Como cobrar um cliente: dicas infalíveis!

18/01/2022
8 min de leitura
Equipe Dindim
18/01/2022
8 min de leitura

Quer saber como cobrar um cliente? Saiba como cobrar da melhor forma seus clientes sem afetar o relacionamento e as futuras vendas. 

Manter os pagamentos em dia é essencial para a saúde financeira do seu bolso e para que lojas, comércios e empresas consigam manter suas atividades.

O lucro destes estabelecimentos, inclusive, vem da venda de produtos e serviços e do pagamento feito pelos clientes.

Mas quando o cliente não paga o prejuízo é certo, não é mesmo? Principalmente se você  não possui estratégias bem definidas de cobrança.

Para isso, este material especial do Dindim por dindim irá te guiar para entender como cobrar um cliente da melhor forma, sem perder vendas futuras, com dicas infalíveis para o seu negócio.

O problema da inadimplência

O problema da inadimplência no Brasil tem crescido, principalmente, graças à pandemia e ao desemprego. 

Além disso, a falta de educação financeira é fator determinante para o número destes casos. 

Para termos uma ideia, em outubro de 2021, segundo o Mapa da Inadimplência e Renegociação do Serasa, o número de inadimplentes atingiu 63,4 milhões de pessoas – maior índice registrado desde julho de 2020. 

Mas afinal o que torna uma pessoa inadimplente?  

Basicamente não honrar um compromisso financeiro.

Parcelar uma compra, por exemplo, não significa inadimplência. Inclusive, o parcelamento no cartão de crédito é uma ótima opção para clientes e lojistas. 

Porém, caso passe da data do pagamento a pessoa torna-se inadimplente. 

Neste sentido, como empreendedores e lojistas podem cobrar os inadimplentes sem perder estes clientes e assim conseguir resolver da melhor forma a questão?

Veja a seguir!

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Qual a melhor maneira de cobrar um cliente

Cobrar alguém com educação é a melhor forma para manter um bom relacionamento com clientes inadimplentes. 

Quem deve sabe que está devendo, mas muitas vezes não se encontra nesta situação por vontade própria, mas sim por várias questões que podem estar afetando o compromisso em dia das finanças. 

Como por exemplo: desemprego, desorganização financeira, problemas de saúde, etc. 

Sabendo disso, conheça alguns dos principais itens na hora da cobrança:

Organização e planejamento

A dupla essencial para qualquer negócio.

Como estão as planilhas e cadastros da sua empresa?

Ter em mãos dados atualizados dos clientes e dos pagamentos é essencial para saber quem deve e qual o valor devido. 

Com as informações dos clientes em mãos você consegue o contato com eles. Busque sempre pedir a eles dados como: telefone, endereço, whatsapp e e-mail. Assim, evita de não encontrá-los. 

Outro ponto que a organização e o planejamento irão ajudar é cobrar certo o valor de quem deve. Não cobrando o mesmo cliente duas vezes ou até mesmo quem já pagou. 

Tenha uma rotina de cobrança: defina os dias que irá se dedicar a entrar em contato com os clientes inadimplentes.

Busque entender as questões envolvidas e ofereça ajuda para ajudá-lo a quitar a dívida. 

Um exemplo de auxílio que pode oferecer é a facilitação do pagamento. Confira!

Facilite o pagamento

Entenda como o cliente prefere pagar.

Para valores à vista ofereça um desconto. Isto pode ajudar a receber mais rápido e ficar no azul. 

Além disso, ofereça variedade de opções como: cartão de crédito, pix, transferência, boleto, etc.

Entenda os canais de comunicação

Outra questão fundamental na hora da cobrança é a escolha dos canais de comunicação. 

Por qual canal irá entrar em contato para cobrar seus clientes?

Algumas opções mais populares são:

  • Telefone
  • E-mail
  • WhatsApp

Cada uma delas possui uma linguagem específica e forma ideal para a cobrança ser efetiva.

Veja abaixo como fazer isso e exemplos de mensagens de cobrança

Como mandar uma mensagem cobrando o cliente

Mandar uma mensagem cobrando o cliente deve ser feito com planejamento e preparo, entendendo a linguagem ideal para cada canal de comunicação. 

Mostre sempre que você quer ajudar o cliente a resolver a questão, afinal de contas é bom para ele e  também para a empresa. 

Na ligação telefônica, por exemplo, a comunicação é mais direta e por vezes evitada por clientes que conhecem o número da loja/empresa/comércio. 

Use este recurso com equilíbrio e quando as outras formas não tiveram resultado. 

Já por e-mail a comunicação é mais formal e serve como uma notificação ao cliente para ele saber que deve para sua empresa e que até determinado dia vence o pagamento. 

Na cobrança pelo whatsapp o tom é um pouco mais informal e direto, principalmente se você já possui uma relação com o cliente. 

Porém, sem esquecer do tom profissional e resolutivo. 

Veja a seguir exemplos:

Exemplos de como cobrar um cliente por WhatsApp

Para cobrar um cliente pelo whatsapp veja como pode fazer:

Exemplo 1 de como cobrar um cliente

Boa tarde, Mariana. Tudo bem? Aqui é a Silvana da Loja Linda Modas. 

Avisando que estamos com um pagamento em seu nome em aberto do mês de novembro de 2021.

Gostaria de ver como posso te ajudar para conseguirmos resolver esta pendência? 

Exemplo 2 de como cobrar um cliente

Olá, Mário. Vimos que a quarta e quinta parcela do jogo de pneus não foram pagas aqui na loja.

O gerente me informou que consegue fazer para você um valor especial para quitar as duas parcelas até esta sexta-feira. O que acha? 

Dois exemplos que unem dois fatores fundamentais para a cobrança de clientes: educação e apoio ao cliente, apresentando soluções e proximidade.

Mensagens de cobrança para mandar para os clientes

Agora confira mais exemplos de mensagens para mandar aos seus clientes.

Mensagem para cobrar um cliente por e-mail ou mensagem (SMS ou Whatsapp)

Bom dia, Sra. Vera.

Informamos que seu boleto referente ao pagamento do sofá venceu em nossa loja.

O boleto gera multa automática por dia de atraso. Para pagar, use o código de barras abaixo ou solicite a 2ª via do boleto respondendo esta mensagem. 

Cód de barras: XXXXXXXX.XXXXXX.XXXXXXXX.XXXXXX

O pagamento pode levar até 2 dias úteis.

Estou à disposição para dúvidas e informações!

Att,

Soraia, empresa Yes Sofás.

Mensagem para cobrar um cliente por telefone

Olá, Silnei. Bom dia.

Como vai?

Estamos entrando em contato porque identificamos dois pagamentos em aberto aqui em nossa loja no seu nome no valor de R$600,00.

E como você é um dos nossos melhores clientes, oferecemos o parcelamento deste valor em 3x. O que acha?

Esses foram alguns exemplos que você pode pegar de referência para se guiar nas cobranças.

O cuidado com o atendimento ao cliente é essencial para sua empresa e deve estar presente em todas as etapas da venda: pré, durante e pós e em situações eventuais como de inadimplência.

Vídeo: Como cobrar clientes inadimplentes

O canal Palestrante PhD. André Ortiz fez um vídeo bem interessante com dicas pra quem quer cobrar clientes. Vale a pena assistir pra complementar a leitura!

Dica bônus

E pra evitar ter que cobrar clientes, já pensou que a solução pode ser uma maquininha de cartão de crédito?

Com uma máquina de cartão, você não perde vendas, consegue oferecer parcelado para seus clientes, não corre o risco de levar um calote e ainda consegue controlar com mais facilidade seu fluxo de caixa.

A SumUp tá com você

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Fique ligado em nossos conteúdos e cuide bem do seu negócio!

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