja limpo na praça, excluir o histórico de consultas pode te ajudar na hora de conseguir um financiamento, por exemplo. Você pode fazer isso pessoalmente ou por telefone no SPC e na Serasa.

O que é um score bom?

Como já explicamos, o score de crédito é uma pontuação que vai de 0 a 1000, sendo que, quanto mais alta, melhor é a classificação do consumidor em questão. 

A classificação do score funciona assim:

  • De 0 a 299: risco alto de inadimplência, score ruim
  • De 300 a 699: risco médio de inadimplência, score médio
  • De 700 a 1000: baixo risco de inadimplência, score alto

Qual score é bom para financiamento

Apesar de não existir oficialmente um score mínimo pra conseguir um financiamento pra um automóvel ou imóvel, no geral as agências de crédito costumam dar preferência a pessoas com pontuação igual ou acima de 700. 

Isso acontece porque esses financiamentos costumam envolver grandes valores e muito tempo de parcelas, então o consumidor precisa ter uma boa classificação e baixo risco de inadimplência.

Qual o score mínimo para cartão de crédito

Para conseguir fazer um cartão de crédito, a exigência costuma ser menor do que pra financiamentos. A maioria das operadoras aceitam clientes com score superior ou igual a 400.

Qual score os bancos consultam

No Brasil, existem várias órgãos de análise, informação e proteção de crédito, mas as mais importantes e conhecidas são duas: o SPC e a Serasa. 

A pontuação mais consultada pelos bancos é a da Serasa. No entanto, além dela e do SPC, a da Boa Vista também é muito acessada pelas empresas financeiras. 

A consulta à Boa Vista, assim como a do SPC, é feita através do site Consumidor Positivo.

Agora que você já sabe o que é score de crédito e como consultar o score do seu CPF, conheça aplicativos de controle financeiro para começar a organizar sua vida financeira hoje mesmo!

Ícone de categoria
Ícone de categoria

Gostou? Comenta aqui