Como calcular o preço de venda de produto ou serviço?

31/01/2022
8 min de leitura
Equipe Dindim
31/01/2022
8 min de leitura

Quer saber como calcular o preço de venda de produto ou serviço? Entenda mais sobre o conceito e como chegar a um valor adequado para seus produtos e serviços!

Você sonhou, planejou, estudou e finalmente vai tirar o sonho do negócio próprio do papel! 

Entre começar o planejamento da empresa, compra de materiais, estrutura física ou digital até chegar a hora de abrir as portas e iniciar as vendas, muitos cálculos são feitos.

E uma destas principais contas é chamada de preço de venda. 

Para entender melhor sobre este conceito, o Dindim por dindim preparou este material especialmente para você!

Além disso, iremos mostrar como realizar este cálculo, e quais itens levar em conta no momento de calcular.

Confira!

O que é preço de venda

Você sabe por qual valor vai vender seu produto ou serviço para seu cliente? A resposta para esta pergunta é o que chamamos de preço de venda.

Ou seja, o conceito significa o valor final do que irá vender. É o preço que irá chegar até o seu cliente.

E este valor é calculado após o levantamento de todos os custos do produto, das despesas variáveis e fixas (proporcionais). 

Outro ponto que deve ser destacado é que o valor pago pelo seu cliente deve gerar lucro ao seu negócio. 

Ou seja, com estas três informações: custos, despesas e lucro você tem o chamado aspecto financeiro do preço de venda. 

Além deste aspecto, que é interno à empresa, existe o aspecto mercadológico – externo à empresa, que também pode te ajudar a definir o valor final do produto ou serviço. 

E ele é formado principalmente pela pesquisa de mercado (média de preço praticada pelos seus concorrentes diretos), pelo posicionamento da sua marca e público que quer atingir. 

Agora que você já viu o conceito e do que ele é formato veja mais sobre o que significa cada um dos itens financeiros da empresa. 

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O que são custos

Os custos são os gastos que você possui  para produzir ou realizar a sua atividade. Fazem parte dos custos de um negócio itens como:

  • Compra das matérias-prima
  • Manutenção dos equipamentos que fazem parte da produção
  • Reposição do estoque
  • Embalagens
  • Salários e encargos dos trabalhadores da linha de produção

Estes itens são divididos em custos fixos e custos variáveis. A manutenção dos equipamentos, por exemplo, não acontece todos os meses, por isso é um custo variável. Já o salário dos trabalhadores da produção é um custo fixo mensal. 

O que são despesas

Já as despesas são relacionadas aos valores gastos para que o negócio funcione. São gastos diretamente ligados à operação da empresa. Como por exemplo:

  • Aluguel do estabelecimento
  • Contas de água, luz e internet
  • Compras de materiais de escritório
  • Folha de pagamento de setores como: administrativo, marketing, finanças, etc.
  • Divulgação do negócio

Visto o conceito de custo e despesa, conheça mais sobre o lucro!

O que é lucro

O lucro, item mais aguardado por todos os empreendedores ao final do mês, é o resultado do cálculo entre o que entrou e o que saiu da empresa.

Ou seja, o valor que foi conquistado pelas vendas menor os gastos com custos e despesas do negócio. 

É importante ter isso claro para não confundir lucro com faturamento. O segundo termo é referente ao valor total das vendas apenas, sem levar em conta os gastos que o empreendedor teve no processo.

Já o lucro dá a real dimensão da saúde do negócio. Aumentar o lucro deve ser a busca constante de todo o empreendedor. 

Agora que você conhece melhor os itens financeiros do preço de venda, veja mais sobre como realizar alguns importantes cálculos para sua empresa!

Como calcular o preço de venda de um produto

Agora chegou a tão esperada hora de calcular o preço da venda do seu produto!

Tendo em mãos os principais itens que fazem parte deste cálculo, não existe mistério, veja só:

Custos + despesas + lucro = valor do preço da venda

Este é o cálculo mais simples que você pode utilizar para guiar seu negócio!

Veja o exemplo a seguir: 

Você possui uma confeitaria. Os custos mais as despesas totais para a produção de 1 bolo é de R$20,00. Seu objetivo é conseguir um lucro de R$50,00 a cada bolo vendido.

Então, o valor que deverá vender cada bolo é de R$70,00. Viu só como é simples?

Veja a seguir outro tópico fundamental que deve levar em conta: a margem de lucro.

Como calcular preço de venda com margem de lucro

É necessário incluir mais um conceito fundamental no cálculo de todo empreendedor, que é a margem de lucro.

Ela difere do conceito de lucro, por se tratar da porcentagem que será somada aos cursos totais, gerando assim, o preço final e quantos % aquela venda terá de lucro em cada venda que fizer.

A margem de lucro sinaliza quantos % do total daquela venda gerou lucro e quantos % foi de custos e despesas. 

Um esquema para guardar é o seguinte: quanto de lucro bruto sua empresa teve dividido por tudo que entrou de receita na empresa.

Confira o exemplo a seguir: 

Uma loja faturou R$5.000,00 em um mês. E os custos e despesas totalizaram R$3.000,00.

Ou seja: a receita total da empresa menos os custos e receitas totalizou R$2.000,00, certo?

Para saber a margem de lucro use o esquema acima: R$2.000 / R$5.000 = 0,4. 

Este valor será multiplicado por 100 para dar a porcentagem, que é de 40%. 

Sendo assim, a margem de lucro da loja foi de 40%. 

Legal, não é mesmo?

A lógica do cálculo do preço de venda e da margem de lucro pode ser aplicada na venda de produtos caseiros e de serviços. Confira!

Como calcular o preço de venda de um produto caseiro

O cálculo realizado para saber o preço da venda de produtos que você faz em sua própria casa .

Considere os custos, despesas e quanto de lucro quer ter com cada venda.

Além disso, defina a quantidade de produtos que consegue produzir em determinado tempo.  Por exemplo, se seus custos e despesas mensais são de R$500,00 e você consegue produzir 100 unidades do seu produto. O custo de cada unidade do seu produto é de R$5,00.

Com este valor em mãos, some a sua margem de lucro. O ideal é buscar uma margem de lucro maior que 50%.

Com isso, você chega ao seu preço de venda de um produto unitário. 

E quando você vende um serviço, como calcular?

Como calcular o preço de venda de um serviço

O empreendedor que oferece serviços deve ter as mesmas informações em mãos.

A diferença no cálculo é pequena. Veja como calcular preço dos serviços prestados a seguir:

Você possui uma pequena empresa de produção e revisão de textos. O custo com seus funcionários é de R$5.000,00 ao mês. 

Além disso, possui despesas fixas como aluguel, luz e internet que totalizam R$1.500,00. 

A margem de lucro que você definiu para o seu negócio é de 50%.

O cálculo fica da seguinte forma:

Custos mensais: R$5.000,00

Despesas mensais: R$1.500,00

Lucro: R$2.500,00

Total que deve obter com vendas ao longo do mês para o seu negócio é de R$9.000,00.

Estes são cálculos fundamentais e servem para a melhor gestão financeira do seu negócio e para a construção do sucesso!

Vídeo: Como calcular o preço de venda do produto e serviço

O Sebrae Talks fez um vídeo bem legal sobre como calcular o preço de venda do produto. Vale a pena assistir pra complementar a leitura!

Aprendeu como calcular o preço de venda de produto e serviço? Conta pra gente nos comentários se ficou com alguma dúvida!

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