Como morar sozinho com pouco dinheiro

02/06/2021
7 min de leitura
Equipe Dindim
02/06/2021
7 min de leitura

Veja como se mudar ganhando pouco e transforme o sonho de ter seu próprio cantinho em realidade!

Como morar sozinho com pouco dinheiro? Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm quando começam a pensar em sair da casa de familiares para conquistar mais liberdade e independência.

E um spoiler: mesmo com a grana curta é possível realizar esse sonho. A resposta está em comportamentos e atitudes simples que envolvem planejamento e organização. 

Confira abaixo algumas dicas para começar a planejar a mudança.

O que você precisa saber antes de ir morar sozinho

Separamos dois pontos importantes que você precisa saber antes de ir morar sozinho.

1. Sem dinheiro e uma fonte de renda é difícil ir morar sozinho

Você trabalha por conta própria, é funcionário de uma empresa ou tem um dinheirinho guardado? Se a resposta for sim para uma dessas perguntas, parte do caminho está andado.

Isso porque sem dinheiro ou uma forma de ganhá-lo, fica complicado de ir morar sozinho e ser independente, concorda? 

Então, antes de sair da casa em que você vive hoje, a dica é planejar de onde virão os próximos pagamentos e quanto dinheiro é bacana juntar para fazer a mudança e se manter.

2. As despesas não param – mas não desanime

Morar sozinho traz várias responsabilidades – e a principal delas, sem sombra de dúvidas, é arcar com as despesas. Os boletos vêm. Mas é totalmente possível lidar com eles.

Planejamento e organização são as aliadas dessa missão. 

Saber quais são seus  gastos e como controlá-los é o ideal para começar a vida independente e ter uma relação saudável com ganhos e despesas. Uma boa ferramenta para essa tarefa é a planilha mensal de gastos.

Organize suas finanças com a planilha de gastos pessoal!

Falando nisso, você sabe quanto se gasta para morar sozinho?

Quanto se gasta para morar sozinho?

A primeira coisa a ser feita quando você começar a pensar em morar sozinho é colocar na ponta do lápis o custo de itens essenciais para se manter e manter sua nova casa, como: 

  • aluguel;
  • água e luz;
  • internet;
  • mercado;

E se você pensou que o custo da moradia é um dos mais altos, acertou.

Dependendo do bairro, aluguéis e taxas de condomínio são caros. Por isso, escolher uma região compatível com o orçamento é fundamental. Aqui, a palavra-chave é: pesquisa.

Bairros mais afastados do centro da cidade costumam ser a solução, pois neles é possível encontrar casas e apartamentos mais baratos e até maiores. 

Inclusive, espaços grandes são interessantes para dividir com outras pessoas e baratear as contas. Isso, se a sua intenção é sair da casa dos familiares, mas não necessariamente morar sozinho.

E vale lembrar que, mesmo com mais pessoas dividindo despesas, sua parte deve ser feita com organização e responsabilidade, levando em conta quanto você recebe por mês. 

💬 A boa notícia é que para morar sozinho não é necessário ganhar rios de dinheiro (ufa!). O importante é ter uma vida financeira equilibrada. 

É possível morar sozinho com um salário mínimo?

Sim, é possível! Ganhar um salário mínimo – que hoje é de pouco mais de mil reais – não te impede de morar sozinho. Mas, é uma tarefa que exige planejamento e economia. 

O caminho já começa antes da mudança.

Planejar-se com antecedência é fundamental para lidar com emergências que, geralmente, custam mais caro quando não estamos preparados.

💬 Uma dica prática para essa etapa é guardar todo o dinheiro que sobrar da sua renda por pelo menos um ano antes de se mudar.

Essa poupança será uma boa reserva para lidar com imprevistos. E se tudo der certo, fica como uma graninha que pode ajudar na compra de móveis e eletrodomésticos. 

Outra dica é começar a guardar dinheiro com o desafio das 52 semanas para realizar seu sonho de morar sozinho.

A planilha financeira que citamos acima ajuda na parte da organização. Anotar quanto entra e quanto sai permite que você veja qual é seu maior gasto e onde pode cortar desperdícios.

Afinal, para morar sozinho com pouco dinheiro é preciso separar o que é fundamental daquilo que pode ficar para depois. Em outras palavras, o segredo é saber priorizar e economizar ganhando pouco.

Como ter dinheiro para morar sozinho?

Pensar em como ter dinheiro para morar sozinho é pensar em organizar as finanças e poupar.

Se você tem um emprego de carteira assinada e salário fixo, pode prever a renda dos próximos meses e fazer um comparativo do que ganha com o que gasta. Depois, a dica é ver quanto sobra e tentar guardar esse valor para a mudança. 

Já autônomos e empreendedores, que geralmente têm uma renda variável, precisam traçar uma meta de quanto tirar por mês e quanto poupar – sem esquecer, claro, de separar as contas pessoais das contas do negócio.

Ideias para fazer uma renda extra

Além do dinheiro do seu salário, você também pode correr atrás de uma graninha pra conseguir morar sozinho. Anota aí algumas ideias de como ganhar uma renda extra:

Dicas para morar sozinho com pouco dinheiro

Você juntou dinheiro e já consegue se manter. O que falta? Aqui vão umas dicas especiais para te ajudar a morar sozinho com pouco dinheiro!

Aprenda a cozinhar e a limpar a casa

Você não precisa ser um masterchef, mas saber cozinhar o básico para o dia a dia irá te ajudar a economizar. A dica é aprender a fazer receitas com misturas baratas e pratos fáceis. 

Saber cuidar da casa também é essencial para morar sozinho. Um kit simples com vassoura para limpar o chão, água sanitária para cozinha e banheiro e pedacinhos de pano para tirar o pó já é um bom começo. 

Faça compras com economia

Qual o mercado mais barato? Qual o dia ideal para comprar carnes, verduras e legumes? Mercados grandes ou feiras locais? Todas essas perguntas vêm a calhar na sua pesquisa de preço e táticas para economizar no mercado

Colocando nossas dicas em prática, você logo estará relaxando numa boa no sofá da sua casa nova!

Vídeo: 6 passos infalíveis para morar sozinho ganhando pouco

O canal Te vira, Cara! fez um vídeo muito bacana pra quem quer ainda mais dicas de como morar sozinho com pouco dinheiro!

Gostou das nossas dicas de como morar sozinho com pouco dinheiro? Conta pra gente nos comentários!

Ícone de categoria
Ícone de categoria

Gostou? Comenta aqui