Como vender no iFood: tire suas dúvidas!

15/09/2022
10 min de leitura
Equipe Dindim
15/09/2022
10 min de leitura

Quer saber como vender no iFood? Entenda como a plataforma funciona, como fazer seu cadastro e veja dicas para vender mais no aplicativo.

Vender no iFood é uma estratégia importante para quem faz parte do ramo da alimentação.

Segundo a plataforma, são mais de 60 milhões de pedidos por mês entre mais de 300 mil estabelecimentos parceiros.

Isso significa que no aplicativo há muita gente comprando e uma boa parte da concorrência vendendo.

E se você também quer fazer parte desse grupo de empresas e receber uma fatia desse bolo nas vendas, preparamos este artigo com tudo sobre como vender no iFood.

Confira!

O que é o iFood

O iFood é um aplicativo onde se reúnem virtualmente restaurantes e supermercados que fazem delivery – inclusive estabelecimentos que não têm entregador próprio.

Isso porque a ideia da plataforma digital é justamente conectar empresas com entregadores e consumidores.

Assim, as lojas podem utilizar a logística do iFood para vender por lá. Ou, se preferirem, podem entregar os pedidos com sua própria equipe, utilizando o aplicativo apenas para divulgar e vender.

Como funciona o iFood

O funcionamento do iFood é bem simples: o cliente escolhe o restaurante, os pratos e a forma de pagamento diretamente no app. Do outro lado, o estabelecimento recebe as informações, monta o prato e faz a entrega.

Veja com mais detalhes, abaixo.

  1. O consumidor entra no app, digita o endereço de onde quer receber seu pedido e vê todos os estabelecimentos disponíveis para entrega na região;
  2. Ali mesmo na plataforma, ele navega pelas lojas e pode consultar o menu e o preço de cada prato;
  3. Ao selecionar o estabelecimento desejado, escolhe o que vai pedir. Ele também tem espaço para fazer observações sobre o pedido – como retirar algum ingrediente, por exemplo;
  4. Ao finalizar a escolha, o consumidor pode pagar pelo aplicativo do iFood ou pagar na porta de casa – quem determina as opções de pagamento é o próprio estabelecimento;
  5. Na outra ponta, o comércio recebe o pedido e as informações adicionais: especificações sobre os pratos, forma de pagamento e endereço de entrega;
  6. Se o estabelecimento utilizar o sistema de entrega do iFood, um profissional será acionado e vai se deslocar até a loja para retirar o pedido;
  7. Depois que o pedido está pronto, a loja entrega o item para o motorista responsável e ele sai para a entrega;
  8. Se a loja utiliza entrega própria, basta deixar o pedido com seu entregador;
  9. Se o cliente pagar pelo app, o lojista recebe na conta bancária informada no cadastro do aplicativo. Se o cliente pagar na entrega, o lojista recebe de acordo com a forma de pagamento escolhida pelo consumidor;
  10. O entregador e o cliente sinalizam, cada um em seu app, que a entrega foi realizada.

Quais estabelecimentos podem vender no iFood

Food significa comida em inglês. Então, como você deve imaginar, é uma plataforma que prioriza empresas de alimentação. Recentemente, no entanto, o app passou a aceitar também farmácias e petshops.

Veja exemplos de comércios que podem se cadastrar no iFood.

  • Restaurantes;
  • Lanchonetes;
  • Padarias;
  • Confeitarias;
  • Mercados;
  • Mercearias;
  • Distribuidoras de bebidas;
  • MEIs do ramo de alimentos;
  • Empresas do ramo de alimentos;
  • Farmácias;
  • Petshops.

Como funciona o iFood para vender

Para vender no iFood, o funcionamento também é fácil. O empreendedor deve se cadastrar na plataforma, escolher um plano de entregas e montar sua loja virtual.

Veja com mais detalhes.

  1. O ponto de partida é realizar o cadastro na plataforma, com os dados pessoais e dados da empresa;
  2. Depois é necessário escolher entre utilizar os entregadores do iFood ou a equipe própria;
  3. Na sequência, o empreendedor assina o contrato virtual;
  4. Depois, é necessário configurar a loja virtual: colocar os pratos e itens, preços, área de entrega, horário de funcionamento e formas de pagamento.

Pronto, é só começar a vender!

Como se cadastrar no iFood para vender: passo a passo

Cadastrar-se no iFood para vender é uma tarefa simples e pode ser totalmente realizada pela internet.

Veja os passos.

Passo 1: preencha o formulário com seus dados pessoais

No site do iFood, você deve preencher os dados pessoais como nome, e-mail e telefone. Esses contatos serão a via de comunicação entre você e a plataforma.

Passo 2: preencha os dados da empresa

Na sequência, é necessário preencher as informações da sua empresa.

  • CNPJ: é o seu cadastro de pessoa jurídica, e o iFood aceita MEI;
  • Cnae – Classificação Nacional de Atividade Econômica: é o código da sua atividade, escolhida na hora de criar sua empresa;
  • Conta bancária para receber os pagamentos. 

Passo 3: escolha o plano de entregas

Aqui, você deve selecionar entre os planos Básico e Entrega.

O plano Básico serve para quem tem equipe de entrega própria e só precisa do iFood para vender pela plataforma.

O plano Entrega serve para empresas que não têm entregadores próprios e utilizam a equipe de entregadores do iFood.

Passo 4: defina uma conta bancária

Aqui, você fará a definição da conta bancária onde vai receber pelas vendas, quando os clientes efetuarem o pagamento via iFood.

Passo 5: aguarde alguns minutos para a validação

A equipe do iFood fará a validação de seus documentos e depois de aprovar mandará o contrato virtual.

Passo 6: assine o contrato

O contrato é enviado virtualmente para você, que também assina digitalmente.

Passo 7: configure sua loja virtual dentro do iFood

Agora, basta configurar sua loja virtual dentro do iFood. Divulgue seus produtos, preços, áreas de entrega, horários de atendimento e formas de pagamento.

Confira o passo a passo para se cadastrar no iFood que a Renata Carbonero preparou e complemente sua leitura.

Quanto custa vender no iFood

Vender no iFood custa uma mensalidade e uma porcentagem em cima do faturamento, mas tudo depende de quanto sua empresa fez dentro do aplicativo. 

Veja os preços* do iFood abaixo.

Plano Básico

  • 12% de comissão nos pedidos de delivery;
  • 6% de comissão nos pedidos de retirada no balcão;
  • 3,2% do valor pago pelo cliente via iFood;
  • R$100 de mensalidade para faturamento superior a R$1800 por mês.

Plano Entrega

  • 23% de comissão nos pedidos de delivery;
  • 6% de comissão nos pedidos de retirada no balcão;
  • 3,2% do valor pago pelo cliente via iFood;
  • R$130 de mensalidade para faturamento superior a R$1800 por mês.

*Valores atualizados em setembro de 2022 

Precisa de CNPJ para vender no iFood?

Sim, precisa de CNPJ ativo para vender no iFood.

Apesar do cadastro solicitar CPF, essa informação serve apenas para que a plataforma saiba quem é a pessoa física responsável pela empresa.

Para vender, é necessário cadastrar a pessoa jurídica no aplicativo.

A boa notícia é que o CNPJ pode ser de MEI. Assim, autônomos que vendem algum tipo de alimento só precisam se formalizar como Microempreendedores Individuais para conseguir vender na plataforma também.

Mas, o Cnae precisa ter alguma relação com o comércio de alimentos.

Como é o Cnae para vender no iFood

Cnae é o Cadastro Nacional de Atividade Econômica, basicamente um código do ramo de atuação da empresa. No momento em que um empreendedor abre sua empresa ou seu MEI, escolhe o seu Cnae.

Como indicamos anteriormente, para vender no iFood, o CNPJ precisa ter um Cnae ligado à área de alimentos.

Se a empresa vai migrar de uma atividade diferente para o setor alimentício, é recomendável realizar a mudança de Cnae primeiro e depois se cadastrar no aplicativo.

Qual a vantagem de vender pelo iFood

Vender pelo iFood traz uma série de vantagens, como a possibilidade de ampliar sua divulgação e realizar entregas. 

Quer saber com detalhes quais são as principais? Separamos para você, veja.

  • Possibilidade de realizar delivery, vantagem especialmente interessante para quem não tem equipe de entrega própria;
  • Aumento da rede de divulgação, já que o estabelecimento aparece na plataforma para consumidores potenciais;
  • Aumento de vendas, justamente porque a loja aparece para mais pessoas;
  • Segurança, porque o consumidor também precisa fazer um cadastro no iFood para poder comprar.

Dicas para vender mais no iFood

Para vender mais no iFood, algumas dicas de marketing e negócios ajudam bastante. 

Coloque fotos bonitas dos produtos

Mais do que abrir o apetite do cliente, a foto é uma oportunidade de despertar o interesse do consumidor pelo seu produto especificamente – e não o do concorrente.

Aqui, a dica é arrumar os pratos com bastante capricho e tirar fotos bem coloridas e iluminadas.

Descreva bem os pratos

Outro ponto importante no comércio online de comida é a descrição com detalhes: ingredientes, tamanho da porção e modo de preparo.

Veja um exemplo de descrição de sanduíche:

Pão brioche, maionese caseira, hambúrguer de 150g de fraldinha grelhado no fogo, queijo tipo cheddar, bacon, alface americana e tomate.

Percebe como a descrição informa os principais pontos que o consumidor quer saber sobre sua refeição e dá alguns diferenciais que tornam o produto mais especial?

Ofereça várias formas de pagamento

Um fator interessante das entregas por aplicativo é que você pode permitir que o cliente pague via app ou na entrega, com a maquininha de crédito ou débito da sua loja.

Ampliar as possibilidades de pagamento é uma estratégia que ajuda a vender mais.

E no caso das plataformas, há uma vantagem adicional em oferecer o pagamento na entrega: o empreendedor economiza com as taxas de pagamentos via aplicativo.

Escolha embalagens compatíveis com o produto

Um cuidado importante para quem trabalha com entrega de comida é a conservação do produto no percurso até a casa do cliente.

Quando o alimento chega na temperatura adequada e com a textura que deve ter, o consumidor tende a pedir de volta porque sabe que naquele estabelecimento a refeição não perde sabor só porque veio pelo delivery.

Busque qualidade para avaliações 5 estrelas

Por fim, antes de comprar, a maioria dos consumidores verifica a avaliação do estabelecimento. 

Quanto mais depoimentos positivos e estrelas tem uma loja, maiores as chances de vender para novos clientes.

Para conseguir estrelinhas, é relativamente simples:

  • capriche na qualidade do produto e das embalagens;
  • faça boas descrições para que o cliente não tenha surpresas;
  • foque em entregas rápidas;
  • preste um bom atendimento.

Gostou de aprender como vender no iFood? Conta pra gente nos comentários!

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