Caixa vs. bolso: como separar o dinheiro da empresa do pessoal

28/07/2021
5 min de leitura
Equipe Dindim
28/07/2021
5 min de leitura

Você sabia que misturar as finanças pessoais com as finanças da empresa pode ser um desastre para o caixa e para o bolso? Confira nosso artigo e entenda como e porque separar o dinheiro da empresa do pessoal!

Um dos maiores erros que qualquer empreendedor pode cometer é misturar as contas pessoais com as do trabalho. Não faça isso.

Mesmo que o seu negócio vá de vento em popa, é preciso tomar o cuidado para não ser pego de surpresa por falta de controle do dinheiro que entra e sai, principalmente se você não separar o dinheiro da empresa do pessoal.

Fica aqui com a gente pra aprender dindim por dindim a importância de separar o dinheiro do seu negócio do seu dinheiro pessoal.

Por que é preciso separar o dinheiro?

Ao abrir um negócio, parte importantíssima da gestão financeira é nunca usar o dinheiro da empresa para fins pessoais.

Estabeleça o chamado pró-labore, que é o equivalente ao salário para os sócios ou dono, e determine o destino do restante dos lucros das vendas para reinvestimentos no próprio negócio. 

Em situações de emergências é comum pensar que o dinheiro do negócio pode ser usado para pagar dívidas pessoais, por exemplo. Mas lembre-se isso poderá complicar a saúde financeira da empresa a longo prazo e até mesmo fazer com que ela comece a operar no negativo.

Para que o negócio dê certo, separe sempre o seu dinheiro daquele que pertence à empresa.

Dicas para separar o dinheiro da empresa do pessoal

Para separar o seu dinheiro do dinheiro do seu negócio é possível seguir alguns passos importantes, como abrir uma conta bancária exclusiva para a empresa e fazer a transferência do pró-labore para a sua conta pessoal.

Ao tomar esse cuidado, você evitará tirar mais dinheiro do caixa do que o negócio poderia suportar e ser pego de surpresa em emergências para as quais a empresa deveria ter uma reserva financeira.

Além disso, quando não há uma separação para o dinheiro da empresa é comum parecer que ela não está dando lucro ou que “não sobrou nada” do seu negócio para você!

Resumindo, os 3 principais passos de como separar o dinheiro da empresa do pessoal são:

  • Abra contas bancárias diferentes.
  • Determine um valor para o seu próprio pagamento mensal (seu salário).
  • Não pegue dinheiro da sua empresa para pagar dívidas pessoais, e nem o contrário.

Quais são os problemas em não separar o dinheiro

Também é importante conhecer 4 grandes erros de quem não separa o dinheiro pessoal do dinheiro da empresa.

1. Você pode tirar mais dinheiro do que o seu caixa aguenta

Se você juntar os valores das vendas ou serviços prestados com o seu dinheiro pessoal, pode acabar achando que tem mais dinheiro do que realmente tem.

Com isso, corre o risco de usar o lucro da empresa para pagar contas da casa, por exemplo, e ficar sem dinheiro para seguir com o negócio.

2. Pode parecer que não “sobra nada” do seu negócio para você

Quando o dinheiro da empresa não está separado do seu dinheiro pessoal, é possível que em algum momento você pense que não está ganhando nada com o seu trabalho.

Por isso, é importante estabelecer logo de início qual vai ser o seu pró-labore, que é como se fosse um “salário” para quem é dono de um negócio.

3. Não sabe se a sua empresa está dando lucro

Como ter certeza de que o seu trabalho está sendo rentável sem organizar o dinheiro que entra e sai do caixa?

Da mesma forma que você pode achar que não tem um retorno pra gastar no seu dia a dia, a confusão com os tipos de dinheiro também pode te deixar sem saber se o negócio está dando um retorno positivo financeiramente. 

4. Você pode ser pego de surpresa em emergências

Quando algum imprevisto acontece, não tem nada pior do que checar a conta bancária e descobrir que ela está com bem menos dinheiro do que você pensava.

Isso pode acontecer quando seus valores pessoais ficam misturados com os recebidos pelo seu trabalho.

Sem a divisão, você corre o risco de não conseguir passar por emergências e colocar em risco a saúde financeira do seu negócio.

Baixe a planilha mensal de fluxo de caixa e comece a cuidar da saúde financeira do seu negócio.

Gostou do nosso artigo sobre como separar o dinheiro da empresa do pessoal? Ficou com mais alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários!

Ícone de categoria
Ícone de categoria

Gostou? Comenta aqui