Black Friday: quando é e o que vale a pena comprar

26/10/2021
9 min de leitura
Equipe Dindim
26/10/2021
9 min de leitura

Quer saber o que é a Black Friday, o que vale a pena comprar e as principais dicas pra evitar as ciladas dessa data? Fica aqui com a gente!

A Black Friday está chegando!

E você está preparado para uma das datas mais esperadas por donos de lojas e por consumidores?

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre esta data do comércio, nós preparamos um conteúdo especial com as principais informações sobre a data e uma lista com alguns produtos que valem a pena comprar na Black Friday. Vamos nessa?

O que significa black friday?

Para começo de conversa você sabe o que significa Black Friday? O termo em inglês significa “sexta-feira preta” e é usado para um dia específico do ano onde as lojas oferecem grandes descontos e promoções em vários produtos.

Muito aguardada por consumidores que economizam meses para comprar produtos com preços mais baixos e também por comerciantes que conseguem um grande aumento nas vendas, principalmente em períodos incertos como o da pandemia. 

Para termos uma ideia, na Black Friday do ano passado as vendas online cresceram 31% em comparação à 2019, de acordo com levantamento da Neotrust/Compre&Confie.

Mas você sabe como surgiu esta data? Veja abaixo!

Qual é a origem da black friday? 

O termo americano foi usado pela primeira vez no século 19 e foi utilizado para uma situação que aconteceu nos Estados Unidos, quando dois especuladores (pessoas que ficam vigiando o mercado em busca de oportunidades e lucro) tentaram tomar o mercado de ouro da Bolsa de Nova York. 

O governo então, se mobilizou e elevou a oferta de matéria-prima dos produtos, fazendo com que os preços caíssem.

Já a fama de data que oferece valores baixos em produtos de todos os setores de comércio começou em torno dos anos 90 quando americanos utilizavam o dia seguinte de um dos feriados mais importantes do país, Dia de Ação de Graças, para começar as compras de Natal. 

No Brasil, a Black Friday começou em 2010 e até hoje é sinônimo de boas oportunidades, mas também de organização financeira para não gastar mais do que deve e cuidado redobrado para não cair em falsas promoções e ofertas.

Quando é a black friday?

Uma das datas mais esperadas pelos donos de loja e por todas as pessoas que querem comprar produtos com desconto acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro, e no ano de 2021 irá cair no dia 26/11, um pouco antes da Cyber Monday.

Nos EUA acontece sempre no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças. 

Já no Brasil, algumas lojas começam a fazer promoções e divulgar a Black Friday até mesmo no início de novembro, com produtos com preços mais baixos por alguns dias. 

Como funciona a black friday?

A Black Friday é um momento de grande ansiedade por parte dos donos de lojas e vendedores. 

Existe uma preparação feita meses antes para planejar as ofertas e condições especiais naquele período específico, normalmente nas 24 horas da última sexta-feira de novembro. 

Além de preparar equipes, estoques e plataformas para o acesso do grande número de clientes. 

Algumas lojas, por exemplo, promovem uma mega semana de promoções, com descontos de segunda a sexta, indo de 10%, 20%, 30%, 40% até 50% de diminuição de preços finalizando na sexta-feira da Black Friday. 

Algumas lojas também aproveitam a data para testarem novas condições de pagamento, como o pix, e para cadastrar novos clientes em sua base de contatos para ofertar produtos o ano todo.

Agora que você já viu como funciona esta data de super descontos, quer saber o que vale a pena comprar na Black Friday?

Então, venha conosco!

O que vale a pena comprar na black friday?

Para comprar na Black Friday, assim como em qualquer período do ano, é necessária organização financeira.

Você deve se questionar se realmente precisa daquele produto ou se é algo que irá comprar por impulso – o famoso consumismo.

Você sabia que em 2020, segundo levantamento da empresa Behup para a Inteligência de Mercado Globo, 61% das pessoas entrevistadas compraram algo que não haviam planejado?

Fácil cair em compras por impulso! Por isso, atenção e consciência!

Se você viu que realmente precisa daquele produto, o dia de ofertas especiais pode ser o momento ideal para a compra. Conheça o que vale a pena comprar na Black Friday!

Livros e e-books

Os livros físicos e digitais costumam ter grandes descontos na Black Friday.

Em 2019, levantamento feito pela Promobit, mostrou que estes itens tiveram média de 77% de desconto. Super oferta, não é mesmo? Uma chance de colocar sua leitura em dia gastando pouco.

Eletrodomésticos

Geladeiras e máquina de lavar roupa são alguns dos itens fundamentais para uma casa.

Na Black Friday algumas lojas grandes do setor, principalmente as de departamento, costumam fazer super descontos e condições especiais.

Artigos de informática e eletrônicos

Os itens mais presentes no nosso dia a dia também entram na lista do que vale a pena comprar na Black Friday.

Na pesquisa da Promobit, de 2019,  artigos de informática tiveram média de 42% de desconto.  

Notebooks, fones de ouvido, impressoras, mouses, celulares e TVs são produtos que valem a pena estarem na lista de pesquisa de preços especiais. 

Comidas e Bebidas

Mercado, lojas de alimentos e bebidas alcoólicas começaram a oferecer descontos especiais no período de Black Friday. Vale ficar de olho!

Itens pessoais

Cosméticos, tratamentos estéticos, roupas e acessórios fizeram parte das principais categorias de interesse para compra na Black Friday de 2020, segundo estudo da empresa Behup para a Inteligência de Mercado Globo. 

O estudo também mostrou que houve aumento nestes itens durante o período, comprovando os descontos reais na Black Friday. 

Ufa! Quanta coisa não é mesmo?

Sim, existem muitas boas ofertas em muitos produtos diferentes que podem ajudar no seu orçamento e até adiantar as compras de Natal. 

Abaixo listamos algumas dicas para você comprar sem medo na Black Friday!

3 dicas para comprar na Black Friday

Pesquisa

Você precisa de uma geladeira? Ou chegou a hora de trocar seu computador? Comece hoje mesmo a pesquisar valores! 

Pesquisar vai te ajudar a não correr o risco de cair na chamada “Black Fraude” – quando lojas sobem os valores dos produtos em um período próximo a Black Friday e voltam ao preço antigo como se fosse desconto. 

Além disso, busque lojas de confiança e com bons comentários de outros clientes. 

Prazo

Preste atenção na data prevista da entrega do seu produto. Devido à grande movimentação em lojas online, os produtos podem levar mais tempo para chegar. Fique ligado sempre no rastreio da entrega.

Configure alerta de preços

Existem aplicativos e ferramentas em sites de lojas que ajudam a comparar preços de um produto durante um período.

Faça este lembrete o quanto antes e aproveite o maior desconto. 

Olha o vídeo que o TecMundo fez com 4 dicas pra comprar na Black Friday sem passar aperto.

Como evitar ciladas na Black Friday

Saiba o que você quer comprar

Faça uma lista de desejos com tudo que você gostaria de comprar com desconto e foque nesses itens na hora de começar a pesquisar.

No meio da busca, durante a sexta-feira de ofertas, você irá se deparar com outros produtos que chamarão a sua atenção, mas a lista deve ajudar a não esquecer o que é mais importante no meio de tanta informação!

Acompanhe os preços dos produtos

O dia de ofertas já foi chamado de black fraude e não é à toa!

Alguns estabelecimentos e sites praticam preços usuais dos produtos como se eles estivessem com desconto. Por isso é importante acompanhar as mudanças de preços antes e durante a Black Friday 2021 — nessa hora a listinha também vai ajudar!

Alguns sites, como o Buscapé, guardam o histórico de preços dos produtos.

Quando você procura por um item, a plataforma te mostra um gráfico com os aumentos e as quedas de preços nos períodos de um ano, seis meses, três meses ou trinta dias.

Compare com a concorrência

Fez uma listinha e encontrou o produto que queria com um desconto bacana? Antes de fechar a compra, certifique-se de que a concorrência não está com um preço melhor.

Como muitas empresas fazem ofertas na Black Friday, a melhor opção para fazer um bom negócio é pesquisar o preço do mesmo produto em diferentes lugares!

Verifique se o site é seguro

Embora as lojas físicas também ofereçam descontos durante a sexta-feira de promoções, o comércio online entra com força total.

Portanto, uma dica importante sobre como não ser enganado na Black Friday é não deixar de verificar se o site de vendas é seguro.

Cheque as condições de pagamento e entrega

Depois de encontrar o produto com o desconto desejado, fique atento às letras miúdas e aos detalhes da compra. Veja se a opção de parcelamento, por exemplo, não inclui juros que deixem o valor total do item mais alto. Confirme as condições de entregas, como tempo e o preço do frete.

Com estas dicas você irá conseguir ótimos preços! Planeje-se e boas compras!

Gostou das nossas dicas sobre o que comprar na black friday? Conta pra gente nos comentários!

Ícone de categoria
Ícone de categoria

Gostou? Comenta aqui