Como improvisar um guarda-roupa: dicas práticas para você
Como improvisar um guarda-roupa é mais fácil do que parece, sabia? Aprenda a fazer um guarda-roupa improvisado tão bonito, prático e organizado que você vai querer que ele seja permanente!
Vem com a gente, que mostraremos algumas alternativas interessantes para fazer um guarda-roupa improvisado bonito, prático e que deixe suas peças bem arrumadas e organizadas.
O que fazer quando não se tem um guarda-roupa
Organizar o quarto sem ter um guarda-roupa é aquele clássico desafio que aparece quando você vai morar sozinho com pouco dinheiro ou quando tenta viver uma vida menos consumista.
Mas a solução é bem mais simples do que você imagina.
E para te mostrar, separamos algumas ideias que podem ajudar a manter a casa arrumada e as peças bem guardadas sem a necessidade de um armário tradicional ou muito caro. Veja!
Como improvisar um guarda-roupa com araras
Araras e cabideiros tubulares, bastante comuns em lojas de departamento, chegam a custar até 6 vezes menos do que um guarda-roupa.
Nelas, você pode pendurar praticamente todas as peças: camisas, camisetas, calças, casacos e cachecóis. Alguns também têm espaço para posicionar os sapatos na parte de baixo.
Além disso, existem organizadores de tecido que você pode pendurar na sua arara e ali armazenar peças menores, como meias e roupa de baixo.
Para cabides, você pode escolher as versões mais simples e vendidas em atacado – o que permite economizar um bom dinheiro.
Como improvisar um guarda-roupa com prateleiras
Se você tem tábuas de madeira em casa, pode dar um excelente destino para elas: fixá-las na parede e transformá-las em prateleiras para colocar roupas dobradas ou calçados.
Tudo que você precisa é comprar o suporte no estilo mão-francesa. Eles são bem resistentes e muito comuns, por isso não custam caro.
Se o orçamento permitir, você também pode apostar nas estantes simples, que chegam a custar 5 vezes menos que um guarda-roupa tradicional.
Como improvisar um guarda-roupa com gaveteiro ou cômoda
Custando, em média, 3 vezes menos do que um armário tradicional, a cômoda permite organizar camisas, blusas, calças, roupa de baixo e sapatos dentro das gavetas.
Você também pode deixar a mobília para as toalhas de banho, lençol e fronha.
Como improvisar um guarda-roupa com caixote e pallets
Além de ser uma forma sustentável de dar destino a materiais, o guarda-roupa de caixa e pallet pode ficar muito bonito e original.
Outro ponto positivo é que montar um armário desse tipo permite que as peças fiquem bem ventiladas.
Como fazer um guarda roupa de caixote e pallet
Você quer organizar e decorar a casa gastando pouco? Veja o passo a passo de como fazer um guarda-roupa de caixote e pallet simples, bonito e que vai deixar seu cantinho cheio de personalidade!
Passo 01: prepare os caixotes
Para um guarda-roupa de duas portas, você pode deixar um caixote retangular deitado e posicionar sobre ele dois caixotes em pé. Nesses dois que estão na vertical, siga colocando mais dois caixotes verticalmente.
A ideia é montar um grande retângulo com essas caixas, como se elas fossem peças de um quebra-cabeças.
Passo 02: prepare os pallets
Para as portas do guarda-roupa, você precisa de dois a três pallets – isso, se fizer um armário de duas portas.
Passo 03: lixe a madeira
Para evitar que farpas te machuquem ou danifiquem as peças de roupa, você pode deixar o acabamento da madeira mais liso e uniforme.
A dica é usar lixa de granulado número 200 a 300, fazendo movimentos firmes e circulares.
Passo 04: posicione os caixotes e pregue-os
Se o quebra cabeças de caixotes deu certo, você já pode começar a pregar um no outro. Desempilhe as caixas e pregue uma por vez, para que a estrutura cresça com firmeza.
Passo 05: serre os pallets para as portas
Geralmente os pallets vêm em forma quadrada.
Então, serre-os na metade para transformar um pallet quadrado em dois pallets retangulares.
Posicione as duas metades na vertical, ou seja, uma sobre a outra criando um retângulo comprido. Pregue as peças e… eis aí a sua porta!
Passo 06: parafuse as dobradiças
Agora, coloque as dobradiças nas portas e nas caixas.
Passo 07: passe verniz ou tinta
Se você quiser o efeito de madeira, pode passar verniz para proteger a estrutura e manter a cor natural aparecendo. Se preferir outro tom, pode pintar com tinta acrílica.
Ainda é possível deixar bem rústico, sem pintura ou acabamento.
O vídeo abaixo mostra 16 ideias legais de guarda-roupas com pallets. Tem inspiração para todos os gostos!
Como fazer um guarda-roupa de alvenaria
O guarda-roupa de alvenaria é especialmente recomendado para lugares bastante úmidos ou para ambientes que vão ficar fechados por algum tempo.
O ideal é montar esse tipo de armário já na fase de construção ou reforma do cômodo, mas pode ser feito depois, também.
Veja dicas de como fazer um guarda-roupa de alvenaria
- Prefira blocos de concreto de 9 cm ao invés de tijolo de cerâmica, porque o bloco é estrutural e não exige tanta ferragem.
- Posicione os blocos horizontalmente e preencha com a argamassa adequada para assentá-los. Pode ser necessário preencher o interior dos blocos com concreto ou ferro.
- A cada intervalo de 3 blocos, posicione uma prateleira antes de assentar o próximo.
- Finalize com o reboco e o acabamento de sua preferência.
Vale lembrar que se você não tem experiência com construção de alvenaria, é interessante procurar ajuda de um pedreiro para que seu guarda-roupa fique resistente e seguro.
Como improvisar prateleiras no guarda-roupa
Falta prateleira? Veja algumas soluções que você pode usar no seu guarda-roupa.
- Prateleiras avulsas de plástico ou de alumínio, você encontra em lojas de material de construção e utilidades domésticas.
- Caixas organizadoras.
- Tábuas de madeira e suporte de mão francesa.
Como substituir gavetas
Para substituir gavetas dentro do guarda-roupa, você pode escolher:
- Caixas organizadoras de plástico, papelão ou de tecido.
- Organizadores de tecido que podem ser pendurados no cabide.
Como organizar um guarda-roupa improvisado
Para organizar um guarda-roupa improvisado valem as mesmas regras de organização de um armário tradicional. Veja como você pode deixar tudo bem bonito e prático.
- Dobre bem as roupas.
- Separe as peças – camiseta com camiseta, blusa com blusa, calça com calça e assim por diante.
- Faça pilhas com as categorias de peças (como explicamos acima) e, dentro de cada categoria, empilhe por cores.
- Aposte nos organizadores de papelão ou tecido para peças menores.
Dica extra: espalhe um pouco de cravo nas prateleiras ou em saquinhos de meia-calça pendurados no cabide. O cravo é um repelente natural de traças e aranhas! Além disso, ajuda a eliminar odor de mofo causado por peças que ficam paradas por muito tempo.
Vídeo: 10 closets fáceis e baratos para quarto pequeno
A Karla Amadori, do canal Diycore, fez um vídeo com várias dicas e inspirações pra quem precisa improvisar um guarda-roupa.
Gostou das nossas dicas de como improvisar um guarda-roupa? Conta pra gente nos comentários!
Gostou? Comenta aqui