Google Meu Negócio: como colocar meu negócio no Google Maps?
Você já ouviu falar em Google Meu Negócio? Entenda como funciona esta ferramenta gratuita e seja encontrado por mais pessoas!
Antes de falarmos sobre o Google Meu Negócio, é importante entendermos um pouco sobre o cenário digital.
Estar presente hoje na internet não é mais um luxo de poucos, mas é uma necessidade de todos os negócios.
É comum vermos sites e lojas virtuais dos mais diferentes produtos, serviços e áreas. Junto aos sites, as redes sociais, como Instagram e WhatsApp, também estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas.
Mas antes de chegar até um site ou perfil de rede social de uma empresa, o primeiro passo que normalmente uma pessoa toma para achar um restaurante, uma loja ou outro tipo de negócio é procurar no Google, não é mesmo?
O buscador funciona como uma grande vitrine que mostra todo tipo de negócio que você possa imaginar.
Assim como uma vitrine ou outdoor de uma loja física, aquela que chama mais atenção tem maiores chances de ser encontrada e consequentemente de conquistar maiores vendas.
Vamos responder dindim por dindim as principais dúvidas sobre o Google Meu Negócio. Acompanhe!
- Como colocar meu negócio no Google?
- O que é Google Meu Negócio?
- Como funciona o Google Meu Negócio?
- Como se cadastrar no Google Meu Negócio?
- Como fazer um site no Google Meu Negócio?
- Como excluir fotos do Google Meu Negócio?
- Afinal, vale a pena ter um perfil no Google Meu Negócio?
- BÔNUS: Como usar o Google para aumentar suas vendas
Como colocar meu negócio no Google?
O Google oferece alguns recursos especiais para donos de negócio, como por exemplo:
- Anúncios
- Google Meu Negócio
Os anúncios são propagandas – pagas – para que seu negócio apareça na primeira página de resultados do buscador.
Já o Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que ajuda na divulgação do seu negócio e funciona como um cartão de visita completo.
Saiba mais sobre ele a seguir!
O que é Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio, também conhecido em inglês como Google My Business, é uma ferramenta, online e gratuita. Ele serve para apresentar as principais informações do seu negócio, seja na pesquisa ou até mesmo no google maps – onde você pode encontrar rotas e melhores caminhos para chegar até determinado local.
Imagine que você tenha uma pizzaria e as pessoas estejam nas proximidades do seu estabelecimento. Com o Google Meu Negócio, quando elas forem buscar “Pizzaria no Centro”, por exemplo, seu negócio estará em destaque, com informações atualizadas e referências.
Assim, as chances de transformar um contato em cliente são bem maiores. Além disso, a ferramenta conta com uma seção de comentários onde os frequentadores e pessoas que já compraram o produto ou serviço avaliam e dão opiniões.
Agora que você já sabe o que é Google Meu Negócio, conheça mais sobre como funciona a ferramenta!
Como funciona o Google Meu Negócio?
Podemos dizer que a ferramenta funciona como um grande guia de negócios. Antigamente, existiam as listas telefônicas, não é mesmo?
Hoje, como tudo é no digital, podemos considerar o Google Meu Negócio como um espaço onde você pode destacar e apresentar seu negócio para quem esteja procurando por ele.
O dono do local precisa criar uma ficha da empresa, como se fosse um perfil comercial. Com as principais informações:
- Endereço
- Telefone
- Horário de Funcionamento
- Horário e dia de maior movimento
- Breve descrição do negócio ou serviço
- Formas de pagamento
- Fotos
Quanto mais informações forem dadas pelo dono do estabelecimento, maior as chances do local se destacar no Google.
Além disso, fotos e novidades precisam ser sempre atualizadas para gerar maior alcance e visibilidade.
Como se cadastrar no Google Meu Negócio?
Para cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio basta seguir o passo a passo a seguir:
- Login
Acesse o site https://www.google.com.br/business/, clique em comece agora e faça o login na plataforma.
- Preencha as informações do formulário inicial
Nesta etapa é a hora de você colocar alguns dados da sua empresa, como: endereço, telefone e site. Além disso, é possível colocar também a categoria do seu negócio. Por exemplo: salão de beleza, restaurante, escola de idiomas, etc.
- Verificação das informações e Autorização de Gerenciamento
Após você ter preenchido essas informações é necessário verificá-las e assim confirmar a autorização para gerenciar a empresa.
- Recebimento Código Postal
Após a terceira etapa, você será encaminhado para uma página onde o Google irá sugerir o envio um código pelos Correios para que você consiga editar as informações no Painel de Controle do negócio (sim, é meio burocrático mais vale a pena!).
Em média de 7 a 15 dias úteis ele chegará no endereço informado.
Com o código em mãos você conseguirá editar as outras informações.
- Preenchendo todas as informações
Agora é a hora de você completar todas as informações que achar importante para seu negócio.
Não esqueça das fotos dos produtos, espaços da empresa e da fachada.
Além disso, você sabia que o Google Meu Negócio também oferece a opção de construir um site? Isso mesmo! Continue aqui com a gente pra aprender como fazer um site no GMN!
Como fazer um site no Google Meu Negócio?
Google Website Builder é a ferramenta que possibilita a criação de um site simples e objetivo para você divulgar seu negócio.
Para fazer um você levará poucos minutos! Veja o passo a passo
- Na sua página do Google Meu Negócio, clique em “website”.
- Selecione a opção “Primeiros passos” para seguir.
- Aparecerá um pop-up (como se fosse uma janela pequena) na tela e seu site será criado automaticamente em poucos segundos.
- Você verá uma prévia do site e depois conseguirá fazer adaptações clicando nos ícones que estão na coluna esquerda.
- Feito isso a página do seu negócio está pronta para divulgar!
O endereço do seu site irá aparecer como: nomedoseunegocio.business.site
Como excluir fotos do Google Meu Negócio?
Você mudou a fachada do negócio, atualizou espaços internos ou simplesmente quer trocar as fotos do Google Meu Negócio?
Para isso é simples!
Pelo celular
Pelo celular ou tablet basta acessar seu Painel de Controle da ferramenta, clicar em perfil e em fotos.
Feito isso, toque no Menu > Excluir > Excluir.
Pronto. Sua foto foi excluída.
Pelo computador
Entre em seu perfil do Google Meu Negócio, clique na foto que você deseja remover e remova o endereço (URL) da foto.
Agora, se a foto que quer excluir tenha sido tirada por um cliente, basta sinalizá-lo para que ele retire.
Você pode remover fotos do perfil da sua empresa. Se as fotos dos clientes violarem as diretrizes de conteúdo ou a lei, sinalize-as para solicitar a remoção.
Agora que a gente conheceu todas as funções do Google Meu Negócio, a pergunta que vem é: vale a pena cadastrar meu negócio?
Afinal, vale a pena ter um perfil no Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio além de oferecer ferramentas para a personalização da divulgação da sua empresa possibilita um dos principais benefícios para seu negócio: a interação com os clientes.
Seja pela troca de mensagens, comentários e avaliações é fundamental essa proximidade com quem compra seu produto ou serviço, além de servir como vitrine importante para seus próximos clientes, demonstrando sua preocupação em atender bem.
O Google Meu Negócio é um grande aliado para a divulgação e interação com seus clientes.
Como ferramenta gratuita, fácil de cadastrar e configurar vale muito a pena! Não perca tempo. Acesse o site do Google My Business e comece já!
BÔNUS: Como usar o Google para aumentar suas vendas
Você sabe quantas pesquisas no Google costuma fazer ao longo de um dia? É possível que você recorra ao buscador sempre que tem alguma dúvida ou quer encontrar algo, certo?
É por isso que a empresa de serviços online consegue ajudar outros negócios a serem encontrados pelos consumidores e, consequentemente, aumentar o número de clientes e de vendas.
Não à toa o serviço de publicidade do Google é hoje a maior fonte de faturamento da empresa multinacional.
Mas, não se engane. Não basta ter um site ou perfil em redes sociais para aparecer no buscador. Para ter uma presença forte no digital, também é preciso planejamento.
Google Ads
A ferramenta mudou de nome — era chamada de Google AdWords —, mas continua oferecendo um serviço de publicidade para as empresas que querem colocar anúncios pagos no sistema de busca do Google.
Quando uma pessoa digita “escola de música” no buscador, por exemplo, ela vê primeiros os links patrocinados das páginas das empresas do ramo que usam o Google Ads.
Os anúncios do Google são capazes de trazer mais visualizações para o site da empresa e, com isso, mais clientes para o negócio. Isso porque, hoje, muitas pessoas usam o buscador para decidir diversas coisas diferentes: o que fazer, o que comer e o que comprar, por exemplo.
Se a sua empresa tiver um cadastro no Google Meu Negócio, inclusive, ela poderá aparecer também quando alguém buscar por algo relacionado — mesmo que não pesquise diretamente pelo nome do seu negócio.
O serviço de links patrocinados é feito em etapas. Primeiro, o dono do negócio decide qual o principal objetivo do anúncio: receber mais chamadas telefônicas na empresa, atrair mais visitantes para a loja física ou direcionar as pessoas ao seu site.
Depois, deve escolher entre um alcance global ou local. Em seguida, precisa criar uma mensagem curta para atrair os clientes com o anúncio e, por último, chega a hora de decidir qual o orçamento mensal do negócio para a publicidade.
O pagamento do Google Ads é recebido por ações. Ou seja, você vai desembolsar o dinheiro quando um usuário clicar no seu anúncio ou ligar para a sua empresa.
Busca orgânica
A chamada busca orgânica não envolve nenhum pagamento por anúncios no Google, mas também pode ajudar o seu negócio a vender mais.
O segredo são as palavras-chaves que estão no site da empresa. As chamadas “keywords” ajudam a página a ter um bom posicionamento no buscador sem precisar de link patrocinado.
A estratégia mais popular de marketing digital para que o negócio aumente a sua força online é a de SEO (Search Engine Optimization — ou otimização de mecanismos de busca, em português).
Para otimizar um site, são usadas técnicas como a produção de conteúdo especializado e planejamento de indexação no buscador.
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