Como calcular o preço de venda de produto ou serviço?
Quer saber como calcular o preço de venda de produto ou serviço? Entenda mais sobre o conceito e como chegar a um valor adequado para seus produtos e serviços!
Você sonhou, planejou, estudou e finalmente vai tirar o sonho do negócio próprio do papel!
Entre começar o planejamento da empresa, compra de materiais, estrutura física ou digital até chegar a hora de abrir as portas e iniciar as vendas, muitos cálculos são feitos.
E uma destas principais contas é chamada de preço de venda.
Para entender melhor sobre este conceito, o Dindim por dindim preparou este material especialmente para você!
Além disso, iremos mostrar como realizar este cálculo, e quais itens levar em conta no momento de calcular.
Confira!
- O que é preço de venda
- O que são custos
- O que são despesas
- O que é lucro
- Como calcular o preço de venda de um produto
- Como calcular preço de venda com margem de lucro
- Como calcular o preço de venda de um produto caseiro
- Como calcular o preço de venda de um serviço
- Vídeo: Como calcular o preço de venda do produto e serviço
O que é preço de venda
Você sabe por qual valor vai vender seu produto ou serviço para seu cliente? A resposta para esta pergunta é o que chamamos de preço de venda.
Ou seja, o conceito significa o valor final do que irá vender. É o preço que irá chegar até o seu cliente.
E este valor é calculado após o levantamento de todos os custos do produto, das despesas variáveis e fixas (proporcionais).
Outro ponto que deve ser destacado é que o valor pago pelo seu cliente deve gerar lucro ao seu negócio.
Ou seja, com estas três informações: custos, despesas e lucro você tem o chamado aspecto financeiro do preço de venda.
Além deste aspecto, que é interno à empresa, existe o aspecto mercadológico – externo à empresa, que também pode te ajudar a definir o valor final do produto ou serviço.
E ele é formado principalmente pela pesquisa de mercado (média de preço praticada pelos seus concorrentes diretos), pelo posicionamento da sua marca e público que quer atingir.
Agora que você já viu o conceito e do que ele é formato veja mais sobre o que significa cada um dos itens financeiros da empresa.
Ser seu próprio chefe é um desafio enorme, né? Por isso, preparamos uma newsletter exclusiva pra você. Assine agora mesmo!
O que são custos
Os custos são os gastos que você possui para produzir ou realizar a sua atividade. Fazem parte dos custos de um negócio itens como:
- Compra das matérias-prima
- Manutenção dos equipamentos que fazem parte da produção
- Reposição do estoque
- Embalagens
- Salários e encargos dos trabalhadores da linha de produção
Estes itens são divididos em custos fixos e custos variáveis. A manutenção dos equipamentos, por exemplo, não acontece todos os meses, por isso é um custo variável. Já o salário dos trabalhadores da produção é um custo fixo mensal.
O que são despesas
Já as despesas são relacionadas aos valores gastos para que o negócio funcione. São gastos diretamente ligados à operação da empresa. Como por exemplo:
- Aluguel do estabelecimento
- Contas de água, luz e internet
- Compras de materiais de escritório
- Folha de pagamento de setores como: administrativo, marketing, finanças, etc.
- Divulgação do negócio
Visto o conceito de custo e despesa, conheça mais sobre o lucro!
O que é lucro
O lucro, item mais aguardado por todos os empreendedores ao final do mês, é o resultado do cálculo entre o que entrou e o que saiu da empresa.
Ou seja, o valor que foi conquistado pelas vendas menor os gastos com custos e despesas do negócio.
É importante ter isso claro para não confundir lucro com faturamento. O segundo termo é referente ao valor total das vendas apenas, sem levar em conta os gastos que o empreendedor teve no processo.
Já o lucro dá a real dimensão da saúde do negócio. Aumentar o lucro deve ser a busca constante de todo o empreendedor.
Agora que você conhece melhor os itens financeiros do preço de venda, veja mais sobre como realizar alguns importantes cálculos para sua empresa!
Como calcular o preço de venda de um produto
Agora chegou a tão esperada hora de calcular o preço da venda do seu produto!
Tendo em mãos os principais itens que fazem parte deste cálculo, não existe mistério, veja só:
Custos + despesas + lucro = valor do preço da venda
Este é o cálculo mais simples que você pode utilizar para guiar seu negócio!
Veja o exemplo a seguir:
Você possui uma confeitaria. Os custos mais as despesas totais para a produção de 1 bolo é de R$20,00. Seu objetivo é conseguir um lucro de R$50,00 a cada bolo vendido.
Então, o valor que deverá vender cada bolo é de R$70,00. Viu só como é simples?
Veja a seguir outro tópico fundamental que deve levar em conta: a margem de lucro.
Como calcular preço de venda com margem de lucro
É necessário incluir mais um conceito fundamental no cálculo de todo empreendedor, que é a margem de lucro.
Ela difere do conceito de lucro, por se tratar da porcentagem que será somada aos cursos totais, gerando assim, o preço final e quantos % aquela venda terá de lucro em cada venda que fizer.
A margem de lucro sinaliza quantos % do total daquela venda gerou lucro e quantos % foi de custos e despesas.
Um esquema para guardar é o seguinte: quanto de lucro bruto sua empresa teve dividido por tudo que entrou de receita na empresa.
Confira o exemplo a seguir:
Uma loja faturou R$5.000,00 em um mês. E os custos e despesas totalizaram R$3.000,00.
Ou seja: a receita total da empresa menos os custos e receitas totalizou R$2.000,00, certo?
Para saber a margem de lucro use o esquema acima: R$2.000 / R$5.000 = 0,4.
Este valor será multiplicado por 100 para dar a porcentagem, que é de 40%.
Sendo assim, a margem de lucro da loja foi de 40%.
Legal, não é mesmo?
A lógica do cálculo do preço de venda e da margem de lucro pode ser aplicada na venda de produtos caseiros e de serviços. Confira!
Como calcular o preço de venda de um produto caseiro
O cálculo realizado para saber o preço da venda de produtos que você faz em sua própria casa .
Considere os custos, despesas e quanto de lucro quer ter com cada venda.
Além disso, defina a quantidade de produtos que consegue produzir em determinado tempo. Por exemplo, se seus custos e despesas mensais são de R$500,00 e você consegue produzir 100 unidades do seu produto. O custo de cada unidade do seu produto é de R$5,00.
Com este valor em mãos, some a sua margem de lucro. O ideal é buscar uma margem de lucro maior que 50%.
Com isso, você chega ao seu preço de venda de um produto unitário.
E quando você vende um serviço, como calcular?
Como calcular o preço de venda de um serviço
O empreendedor que oferece serviços deve ter as mesmas informações em mãos.
A diferença no cálculo é pequena. Veja como calcular preço dos serviços prestados a seguir:
Você possui uma pequena empresa de produção e revisão de textos. O custo com seus funcionários é de R$5.000,00 ao mês.
Além disso, possui despesas fixas como aluguel, luz e internet que totalizam R$1.500,00.
A margem de lucro que você definiu para o seu negócio é de 50%.
O cálculo fica da seguinte forma:
Custos mensais: R$5.000,00
Despesas mensais: R$1.500,00
Lucro: R$2.500,00
Total que deve obter com vendas ao longo do mês para o seu negócio é de R$9.000,00.
Estes são cálculos fundamentais e servem para a melhor gestão financeira do seu negócio e para a construção do sucesso!
Vídeo: Como calcular o preço de venda do produto e serviço
O Sebrae Talks fez um vídeo bem legal sobre como calcular o preço de venda do produto. Vale a pena assistir pra complementar a leitura!
Aprendeu como calcular o preço de venda de produto e serviço? Conta pra gente nos comentários se ficou com alguma dúvida!
Gostou? Comenta aqui