Como calcular a porcentagem de um produto para vender
Quer saber como calcular a porcentagem de um produto para vender? Entenda os elementos que são parte do cálculo e veja como fazer cada etapa da conta para elaborar o preço de venda.
Calcular a porcentagem de um produto para vender pelo preço certo é mais simples do que parece.
Fazer essa conta significa entender quanto, dentro do preço de venda, corresponde à cobertura das despesas a ao lucro. Existem métodos diferentes para chegar ao resultado e separamos um bem simples e eficiente.
Então, confira alguns conceitos importantes, entenda o papel de cada elemento da precificação e aprenda a fazer o cálculo!
O que é margem de lucro
Margem de lucro é a porcentagem lucrativa dentro do preço de um produto ou serviço. Em outras palavras, é basicamente quanto sobra de uma venda depois de diminuídas as despesas.
Isso significa que na composição do preço de algo que é vendido, uma parte não se trata apenas da cobertura dos custos – trata-se do lucro.
Assim, para calcular o preço de venda de um produto é preciso pensar na porcentagem que será a margem de lucro.
Qual a importância de calcular a porcentagem de um produto para vender
Calcular a porcentagem de custos e de lucro de um produto para vender é importante porque evita prejuízo.
Isso porque é arriscado estipular um preço de venda sem colocar na ponta do lápis quanto ela custou para a empresa e quanto se pretende lucrar.
Portanto, além de garantir a saúde financeira e lucratividade do negócio, calcular a porcentagem das despesas e dos ganhos evita que o custo do produto seja mais alto do que a receita gerada por ele.
Vamos entender como isso funciona? Acompanhe no próximo tópico.
Como calcular a porcentagem de um produto para vender
O ponto de partida para calcular a porcentagem de um produto para vender é conhecer as despesas e o lucro desejado.
Com esses valores é possível criar o preço de venda.
É importante lembrar que existem inúmeras formas de calcular preço de venda, margem de lucros e despesas. Uma delas, por exemplo, é pelo markup de vendas.
Vale a pena conferir as modalidades para encontrar aquela que mais atende às necessidades do seu negócio.
Mas de um modo geral, o objetivo do cálculo é considerar todos os custos para que o preço do produto englobe as despesas e gere lucro.
Separamos aqui um método mais simples de fazer, mas que é eficiente e cumpre esse papel.
Vamos lá?
Elementos do cálculo
Antes de calcular a porcentagem de custos e de lucro, é preciso levantar os elementos que farão parte da conta. Veja quais são.
Preço do produto: revenda ou produção
Se é um item fabricado por você, entram os custos de produção. Se é um produto revendido, considere o custo de cada item que você comprou.
Despesas da empresa
O preço do produto não considera apenas os insumos necessários para produzi-lo, ou, seu custo de compra.
Nele, também entram as despesas de mão de obra e de operação: hora de trabalho da equipe, conta de luz e locação do imóvel onde funciona o comércio, por exemplo.
Margem de lucro
Por fim, entra no custo o valor do lucro desejado. Para pensar nessa porcentagem é preciso compreender quanto é saudável de cobrar do cliente e ao mesmo tempo garantir a lucratividade.
Aqui, uma pesquisa de mercado para avaliar o preço da concorrência ajuda.
Cálculo da porcentagem: como fazer o preço
Agora, veja como fazer o cálculo da porcentagem, passo a passo.
Passo 1: levante o preço do produto
Para o preço do produto considere o custo do item unitário. Por exemplo: R$15 por camiseta.
Passo 2: calcule porcentagem das despesas
Para calcular o preço, considere também a porcentagem das despesas. Ou seja: quanto por cento do preço de venda precisa contribuir com os custos do negócio.
Nessa etapa do cálculo, aplica-se a fórmula abaixo.
(Despesas / Vendas) x 100 = Porcentagem das Despesas
Para fazer essa conta, é importante realizar uma estimativa ou analisar resultados anteriores.
Suponha que as despesas do último ano da empresa tenham sido R$12 mil e as vendas tenham sido R$60 mil. O cálculo fica:
- (Despesas / Vendas) x 100 = Porcentagem das Despesas
- (12.000 / 60.000) x 100 = PD
- 0,2 x 100 = PD
- 20 = PD
A porcentagem das despesas que precisam fazer parte do cálculo é de 20%. Guarde a informação.
Passo 3: considere a margem de lucro
Cada produto pode ter uma margem de lucro diferente, mas é interessante escolher uma margem mínima.
Essa escolha precisa ser baseada numa estimativa coerente.
Então como dissemos no tópico anterior, procure fazer um levantamento de preço da concorrência de produtos compatíveis com o seu. Isso serve para entender os valores do mercado e não ficar muito acima ou muito abaixo.
Para o exemplo, suponhamos que depois dessa análise a margem ficou em 20%.
Passo 4: faça o cálculo final do produto
Agora, para calcular o preço do produto, é preciso somar as despesas e a margem de lucro. No entanto, é necessário seguir uma ordem específica de contas matemáticas para a equação dar certo.
Parece complicado, mas não é. Veja!
- Faça a soma das duas porcentagens: a das despesas e a do lucro. Em nosso exemplo, fica 20% + 20% = 40%;
- Para a conta, é necessário trabalhar com a porcentagem do Preço de Venda, que é sempre de 100%. Então, diminua de 100% as porcentagens anteriores. Fica 100% – 40% = 60%;
- Em seguida, divida o valor do preço unitário pelo valor resultante da conta anterior. Aqui, nosso preço unitário é de 15 reais e a conta anterior ficou em 60%. Assim, fica: 15/60 = 0,25;
- Por fim, multiplique o resultado anterior por 100, para ter o valor de venda: 0,25 x 100 = R$25.
O preço unitário de cada camiseta deve ser de R$25.
Dessa forma, cada produto considera o custo, a porcentagem das despesas da empresa e a porcentagem da margem de lucro.
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