Como juntar dinheiro para viajar: 6 dicas práticas

24/03/2021
10 min de leitura
Equipe Dindim
24/03/2021
10 min de leitura
Casal planejando juntar dinheiro

Você merece relaxar e se divertir! Confira as nossas dicas espertas e práticas de economia pra juntar dinheiro para viajar!

Conhecer novos lugares e culturas, tirar um tempo pra se divertir e relaxar, criar lembranças incríveis… Quem não ama viajar, não é mesmo? O problema, muitas vezes, é que falta dindim pra curtir a vida longe de casa.

Mas como a vida não é só trabalhar, é super importante encontrar uma forma de juntar um dinheirinho pra fazer uma viagem, seja ela curta ou longa, pro mesmo estado ou pra outro país.

Se você quer dicas de como juntar dinheiro pra viajar, vem que a gente te fala dindim por dindim como fazer aquela viagem que você está esperando há tanto tempo!

Como se programar pra viajar

Como a gente fala sempre por aqui, é muito importante ter uma meta pra sua economia. Juntar dinheiro com um objetivo certo nos ajuda a focar e a fazer um planejamento mais certeiro. A boa notícia é que, se você está lendo esse texto, uma meta você já tem: viajar! 

Quanto custa viajar

Quando a gente pensa em uma viagem, normalmente o primeiro gasto que vem na cabeça é a passagem área, né? No entanto, você precisa considerar outros custos na hora de planejar a sua viagem dos sonhos.

  • Documentação
  • Taxas para bagagem
  • Hospedagem
  • Alimentação
  • Transporte

Uma coisa boa é que você pode fazer escolhas inteligentes pra economizar muito na hora da viagem.

Por exemplo, pra economizar com alimentação, você pode recorrer aos supermercados próximos ao local que você está hospedado pra evitar consumir do frigobar. Outra boa ideia é levar lanchinhos pra comer nos passeios.

Agora, se você quer economizar com hotel, a nossa dica é conhecer o ibis budget.

O ibis budget é um hotel barato para os fãs de ótimos preços e boa localização. Além de oferecer um ótimo custo vs. benefício, ele oferece design urbano, ambiente divertido, quartos confortáveis e espaços sociais descontraídos que te convidam pra se divertir.

Avião ilustrando dicas de como economizar para viajar

6 dicas de como juntar dinheiro para viajar

1. Cheque como está sua situação financeira

A primeira dica de como juntar dinheiro para viajar é colocar na ponta do lápis tudo o que entra e tudo o que sai da sua conta. Isso te dará uma noção mais clara dos seus ganhos e dos seus gastos, o que ajuda muito na hora de ver o que dá e o que não dá pra cortar.

Aliás, o controle financeiro precisa fazer parte da sua rotina daqui por diante se você quer economizar pra viajar. Baixe gratuitamente nossa planilha e comece hoje mesmo!

2. Adapte a viagem à sua realidade

Depois de colocar seus rendimentos e despesas no papel (ou em programas como o Excel), veja se a sua viagem dos sonhos cabe no seu bolso.

Talvez você precise mudar de planos ou deixar um prazo maior pra juntar a grana necessária.

Pra tomar essa decisão, pese dois fatores: você prefere relaxar em uma data mais próxima em um rolê mais simples ou esperar mais e fazer uma viagem com tudo o que tem direito? A resposta certa é a que for mais importante pra você no momento.

3. Capriche na pesquisa

Uma das partes mais legais de viajar é descobrir tudo sobre o lugar que você vai, desde onde é melhor ficar hospedado até quais são os pontos turísticos para visitar.

Felizmente a internet está cheia de informações sobre todos os principais destinos de viagem do mundo, com roteiros variados pra todos os bolsos. Por isso, procure dicas de blogs que tenham o mesmo perfil de viajante que você.

Pra saber quanto uma viagem vai custar, fique atendo a essas informações:

  • Quanto custa o transporte até lá (combustível, pedágio, passagem de avião/ ônibus/ barco/ trem)
  • Precisa tirar passaporte ou visto? 
  • Qual o preço médio de hospedagem pro seu modelo de viagem (hostel, AirBnB, hotel)
  • Quanto custam as refeições no lugar
  • Quanto custam produtos básicos no mercado
  • Quanto custa e qual é a melhor opção de transporte no lugar (táxi, transporte público, carro alugado etc)
  • Você vai precisar de seguro viagem?
  • Quanto custam as atrações turísticas
  • Se for pro exterior, qual é a moeda corrente no seu local de destino, quanto ela custa e qual é o melhor momento pra comprá-la
  • Pretende trazer presentes para amigos e familiares?
  • Você vai ter que comprar equipamentos ou roupas especiais pra viagem (roupas pra temperaturas muito baixas ou tênis pra trilha, por exemplo)?

Isso tudo deve entrar na sua planilha de gastos da viagem!

4. Escolha bem a época de viajar

Escolher a data da viagem pode ajudar a economizar por dois motivos.

Primeiro, porque existem épocas em que o destino que você deseja é menos procurado e, por isso, mais barato.

Depois, porque você deve programar a sua ida de acordo com o tempo necessário pra juntar dinheiro.

5. Veja quanto economizar por mês para viajar

Já sabe o custo aproximado e a data da viagem? Agora, pra saber quanto você precisa economizar por mês é só dividir o valor pelo período que falta até a sua partida. 

Esse dinheiro deve ir direto pro “cofrinho da viagem”, que pode ser uma poupança específica pra isso ou um investimento que você possa resgatar a grana a tempo da partida.

Mas, atenção: não esqueça que algumas contas podem chegar antes, como a fatura do cartão de crédito contendo os valores de hospedagem e passagem!

6. Reduza os gastos com outras atividades de lazer

Já que a viagem está na categoria lazer, vale a pena reduzir um pouco outras atividades desse tipo enquanto você economiza. Então, tente reduzir a frequência de jantares em restaurantes, idas ao cinema e pequenas viagens de fim de semana.

São alguns sacrifícios, mas não vai ser tão difícil de conseguir se você mentalizar que está fazendo isso porque vai aproveitar muito a sua viagem depois!

O que vender para juntar dinheiro para viajar

Quer turbinar ainda mais seu porquinho pra viajar? Que tal uma renda extra? O desapego e o empreendedorismo são ótimas formas de juntar uma graninha a mais!

Livros, gibis e revistas

A estante está juntando pó? Vender livros, gibis e revistas que você já leu (ou sabe que não vai ler) pode te ajudar a criar um ambiente mais limpo e ainda conseguir uma grana pra viajar.

Você pode vender na OLX, no Enjoei, no Mercado Livre, na Estante Virtual e até no Instagram e nos grupos de Whatsapp e Facebook.

Roupas e acessórios

Sabe aquela peça que você usou poucas vezes e nem sabe se vai usar mais? Vende! Essa é uma oportunidade de renovar o guarda-roupas e deixar tudo mais minimalista e prático.

Plataformas virtuais como o Enjoei permitem que você crie uma loja online pra vender os seus produtos.

Outra forma de vender é pelo Whatsapp, no grupo de pais da escola, no grupo do condomínio ou mesmo no grupo de amigos e família. Capriche nas fotos e na divulgação!

Eletrodomésticos

Se você tem aquele eletrodoméstico que parecia super útil mas no dia a dia acabou ficando encostado em um canto, saiba que ele pode ser o sonho de consumo de alguém!

Então, se livre dessa quinquilharia, ganhe espaço em casa e engorde o porquinho da viagem!

Um bom lugar pra vender esses produtos é na OLX (grupos de Whatsapp funcionam bem também!).

Louças e móveis

Se suas louças e móveis já não combinam ou não cabem em casa, ou se você vai fazer uma mudança, aproveite pra vender esses utensílios. Em bom estado, eles podem ser vendidos rapidinho e por um bom preço! Aproveite pra vender no bazar do condomínio ou do bairro, ou anuncie no Enjoei e na OLX.

Artesanatos

Quem tem um dote artístico não pode perder a oportunidade de transformar o talento em dinheiro. Fotografe suas artes e invista em uma boa divulgação pela internet!

Marmitas

Cada vez mais as pessoas se importam com uma boa alimentação, mas nem sempre elas têm tempo e disposição pra cozinhar.

Se você manda bem na cozinha, aproveite pra fazer marmitas gostosas e caseiras.

Todo mundo adora e é uma mão na roda! Venda por um preço menor que os restaurantes e conquiste a clientela com uma divulgação de dar água na boca. 

Bolos e docinhos

Já se você manda melhor nos doces, faça bolos e docinhos maravilhosos e bonitos pra vender! Use o Instagram, o Facebook e o Whatsapp pra divulgar suas delícias.

Bicicleta, patins, skate, patinete

Faz tempo que você não usa seus meios de transporte alternativos? Com certeza tem alguém que tem interesse neles! Anuncie em sites de desapego e nas suas redes sociais por um preço bacana e veja o resultado.

Pneus velhos

Quando for trocar os pneus do carro ou da magrela, não jogue os antigos fora. As borracharias costumam comprar pneus usados. O que era lixo, vira renda!

E-book

Uma das maravilhas da internet é que, com ela, fica muito mais fácil aprender sobre os seus assuntos de interesse.

Quem nunca procurou um artigo ou vídeo na web pra resolver uma dúvida gramatical, instalar um chuveiro ou fazer uma receita? Assim como você busca por esses conteúdos, existem pessoas que ganham dindim com a produção deles. 

Quem manda bem na cozinha, pode fazer um livro de receitas. Quanto mais específico for o título, melhor! Por exemplo: lanches de verão, receitas da família, comidas confortáveis etc.

Você também pode escrever poemas, contos, romances ou sobre algum assunto em que você tenha bastante conhecimento. Ofereça um produto de qualidade e divulgue pro público certo!

Pra facilitar a diagramação, existem sites como o Crello, com modelos prontos. Você pode vender seu e-book em plataformas como a Amazon, a Hotmart e a Eduzz.

Cursos online

Inglês, violão, pilates, redação… As aulas online vieram pra ficar e agora você não precisa mais de um espaço pra dar aulas particulares daquilo que você tem conhecimento.

Além do custo reduzido, existe a vantagem de poder ampliar o seu público. Um professor de Manaus pode ter um aluno de Porto Alegre, por exemplo.

Além das aulas ao vivo por vídeo chamada, você pode ter um curso no modelo on demand, ou seja, que o aluno pode assistir a qualquer hora.

Uma opção que vem sendo bastante usada pra isso é criar um perfil fechado no Instagram e cobrar um valor pra quem quiser ter acesso aos conteúdos que você produz.

Vídeo: como juntar dinheiro para viajar

A Mi Alves fez um vídeo super bacana de como economizar dinheiro para viajar. É muito legal ver histórias reais de pessoas que juntam dinheiro para realizar seus sonhos!

Quer mais dicas pra ganhar uma grana extra? Confira nosso artigo sobre empreendedorismo!

Ícone de categoria
Ícone de categoria

Gostou? Comenta aqui