Dia Internacional da Mulher: 3 dicas de empreendedoras ao redor do mundo
Dia 8 de Março é o Dia Internacional da Mulher. A SumUp, idealizadora do Dindim por Dindim, se orgulha em contar milhares de mulheres empreendedoras incríveis entre seus 4 milhões de clientes. A gente dá destaque a algumas dessas histórias inspiradoras de donas de negócio.
A gente acredita que deveriam existir mais mulheres no mundo dos negócios.
Por um lado, é um passo essencial em direção a um futuro com oportunidades mais justas. Por outro, as mulheres trazem uma abordagem única e valiosa ao empreendedorismo.
Então, como mais mulheres podem começar e continuar seus negócios? Batemos um papo com mulheres empreendedoras no Brasil, Chile e Alemanha para falar sobre os desafios e frios na barriga do empreendedorismo feminino.
Você também é uma mulher empreendedora ou quer se tornar uma? Então continue neste artigo para descobrir as nossas melhores dicas de sucesso.
Siga suas paixões
Quando falamos com a Luciana, dona do Somos Cafés Especiais em São Paulo e Carola, dona de uma oficina de motocicletas Café Racer 69 em Berlim, descobrimos que seus negócios surgiram de suas paixões.
As duas mulheres são apaixonadas pelo que vendem, e não poderiam estar mais felizes em transformar esse amor em negócio.
Começar um negócio foi algo que Luciana já pensava há algum tempo antes de realmente arregaçar as mangas, e nos contou que tinha esse sonho “desde que me dou por gente”.
Também falamos com a Patthy, que é dona da loja Lacrei Store de presentes personalizados em Jacareí. Ela é empreendedora há alguns anos, e foi dona de um salão de beleza antes de partir para o ramo de personalização.
Patthy, dona da Lacrei Store em Jacareí
Se não é paixão, é um estilo de vida.
Maybet, dona da Gelato Amore em Santiago, no Chile, coleciona algumas experiências de sucesso trabalhando em pequenos negócios locais, especialmente em uma loja de vestidos de festa.
Lá, ela percebeu que tinha todas as habilidades para abrir seu próprio negócio. Trocar a pressão da vida de escritório pela liberdade de empreender foi fundamental para a sua realização pessoal.
Patthy diz que ser sua própria chefe facilitou a rotina do seu dia a dia.
“Tendo seu próprio negócio, você pode fazer as coisas do seu jeito. E também tem a liberdade de ter seus horários.”
Quando se fala em paixão, não tem hora certa para começar.
Você não precisa esperar ter dinheiro guardado, ou esperar seus filhos crescerem. Como Patthy e Maybet dizem “se você pensa “quero fazer”, então faça. E não desista”.
Luciana, dona da Somos Cafés Especiais em São Paulo
Ao mesmo tempo, tirar um tempinho para investir em você mesma é importante. Tanto Luciana quanto Patthy estudaram antes de começarem seus negócios.
“Invista em você de todas as maneiras. Eu, por exemplo, alimento o meu sonho há quase 20 anos. Enquanto eu não tinha dinheiro pra isso, fui estudar, trabalhar, fui conhecer, fui atrás de me aprofundar… Nem sempre estive onde eu gostaria de estar, a pandemia trouxe desafios muito intensos, mas hoje tô vivendo um sonho. Tudo na vida é um processo e às vezes eles não são confortáveis.“
Crie sua rede de apoio
Ninguém começa um negócio de sucesso sozinho, e essas mulheres sabem muito bem disso.
Todas as empreendedoras com quem conversamos têm pessoas que as ajudam a ser as melhores donas do negócio que puderem.
Luciana vê sua cafeteria como uma empresa de família, Maybet trabalha com o marido, Carola conta com a parceria do marido e da sobrinha, e Patthy trabalha com sua filha.
Carola, dona da oficina de motos Café Racer 69, em Berlim
Trabalhar em conjunto e unir perspectivas diferentes costuma ser a chave do sucesso para um negócio dar certo.
Afinal, como Patthy comenta, mulheres têm uma abordagem única no empreendedorismo. Ela conta que está sempre fazendo várias coisas ao mesmo tempo, o que facilita na hora de equilibrar as milhares de tarefas da sua vida de empreendedora.
O que normalmente seria uma consequência da chamada dupla jornada em que a mulher se divide – no trabalho e em casa –, Patthy usa a seu favor e transforma em uma ferramenta empoderadora.
“A mulher está sempre fazendo várias coisas ao mesmo tempo. Então dentro do meu negócio, eu posso fazer meu livro-caixa, posso fazer as compras, posso produzir. E posso fazer isso quase ao mesmo tempo. Acho que a mulher tem essa vantagem. E além disso, ainda posso cuidar da minha família.“
A rede de apoio vai além da gerência do negócio.
As entrevistadas contam que um dos fatores que mais traz felicidade é ver a satisfação dos clientes. Mais do que lojas, elas criaram lugares de encontro e conversa entre pessoas, e em alguns casos, até já conhecem seus clientes pelo nome.
Luciana contou que adora pendurar fotografias dos clientes na parede de sua cafeteria. Sua parte favorita de ser empreendedora é “a alma que esse café tem”. E Maybet tem orgulho da atmosfera acolhedora em sua sorveteria.
Abrace sua personalidade
Não há como evitar o fato de que mulheres em geral, e especialmente mulheres empreendedoras, ainda lutam contra estereótipos e preconceitos de gênero.
Uma líder de negócios forte ainda é percebida como “mandona”, “teimosa” e “insistente” de uma forma bem diferente de seus colegas homens – e isso é uma experiência que muitas mulheres compartilham.
Como explica Renata, da Quintal Urbano Pizzaria em São Paulo, “Se você briga, é histérica” – mas seu marido, como ela diz, pode levantar a voz e reclamar sem afastar ninguém.
“Teimosa” é um adjetivo que aparece bastante. Ser uma mulher empreendedora é lutar para realizar sonhos, e isso às vezes significa pegar firme nos seus objetivos.
Mas na opinião de Patthy, ser “teimosa” não é uma coisa negativa – é uma visão de negócio.
“Eu sou todos esses adjetivos. (risos) Eu realmente sou teimosa – tanto que saí de um negócio e fui pra outro, mas nunca desisti de empreender. Essa “teimosia”, eu escuto muito. Mas não do negócio especificamente, é mais da minha personalidade de querer fazer acontecer.“
Mulheres, como diz Patthy, também trabalham mais pelo mesmo resultado, especialmente quando se trata de prospectar clientes.
Ela menciona um caso em que um cliente preferiu fechar uma parceria com um negócio liderado por um homem, mesmo que a Lacrei Store fosse a escolha com melhor orçamento.
“Uma vez conversei com um rapaz que tinha uma empresa de piscinas, e queria dar brindes de fim de ano para os funcionários. No fim, ele fechou uma parceria com um homem com o orçamento acima do meu.”
Carola, dona de uma oficina de motos, nos contou que precisa lidar com clientes arrogantes que pedem para falar com “o gerente” ao invés dela. Seja pelo telefone ou pessoalmente, sempre tem alguém que não percebe que a mulher pode ser a dona do negócio.
‘“Sempre têm clientes que entram e dizem “quero falar com o dono!”. Às vezes também acontece pelo telefone. Então preciso explicar que eu também posso ajudar!”
E não são só clientes. Renata se lembra de ter sofrido essa discriminação de fornecedores e prestadores de manutenção. Por ser mulher, ela é levada menos a sério.
Quando isso acontece, é desanimador.
Mas por mais que algumas pessoas estejam convencidas de que mulheres não podem empreender, as mulheres com quem conversamos sabem que são bem-sucedidas justamente porque são mulheres. Fazer várias coisas ao mesmo tempo, como elas contam, já faz parte do dia a dia.
E Carola observa que mulheres normalmente são mais organizadas e “direto ao ponto” do que os homens.
Como mulher, Renata notou que dá mais atenção às necessidades dos clientes e tem mais facilidade em criar laços com eles.
Então não falar ou agir “como homem” – ou seja, reproduzir um comportamento masculino – contribui diretamente para criar essa rede de apoio e o senso de comunidade que ela deseja.
Diante de todos esses estereótipos, é natural que, enquanto você está começando, sinta que precisa fazer mais do que um homem para se provar.
Embora seja difícil dispensar totalmente desse sentimento, o conselho de Carola é “provar através das suas habilidades que você pode empreender tão bem quanto os homens”.
SumUp tá com você
A SumUp tem orgulho de já ter ajudado milhares de mulheres empreendedoras a começar seus negócios.
Ela oferece soluções de pagamento mais simples, com preço justo e as melhores taxas para todos os tipos de negócio.
Não tem pegadinha, burocracia ou letra miúda. Você compra sua maquininha e ela é toda sua para usar como preferir.
“A SumUp é maravilhosa. A taxa é muito boa, tem a antecipação de recebíveis e, ao contrário das outras, eu não me sinto explorada. Além da facilidade de comunicação.”
Não pagar aluguel para usar a maquininha e ter as melhores taxas nas transações são algumas das maiores vantagens da SumUp. Mas também tem o encorajamento e o empoderamento que ela oferece.
“A SumUp me ajuda muito. Não só por causa da maquininha, mas me ajuda porque incentiva, porque as coisas que eu aprendo com a empresa me ajudam no meu negócio.”
Ter uma maneira fácil de aceitar pagamentos no cartão e no Pix é essencial para qualquer negócio. Se você é já empreendedora ou quer começar a empreender, pode pedir a sua solução de pagamentos da SumUp rapidinho pelo site.
O Dindim por Dindim deseja a todas as mulheres da nossa comunidade um Mês Internacional da Mulher cheio de conquistas e tudo de bom para o futuro dos seus negócios.
O Dindim por dindim é o portal da SumUp feito para ajudar você a melhorar sua vida financeira. Aqui você vai aprender sobre finanças pessoais e empreendedorismo com quem mais entende do assunto. Ainda não conhece a SumUp? Venha saber mais sobre as nossas maquininhas e soluções financeiras.
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