Caixa vs. bolso: como separar o dinheiro da empresa do pessoal
Você sabia que misturar as finanças pessoais com as finanças da empresa pode ser um desastre para o caixa e para o bolso? Confira nosso artigo e entenda como e porque separar o dinheiro da empresa do pessoal!
Um dos maiores erros que qualquer empreendedor pode cometer é misturar as contas pessoais com as do trabalho. Não faça isso.
Mesmo que o seu negócio vá de vento em popa, é preciso tomar o cuidado para não ser pego de surpresa por falta de controle do dinheiro que entra e sai, principalmente se você não separar o dinheiro da empresa do pessoal.
Fica aqui com a gente pra aprender dindim por dindim a importância de separar o dinheiro do seu negócio do seu dinheiro pessoal.
Por que é preciso separar o dinheiro?
Ao abrir um negócio, parte importantíssima da gestão financeira é nunca usar o dinheiro da empresa para fins pessoais.
Estabeleça o chamado pró-labore, que é o equivalente ao salário para os sócios ou dono, e determine o destino do restante dos lucros das vendas para reinvestimentos no próprio negócio.
Em situações de emergências é comum pensar que o dinheiro do negócio pode ser usado para pagar dívidas pessoais, por exemplo. Mas lembre-se isso poderá complicar a saúde financeira da empresa a longo prazo e até mesmo fazer com que ela comece a operar no negativo.
Para que o negócio dê certo, separe sempre o seu dinheiro daquele que pertence à empresa.
Dicas para separar o dinheiro da empresa do pessoal
Para separar o seu dinheiro do dinheiro do seu negócio é possível seguir alguns passos importantes, como abrir uma conta bancária exclusiva para a empresa e fazer a transferência do pró-labore para a sua conta pessoal.
Ao tomar esse cuidado, você evitará tirar mais dinheiro do caixa do que o negócio poderia suportar e ser pego de surpresa em emergências para as quais a empresa deveria ter uma reserva financeira.
Além disso, quando não há uma separação para o dinheiro da empresa é comum parecer que ela não está dando lucro ou que “não sobrou nada” do seu negócio para você!
Resumindo, os 3 principais passos de como separar o dinheiro da empresa do pessoal são:
- Abra contas bancárias diferentes.
- Determine um valor para o seu próprio pagamento mensal (seu salário).
- Não pegue dinheiro da sua empresa para pagar dívidas pessoais, e nem o contrário.
Baixe a planilha mensal de fluxo de caixa e comece a cuidar da saúde financeira do seu negócio.
Quais são os problemas em não separar o dinheiro
Também é importante conhecer 4 grandes erros de quem não separa o dinheiro pessoal do dinheiro da empresa.
1. Você pode tirar mais dinheiro do que o seu caixa aguenta
Se você juntar os valores das vendas ou serviços prestados com o seu dinheiro pessoal, pode acabar achando que tem mais dinheiro do que realmente tem.
Com isso, corre o risco de usar o lucro da empresa para pagar contas da casa, por exemplo, e ficar sem dinheiro para seguir com o negócio.
2. Pode parecer que não “sobra nada” do seu negócio para você
Quando o dinheiro da empresa não está separado do seu dinheiro pessoal, é possível que em algum momento você pense que não está ganhando nada com o seu trabalho.
Por isso, é importante estabelecer logo de início qual vai ser o seu pró-labore, que é como se fosse um “salário” para quem é dono de um negócio.
3. Não sabe se a sua empresa está dando lucro
Como ter certeza de que o seu trabalho está sendo rentável sem organizar o dinheiro que entra e sai do caixa?
Da mesma forma que você pode achar que não tem um retorno pra gastar no seu dia a dia, a confusão com os tipos de dinheiro também pode te deixar sem saber se o negócio está dando um retorno positivo financeiramente.
4. Você pode ser pego de surpresa em emergências
Quando algum imprevisto acontece, não tem nada pior do que checar a conta bancária e descobrir que ela está com bem menos dinheiro do que você pensava.
Isso pode acontecer quando seus valores pessoais ficam misturados com os recebidos pelo seu trabalho.
Sem a divisão, você corre o risco de não conseguir passar por emergências e colocar em risco a saúde financeira do seu negócio.
BÔNUS: Antecipe pagamentos a receber
Para ter mais dinheiro em caixa e não passar sufoco com as contas, você pode procurar instituições financeiras e receber delas os valores que teria somente no futuro.
📌 Na SumUp, por exemplo, você pode antecipar os recebíveis de qualquer outra empresa de maquininha. Você recebe em até 1 dia útil. É seu dinheiro na conta de forma rápida, segura e sem burocracia.
Gostou do nosso artigo sobre como separar o dinheiro da empresa do pessoal? Ficou com mais alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários!
Gostou? Comenta aqui