Como montar um salão de beleza

23/05/2018
12 min de leitura
Equipe Dindim
23/05/2018
12 min de leitura

Confira nossas dicas essenciais para montar um salão de beleza de sucesso em 2021!

Cortar o cabelo, fazer as unhas, depilar, investir em tratamentos capilares e em massagens são atividades bastante presentes na rotina das brasileiras.

Quem pretende montar um salão de beleza de sucesso deve prestar bastante atenção nos detalhes. Além de escolher um bom nome para o salão de beleza, o empreendedor deve pensar na decoração do ambiente, no atendimento ao cliente e, claro, na excelência dos serviços prestados. Vamos descobrir dindim por dindim por onde começar?

O mercado da beleza no Brasil

Segundo o SEBRAE, pesquisas realizadas nos últimos anos mostram que o setor de beleza no país está sempre em ascensão. Se você presta esses serviços e tem o sonho de abrir o próprio negócio, chegou a hora de aprender como montar um salão de beleza.

A opção por um estilo de vida saudável, focado no bem-estar e na beleza, está em alta. A demanda por profissionais de estética tem aumentado, junto com o crescimento da população e da longevidade.

Também de acordo com o SEBRAE, o consumidor que procura por serviços de estética não quer apenas se  sentir mais bonito. Também deseja viver um momento de satisfação e prazer. Por isso, os salões de beleza são, hoje, locais onde se vende experiência de consumo.

Como abrir um salão de beleza

Antes de investir no seu espaço e montar o salão de beleza, é preciso definir quem são os clientes que deseja atender. Serão de classe alta e super exigentes, dispostos a pagar caro por produtos e localização privilegiada? Ou você deseja abrir algo menor, em um bairro mais simples e com preços acessíveis?

Saiba quem vai entrar no seu salão todos os dias. Isso irá te ajudar a procurar pelo local adequado, a escolher os fornecedores e a estabelecer os preços. O nível de investimento também dependerá disso.

Além disso, decida em quais tipos de serviços pretende se focar.

Hoje existem as esmalterias, que são voltadas apenas para unhas. Há, também, os salões em que duas ou três sócias se unem para prestar serviços especializados, como depilação, tratamento capilar e design de sobrancelha. Há, ainda os espaços mais abrangentes, onde o cliente encontra absolutamente tudo o que procura.

Salão de beleza decorado em tons de rosa

Como montar um plano de negócios para salão de beleza

Primeiro, saiba quanto você tem para investir. Essa informação é fundamental para definir todos os itens abaixo.

  • Faça um plano de investimento e decida quanto irá gastar com cada passo.
  • Analise a concorrência e faça uma projeção do retorno financeiro.
  • Coloque na ponta do lápis todos os gastos mensais, como aluguel, contas, salários, manutenção de equipamentos e compra de produtos.

Uma boa planilha ajuda muito a controlar o que está investindo e ganhando. Dessa maneira, você consegue ajustar os preços, combinar salários e definir valores dos serviços.

Se necessário, peça ajuda de um familiar ou amigo que entenda de finanças. Também converse com o contador sobre gastos com impostos, pois será necessário abrir uma MEI ou uma pequena empresa.

Por fim, faça os cálculos com o objetivo de sempre manter uma pequena reserva de dinheiro. Esse valor será utilizado no fluxo de caixa para manter o salão funcionando e possíveis emergências.

Baixe a planilha mensal de fluxo de caixa e comece a cuidar da saúde financeira do seu salão.

A Dani Venâncio fez uma live com dicas bem interessantes para quem quer montar um plano de negócios para salão de beleza:

Como escolher o endereço do seu salão

Definido o estilo do salão, chega a hora de encontrar um local para acomodá-lo.

Se o orçamento estiver apertado e houver espaço na sua casa, poderá montá-lo na própria garagem ou em uma sala adaptada.

Outra ideia é alugar ou comprar um imóvel que sirva para as duas finalidades: tanto trabalhar, quanto viver. Mas lembre-se: a localização deve ser atraente para o público que deseja atingir.

Se for alugar um novo imóvel para o salão de beleza, o segredo é bater bastante perna pela região onde deseja instalá-lo. Isso significa visitar os salões que serão seus concorrentes diretos.

  • Quais serviços eles oferecem e quais os valores cobrados?
  • Eles possuem funcionários?
  • Como é a estrutura do salão?
  • Também visite o local pretendido em diversos horários para ter uma noção do movimento.

Além disso, prefira locais movimentados e acessíveis, com opções de transporte público ou estacionamento. Em regiões comerciais, por exemplo, você poderá atrair clientes que precisam ser atendidas ao longo do expediente, no horário do almoço ou durante alguma pausa.

Como organizar um salão de beleza

Quando for montar o salão de beleza, saiba que deve ter ao menos dois ambientes: uma sala (para acomodar a recepção e serviços) e um banheiro.

Mesmo em um salão de beleza pequeno, é possível organizá-lo e decorá-lo para que fique aconchegante. Com a correria do dia a dia, as clientes preferem se cuidar em um espaço relaxante e prazeroso. O mais importante é manter o salão sempre limpo, arejado e funcional.

Para facilitar a sua vida e economizar, prefira locais com bastante luz natural e fáceis de limpar. Instale lâmpadas fluorescentes, que gastam menos, e aparelhos domésticos econômicos.

Balcão

O balcão de atendimento deve possibilitar o cadastro de clientes e controle dos serviços prestados, seja por meio de um computador ou fichas em papel. Também deve ter telefone e permitir um atendimento ágil.

Caixa

O caixa pode ficar na própria recepção, onde ocorrerá o primeiro e último contato do cliente no salão de beleza.

Sala de espera

Organize uma sala de espera com um local confortável para sentar e bebidas, como água e café. Também disponibilize revistas, uma televisão ou outras fontes de entretenimento.

É importante comprar uma geladeira para manter as bebidas sempre frescas e, se necessário, montar uma pequena cozinha útil para os funcionários.

Salas de atendimento

Já as salas de atendimento devem ter espaço suficiente para acomodar os profissionais e clientes. Lembre-se de que quanto mais serviços oferecer, mais espaço precisará.

As salas de atendimento devem ser bastante iluminadas para facilitar o trabalho do profissional. Serviços como depilação e massagem demandam acomodações específicas, respeitando a privacidade e conforto do cliente. Se necessário, instale ar condicionado.

Equipamentos para salão de beleza

A lista de equipamentos que você irá precisar é bastante longa. Faça uma planilha e a cotação dos preços. Não esqueça de optar por produtos com bom custo-benefício, econômicos e duráveis. Veja alguns itens indispensáveis:

  • Bancada de apoio para a recepção;
  • Cadeira para a recepcionista;
  • Sofá para a recepção;
  • Lixeiras;
  • Armários, gaveteiros ou prateleiras;
  • Espelhos;
  • Cadeiras para corte;
  • Poltronas para serviços de manicure;
  • Carrinho para auxiliar a manicure;
  • Maca para atendimento de depilação e massagem;
  • Telefone;
  • Frigobar ou geladeira;
  • Máquina para esterilizar equipamentos;
  • Ar condicionado;
  • Sistema de som ambiente.

A Carla Guimarães fez um vídeo bem detalhado com alguns itens que você precisa ter para abrir um salão:

Como decorar um salão de beleza

Não subestime a decoração do salão de beleza, pois ela dará identidade ao espaço. Precisa ser bonita, receptiva, funcional e valorizar o conforto do cliente.

O público-alvo e a localização são determinantes. Você pode construir um espaço mais moderno e descolado, voltado para o público jovem, ou um ambiente chique, se pretende atender mulheres de meia idade e classe alta.

Se o salão de beleza é pequeno, aproveite-o com sabedoria. Utilizar muitos espelhos, cores claras e luz fria pode fazer o local parecer mais amplo.

Decore apenas com objetos essenciais, para não atrapalhar a circulação, e escolha cores que tenham a ver com a identidade do salão.

Quantos funcionários você precisa ter no salão de beleza

Contratar ao menos um funcionário é uma necessidade em praticamente todos os salões de beleza. Se você for o profissional que presta os serviços, provavelmente irá precisar de recepcionista ou assistente.

Montar a equipe, independente do tamanho, é sempre um desafio. Teste o trabalho dos candidatos para garantir que prestam um bom serviço. Além disso, analise sua capacidade de ser atencioso, simpático e prestativo com o cliente.

Por fim, converse com o seu contador para entender qual o melhor regime de contratação.

Manicures, por exemplo, costumam trabalhar por comissão, recebendo uma parcela de cada unha feita. Já recepcionistas e outros funcionários podem entrar no regime CLT, mas faça todos os cálculos para garantir que terá como arcar com as despesas.

Como divulgar um salão de beleza

O seu salão de beleza pode ser agradável, aconchegante, acessível e oferecer excelentes serviços. Mas se ninguém souber que ele existe, seu esforço será em vão.

Portanto, separe verba para a divulgação, que pode ser feita de duas formas: pela internet ou panfletagem. Confira algumas das dicas para atrair clientes para salão de beleza com divulgação:

Internet

Mesmo que você não faça uma divulgação constante na internet, é importante criar um endereço online para o seu salão de beleza.

Redes sociais, como Facebook e Instagram, podem gerar bons resultados – principalmente para divulgar serviços, sorteios e parcerias. Além disso, utilize o Google Meu Negócio para criar uma página gratuita, com informações como endereço, telefone e serviços.

Divulgue seu salão de beleza no Google Meu Negócio

Panfletos

Panfletar costuma sair um pouco caro, mas pode funcionar para atrair clientes da sua região. Boa ideia é fazer parcerias com outros negócios, como academias ou lojas. Solicite que disponibilizem o material e, em troca, se ofereça para distribuir os panfletos deles. Confira nossas dicas de como fazer um panfleto atrativo.

Quais são as exigências legais e de vigilância sanitária

Para legalizar o seu negócio, você deverá contratar um contador. Ele poderá te orientar sobre o tipo de empresa a abrir, além de registrá-la na Receita Federal, Junta Comercial, Secretaria Estadual da Fazenda e Prefeitura Municipal, para obter o alvará de funcionamento.

Exigências legais

Para funcionar, o seu imóvel deverá passar por inspeções feitas por bombeiros e pela secretaria municipal da saúde. Essas fiscalizações costumam ser rigorosas, pois esses estabelecimentos podem oferecer riscos aos clientes.

Mas qual tipo de perigo um salão de beleza poderia oferecer? Bom, os profissionais tratam da pele e do cabelo dos clientes. A cera quente na depilação, por exemplo, pode causar uma lesão. O uso de produtos químicos no cabelo pode apresentar riscos para a saúde, assim como materiais não esterilizados.

Anvisa

A ANVISA estabelece todas as diretrizes e normas para o funcionamento dos salões de beleza e centros de estética. Entre eles, deve-se observar a higiene do espaço e de todos os equipamentos, como escovas de cabelo e toalhas, esterilização dos utensílios e segurança dos produtos.

Tome muito cuidado com os fornecedores e sempre leia todos os rótulos, garantindo que a composição dos cosméticos não apresentará riscos à saúde. A agência também recomenda que os profissionais usem uniformes claros e limpos e mantenham as unhas curtas e higienizadas.

Como não perder venda no salão de beleza

É claro que você não quer perder nenhuma venda no seu salão de beleza, né? Por isso, é muito importante aceitar diversas formas de pagamento: crédito, débito e PIX são as principais. Afinal, em 2021, quase ninguém anda com dindim no bolso.

A SumUp Total é uma maquininha de cartão com bobina – bem completa para o seu negócio. Ela conta com conexão por wi-fi e 3G, imprime comprovante e ainda aceita pagamento por aproximação (NFC).

Agora, para quem quer uma opção mais barata, a dica é a SumUp On, a maquineta de cartão com chip 3G para você levar para todos os lugares sem depender do celular. Ela é especialmente boa para as cabelereiras que atendem em domicílio.

Conclusão

Para montar um salão de beleza de sucesso, você deve seguir os passos que falamos por aqui. Vamos revisar?

  1. Definir o estilo do salão
  2. Fazer um plano de negócios completo
  3. Encontrar o espaço ideal
  4. Comprar os equipamentos e pensar na estrutura do salão
  5. Criar uma identidade diferenciada para o salão
  6. Selecionar bem os funcionários
  7. Caprichar na divulgação
  8. Seguir as exigências legais e de vigilância sanitária
  9. Aceitar diversas formas de pagamento

Planejar e buscar informações são passos fundamentais para a abertura de qualquer negócio. O que mais você gostaria de saber sobre como montar um salão de beleza? Conta pra gente nos comentários!

Ícone de categoria
Ícone de categoria

Gostou? Comenta aqui