Qual a diferença entre crédito e débito: aprenda de uma vez por todas!
Se você tem dúvidas sobre a diferença entre crédito e débito e como usar o cartão, entenda mais e saiba escolher o que é melhor para você e para o seu bolso!
A diferença entre crédito e débito é uma dúvida de bastante gente. Na hora das compras, qual forma de pagamento escolher? O que levar em conta nesse momento?
Vem com a gente e aprenda dindim por dindim o que é crédito e o que é débito, quais as vantagens e desvantagens de cada modalidade e como comprar sem apertar o seu bolso!
Qual a diferença entre crédito e débito?
A principal diferença entre débito e crédito é a data de pagamento da compra.
No caso das compras no débito, o preço total do produto é pago naquele momento, de uma só vez.
Já na opção de compras no crédito, o pagamento é feito em uma data futura à compra. Nessa modalidade, você também pode parcelar o pagamento.
Crédito e débito para consumidor
Se você está pensando como consumidor, a melhor forma de entender a diferença entre crédito e débito é pensar no prazo: no débito você paga na hora e no crédito você paga depois.
Crédito para autônomo, comerciante ou prestador de serviços
Se você está pensando como comerciante ou prestador de serviços e quer uma maquininha de cartão para oferecer essas modalidades de pagamento aos seus clientes, vale o mesmo princípio: no débito recebe antes e no crédito recebe depois.
O legal de uma maquininha é que você não precisa se preocupar em cobrar as pessoas, porque é a instituição bancária que vai pagar para você.
Outra vantagem é que você pode adiantar o recebimento das parcelas de vendas feitas no cartão de crédito.
O que é e como funciona o cartão de débito?
Cartão de débito como consumidor
Ao comprar em dinheiro você entrega a nota e as moedas para o vendedor, não é mesmo?
O cartão de débito funciona da mesma forma, mas nesse caso, você não vai tirar o pagamento do seu bolso. Ele sai direto de sua conta no banco.
Para usar o cartão de débito é importante ter o valor do produto em sua conta, tanto para que o pagamento seja aprovado quanto para não entrar no vermelho. Lembre-se que os juros do cheque especial são altos.
Cartão de débito como empreendedor
Se você tem interesse em ter uma maquininha de cartão de débito, a regra é a mesma: o consumidor paga o valor total de uma só vez com o cartão dele – e o pagamento vai para a sua conta.
Vantagens e desvantagens de pagar no débito
Vantagem: nada de contas futuras
Em relação ao crédito, pagar no débito é a escolha perfeita quando você tem dinheiro na sua conta porque assim você não fica com um compromisso financeiro futuro.
Vantagem: segurança e controle
Em relação ao dinheiro em espécie, as vantagens de escolher o débito é que você não precisa andar com notas na carteira e que você pode fazer um controle financeiro mais preciso.
Desvantagem: tem que ter dinheiro na conta
A desvantagem é que você precisa ter dinheiro no banco para comprar. Sem saldo, sem compras no débito!
E o que fazer quando você gostaria de comprar algo mais caro em algumas parcelas sem juros ou tem uma emergência? Aqui entra o crédito.
O que é e como funciona o cartão de crédito?
Cartão de crédito como consumidor
O cartão de crédito funciona como uma maneira segura de comprar fiado. Você leva o produto ou serviço na hora, mas paga depois.
Com o cartão de crédito, o banco que vai pagar para a loja – é como se ele emprestasse o dinheiro para você.
Uma vez por mês, você recebe a fatura do cartão de crédito. Essa conta vai reunir todos os gastos que você teve nos últimos 30 dias usando o cartão.
É importante ter controle de quanto você está comprando no crédito para que a fatura não ultrapasse o limite de quanto você pode pagar.
Cartão de crédito como empreendedor
Se você é lojista ou prestador de serviço, a opção de cartão de crédito permite mais poder de compra ao seu cliente e garante que você receba os pagamentos. Você também pode adiantar o que parcelou para o consumidor, recebendo antes.
Vantagens e desvantagens de pagar no crédito
Vantagem: prazo e parcelamento
Além da possibilidade de comprar para pagar depois, a principal vantagem de comprar no crédito é o parcelamento sem juros.
Parcelamentos em até 12x sem acréscimo são comuns e isso ajuda na compra de produtos que, sem esta opção, seriam caros demais para pagar tudo de uma vez.
Vantagem: programa de pontos
Além disso, bancos oferecem vantagens para quem usa o serviço do cartão de crédito, como programas de pontos que você pode trocar por outros produtos ou combustível em postos credenciados.
Desvantagem: faturas altas se não houver controle
Já a desvantagem do cartão de crédito é a perda de controle. Veja que não é necessariamente uma desvantagem do cartão em si, concorda?
Perder o controle das despesas no crédito é uma desvantagem ligada aos hábitos de consumo e de educação financeira.
Comprar no crédito sem ter controle sobre essas despesas pode gerar uma fatura muito difícil de pagar.
Geralmente, as multas e juros para faturas em atraso costumam ser altas. Se o cliente do banco não pagar, não pode mais comprar no cartão de crédito e fica com o nome sujo.
Ou seja: o descontrole ao usar o cartão de crédito gera dívidas e apuros desnecessários.
Vale lembrar que o cartão de crédito possui um limite para que o cliente utilize, mas, esse limite não deve ser considerado complemento de renda. É uma possibilidade de compra que precisa ser feita com consciência.
E a parte legal é que, com equilíbrio e organização, o cartão de crédito é um ótimo aliado do orçamento familiar.
Quando usar cada um deles?
Quando usar o cartão de débito
O cartão de débito é ideal para compras de valor mais baixo e que fazem parte do dia a dia, como padaria, farmácia e também quando a loja oferece descontos para esse tipo de pagamento.
Quando usar o cartão de crédito
Já o cartão de crédito é uma opção bacana quando você não tem dinheiro na hora da compra, mas precisa de um item de emergência ou gostaria de parcelar um produto mais caro – como uma geladeira, por exemplo.
Como decidir se vai pagar no crédito ou débito
Para decidir, a dica é avaliar, principalmente:
- qual compra pode ser paga inteira à vista;
- quanto você tem na conta;
- quanto você já tem acumulado nas próximas faturas e se cabe mais uma parcela ou se é melhor esperar.
Fazendo essas perguntas a si mesmo e comprando consciente, você evita exageros e pode aproveitar débito e crédito sem se apertar! 🙂
Gostou do nosso artigo sobre as diferenças entre crédito e débito? Conta pra gente nos comentários!
Gostou? Comenta aqui