Lista de transmissão no WhatsApp Business: use a favor do seu negócio!
Quer saber como usar a lista de transmissão no WhatsApp Business? Conheça esta opção de comunicação que irá facilitar o contato com seus clientes gerando exclusividade e maiores vendas!
O WhatsApp é hoje uma das principais ferramentas para negócios.
O aplicativo de mensagens auxilia na proximidade com o cliente e na comunicação rápida e objetiva, seja para a divulgação de produtos, serviços e ofertas e até mesmo na negociação e cobranças.
Vender pelo whatsapp se tornou rotina para empreendedores e vendedores e aumentou resultados de todas as áreas e negócios, como: prestadores de serviços, profissionais autônomos e comércios locais.
E eles se beneficiaram principalmente da versão do aplicativo voltada para o atendimento comercial, chamada Whatsapp Business.
E você, quer ser mais um destes empreendedores com resultados a partir do uso desta ferramenta?
Então se liga neste conteúdo que o Dindim por dindim preparou especialmente para você!
- O que é o WhatsApp Business
- Qual a diferença da lista de transmissão e dos grupos
- Por que não enviar mensagem por grupos
- Como funciona a lista de transmissão do WhatsApp Business
- Como fazer uma lista de transmissão no WhatsApp Business
- Como colocar foto na lista de transmissão do WhatsApp
- Como se relacionar com os clientes no WhatsApp Business
- Dicas para se sair bem na comunicação online com os clientes
- Vídeo: Como criar e divulgar sua lista de transmissão no WhatsApp Business
O que é o WhatsApp Business
O WhatsApp Business, como visto acima, é a versão comercial do aplicativo WhatsApp.
Assim como a versão padrão do aplicativo – voltado para o uso de pessoas físicas – é gratuito e permite que empreendedores criem catálogos de seus produtos e serviços e classifiquem os contatos, por exemplo.
Além desta organização e facilidade, o WhatsApp Business permite que os usuários automatizem mensagens para o atendimento ao cliente.
Esta automação pode ser feita, por exemplo, para:
- mensagens de apresentação da empresa ou do profissional, no caso de prestadores de serviços e autônomos
- para informar o horário de funcionamento do negócio
- para o atendimento padronizado e envio de cardápio e catálogos de produtos
E muito mais!
Esta automação pode ser feita a partir dos grupos e também pelas listas de transmissão.
Você sabe as características e diferenças de cada uma destas opções?
Confira a seguir!
Qual a diferença da lista de transmissão e dos grupos
É comum as pessoas pensarem que grupos e listas de transmissão são a mesma coisa.
Porém eles possuem diferenças significativas, são elas:
Grupos
Agrupa pessoas em um mesmo espaço dentro do whatsapp para o envio de mensagens, que todas receberão.
É possível todos enviaram mensagens ou só o administrador do grupo – no caso de grupos configurados para esta finalidade, pode escrever.
Grupos de família, faculdade, trabalho e até mesmo para a divulgação de cursos são comuns.
Listas de Transmissão
Já nas listas de transmissão você consegue enviar mensagens individuais, porém com um padrão, para contatos selecionados.
Você cria essas listas, seleciona os contatos para fazer parte e envia promoções e novidades relacionados aos produtos e serviços que cada uma das listas que poderia se interessar.
Cada um destes contatos irá receber, individualmente, a mensagem.
Agora que você viu estas diferenças veja por que escolher as listas ao invés dos grupos para seu atendimento comercial!
Por que não enviar mensagem por grupos
Para começar destacamos que os grupos são uma ótima alternativa, porém as listas são opções melhores para seus negócios.
Em grupos a comunicação não é tão organizada e efetiva, mensagens podem ser perdidas ao longo do tempo, e se todos podem enviá-las acaba virando bagunça perdendo o foco do contato.
Além disso, muitas pessoas não gostam de participar de grupos.
É comum grupos com determinados fins, por exemplo, promoções do seu salão, tornarem-se um grupo de “bom dia” e mensagens fora de contexto. Sendo assim, deixe os grupos para suas relações familiares e de amizade.
As listas de transmissão oferecem o sentimento de exclusividade ao seu cliente.
Embora você mande a mesma mensagem para vários contatos, cada um deles vai receber individualmente.
Veja melhor como as listas de transmissão funcionam!
Como funciona a lista de transmissão do WhatsApp Business
Cada lista de transmissão pode ser entendida como uma categoria para seus clientes.
Categorias que podem ser divididas pelos gostos, pelos produtos e serviços que consomem, pelo sexo e até pela idade.
Exemplo: Você possui um estúdio de design de sobrancelhas com clientes homens e mulheres.
A comunicação deve ser diferente para cada um destes públicos.
Além disso, homens são mais discretos no consumo de serviços estéticos e poderiam preferir mensagens privadas.
Ou seja, caso usasse grupos eles poderiam se sentir desconfortáveis.
Neste caso duas listas de transmissão, uma para cada sexo, seria a opção ideal. Assim cada contato receberia individualmente suas mensagens.
Como fazer uma lista de transmissão no WhatsApp Business
Para fazer uma lista de transmissão é necessário primeiro configurar o WhastApp Business em seu celular.
Feito isso, siga o passo a passo a seguir para a criação da sua lista de transmissão:
- Abra o WhatsApp;
- Vá para a tela de Conversas;
- Selecione o Menu (os três pontinhos, no topo direito);
- Toque sobre o botão “Nova transmissão”;
- Toque em “+” ou digite os nomes dos seus contatos;
- Após adicionar pelo menos dois contatos, toque em “Criar” ou “Pronto”.
Feito isso, escreva a mensagem e envie normalmente.
Caso prefira, faça um teste inicial com seus contatos mais próximos para ter mais segurança antes de começar.
Como colocar foto na lista de transmissão do WhatsApp
É possível configurar o nome, a descrição, contato e até mesmo a foto da sua lista de transmissão.
Para isso, faça o seguinte:
1 – Acesse a lista: clicando no nome dela.
2 – Selecione o botão “i”,como na imagem a seguir:
3 – Escolha a imagem que quer selecionar
Pronto! Assim você consegue deixar organizada e diferenciada cada uma das suas listas!
Como se relacionar com os clientes no WhatsApp Business
Você já viu que usar o whatsapp é uma mão na roda para os empreendedores, não é mesmo?
Mas é preciso entender também que ele possui uma maneira específica de se relacionar com seus clientes.
No WhatsApp o tom é um pouco mais informal e direto, não precisando de uma linguagem rebuscada e cheia de explicações.
Quanto mais direto e objetivo melhor.
Sem esquecer é claro, de ser educado e solícito em seu atendimento.
Até mesmo para cobranças, por exemplo, o whatsapp serve como uma ótima ferramenta.
Muitos empreendedores não sabem ou tem dificuldade em cobrar um cliente e as listas podem facilitar a administração deste serviço.
Ou seja, a relação segue a receita: educação, resolução de problemas e constância.
Esteja frequentemente em contato com seus clientes, não suma ou deixe eles sem explicações e informações.
Assim seu relacionamento com o cliente será favorecido com aumento direto em suas vendas!
Confira a seguir 3 dicas especiais para se sair bem na comunicação online com seus clientes!
Dicas para se sair bem na comunicação online com os clientes
1 – Informações completas
É essencial para uma boa comunicação online o fornecimento de todas as informações dos serviços e produtos.
E isto inclui o preço.
Muitos vendedores e empreendedores optam pela estratégia de não contar o valor dos produtos e serviços, uma forma de fazer o cliente ir até a loja física para aumentar as chances de venda.
Porém, nem sempre esta estratégia é bem vista.
Informe a ele todas as informações, com fotos, descrição e preço.
Assim, ele pode ver se cabe ou não no bolso a compra. Mas mesmo assim, invista em outras formas de fazer ele conhecer a loja, como um convite personalizado e até mesmo um dia especial com quitutes e promoções!
2 – Atendimento rápido
Ninguém merece ficar dias e dias sem resposta, não é mesmo?
Assim, o cliente que fica sem retorno pode optar por outro local ou profissional que respondeu antes.
Siga a máxima de que tempo é dinheiro e esteja sempre disponível para seu cliente.
Isto quer dizer 24h online? Não.
Mas sim que ele tenha uma resposta imediata, mesmo que seja que assim que possível entrarão em contato com ele.
3 – Oferecer soluções
Oferecer soluções é conhecer seus clientes.
O que eles precisam? Como costumam pagar?
Estas informações são válidas para você buscar atender cada um deles de maneira integral, aliando as necessidades da empresa com as do cliente.
Vídeo: Como criar e divulgar sua lista de transmissão no WhatsApp Business
A Ale Riquena fez um vídeo bem legal sobre como divulgar a sua lista de transmissão no WhatsApp Business. Vale a pena assistir pra complementar a leitura!
Viu só quanta dica bacana?
Siga este conteúdo e consiga potencializar suas vendas, conseguindo destaque para seu negócio!
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