Não vendemos fiado: ideias de frases para não vender fiado!

26/01/2022
10 min de leitura
Equipe Dindim
26/01/2022
10 min de leitura

“Não vendemos fiado!”. Saiba como comunicar ao seu cliente que seu negócio não aceita vender fiado.

Vender fiado ainda é uma prática comum, principalmente em pequenos comércios e negócios locais.

O velho jeitinho de pegar o produto antes de pagar serve para ajudar os clientes e também o próprio comerciante, que não perde a venda e pode ainda fidelizar o cliente.

Porém, vender fiado pode se tornar uma dor de cabeça quando o cliente demora para pagar ou até mesmo quando ele não paga.

Para fugir dos calotes e deixar a saúde financeira do seu negócio em dia, listamos algumas dicas especiais para você!

Confira!

É bom vender fiado? 

Como listado acima, vender fiado tem sim suas vantagens.

Não perder a venda, no momento em que o cliente não pode pagar o valor do produto ou serviço, gerando assim a fidelização do cliente – que encontra no estabelecimento uma relação de confiança e empatia, listamos outras duas vantagens, são elas: 

Facilidade na hora da compra

Chegar em algum comércio e não ter dinheiro para comprar é uma situação difícil.

Porém, na venda fiada existe a facilidade de comprar o produto que precisa, deixando o pagamento para depois.

Existe o compromisso entre comerciante e cliente que o pagamento será feito, sem multas ou juros.  

Receita a longo prazo

A venda fiada acaba gerando um ciclo recorrente de pagamento. Se vários clientes costumam pagar desta forma, e corretamente, o negócio sempre fica no azul com suas entradas de ganhos.

Porém, nem sempre os pagamentos acontecem de forma correta e constante, o que gera prejuízos ao dono do negócio.

Confira os motivos que mostram que não vale a pena vender fiado. 

Por que não vale a pena vender fiado?

Além do risco de não receber, vender fiado pode gerar outros problemas para o seu negócio, como por exemplo:

Desorganização do caixa

Todo mês o negócio deve fechar no azul para ser autossustentável.

Ou seja, as entradas devem ser maiores que as saídas.

Com esta organização o empreendedor consegue pagar fornecedores e funcionários, além de contas básicas como: água e luz, criar um fluxo de caixa e gerar o pró-labore (remuneração mensal do dono do negócio).

Vendendo fiado o dono do negócio não possui mais controle das entradas, que se perdem em datas diferentes e até mesmo meses de distância entre a venda e o pagamento.  

Isto gera a desorganização do caixa do negócio e até mesmo inadimplência para cumprir com os próprios compromissos financeiros da empresa. 

Necessidade de cobrança

Outro ponto negativo de vender fiado é que será necessário a criação da rotina de cobrança. 

Você possui tempo ou pode disponibilizar um funcionário para fazer este serviço?

Pense nisso antes de oferecer esta modalidade de venda. Além disso, nem sempre os donos de negócios e funcionários sabem cobrar um cliente, gerando um problema para todos. 

Vender fiado também pode gerar outra situação desconfortável: quando o cliente não faz o pagamento que se comprometeu, dando o famoso calote, e você precisa cobrar a dívida. Se isso acontecer, as chances desse consumidor voltar a comprar no seu negócio podem ficar ainda menores do que antes de você topar vender fiado para ele. 

Mas você pode estar se perguntando: então como eu posso acabar com a venda fiada sem perder a venda?

Veja nossas dicas a seguir!

O que fazer para acabar com o fiado

O medo de não vender faz com que muitos empreendedores optem por vender fiado, porém existem outras formas de fazer com que o cliente consiga comprar sem deixar o pagamento para depois.

Veja a seguir!

Ofereça várias formas de pagamento

Essa é a dica mais valiosa para quem não quer vender fiado.

Oferecer diversas formas de pagamento demonstram sua boa vontade em ajudar o cliente a encontrar a melhor forma para a compra caber no bolso. 

Além disso, você não perde a venda. 

Dar a alternativa de parcelar as compras pode ser um ótimo diferencial. Assim, com certeza, você vai atrair mais clientes e ainda aumentar o ticket médio deles.

Para isso, o ideal é ter uma maquininha de cartão pronta para receber pagamentos.

E você nem precisa ter CNPJ, a SumUp tem diferentes modelos de máquina de cartão para profissionais autônomos que querem vender ainda mais.

A SumUp tá com você

A SumUp tem a máquina de cartão de crédito e débito ideal para ajudar você a vender mais!

Para quem vende pela internet também existem soluções fáceis.

O link de pagamento, por exemplo, permite que você receba o dinheiro das vendas no cartão de crédito pelo celular.

Com o Link de Pagamento SumUp também dá para parcelar as compras dos clientes, o que aumenta a possibilidade de você conseguir atender aquele consumidor que iria optar pelo fiado. 

Trabalhe com reservas

Uma ideia para garantir a venda e o pagamento no mesmo momento é oferecer reserva de produtos por um determinado período.

Fixe um padrão de dias para que o cliente consiga levantar o dinheiro e assim pagar no momento da compra. 

Importante: Faça essa promessa quando o seu estoque permitir. Não dá para reservar um produto que está com muita saída e você tem poucas unidades estocadas! 

Trabalhe com descontos e promoções (quando possível)

Fazer boas promoções – com planejamento e conhecimento do seu fluxo de caixa, afinal, as ofertas também demandam um pequeno investimento – pode trazer bons retornos financeiros para o negócio, com o aumento das vendas e a possível fidelização de clientes.

Aquele consumidor que gostaria de comprar fiado na sua empresa pode conseguir levar o produto ou serviço caso ele tenha preços mais atrativos.

Oferecer descontos não deve ser uma estratégia diária ou de acordo com a necessidade do cliente.

Mas, se você introduzir a prática de ter boas promoções em alguns momentos do ano, por exemplo, poderá criar uma imagem positiva do seu negócio, como um lugar onde os consumidores encontram preços competitivos e ofertas especiais de tempos em tempos.  

Comunicado público 

As tradicionais placas “não vendemos fiado” são encontradas em diversos tipos de negócios como: panificadoras, mercearias, salões de beleza e muitos outros serviços. 

Deixe exposto, em um lugar público e visível, a regra da casa. Assim, mesmo que perguntem a um atendente, pode ser justificada a não opção deste tipo de compra. 

Uma boa opção também é deixar visível para o cliente quais formas de pagamento você aceita.

Coloque placas sobre quais bandeiras de cartão podem ser usadas para finalizar a compra, em quantas vezes é possível parcelar e, no caso de empresas do ramo alimentício, se são aceitos vales de refeição ou alimentação.

Além desta forma de aviso, existem outros formatos para dizer que não vende fiado em seu negócio (algumas bem divertidas). Confira!

Como dizer que não vende fiado

Negociar é uma arte, e muitas vezes os clientes querem ver até onde o empreendedor consegue ir para oferecer a melhor vantagem de compra.

Pedir venda fiada é uma situação rotineira em comércios e empresas. 

E saber dizer não é essencial.

Aqui vão algumas dicas para saber como agir nestes momentos:

1. Comunique as formas de pagamento na hora da venda

“Esta barra mais a costura da sua blusa irá custar R$50,00 com as opções de pagar pelo pix, dinheiro ou cartão de crédito no vencimento ou débito”.

Uma comunicação simples e clara já deixa o recado.

Não deixe opções em aberto, mostre o posicionamento da empresa no momento da venda. 

2. Seja firme

Caso exista a tentativa de negociar, por parte do seu cliente, seja firme em dizer não.

Porém, não esqueça de ser educado.

Mesmo que você perca esta venda, outras virão. E até mesmo este cliente, se gostou do seu produto ou serviço, irá voltar em outro momento. 

3. Diga às consequências para o seu negócio

Se algum cliente questionar os motivos de não aceitar fiado, seja honesto e transparente.

Se já teve experiências ruins, fale isso. Caso você esteja se precavendo, explique que seus fornecedores cobram em dias corretos e que infelizmente não pode abrir exceções aos clientes, senão não conseguirá arcar com seus compromissos. 

4. Divulgue as formas de pagamento em pontos físicos e digitais

Além das tradicionais placas com a frase “não vendemos fiado” em locais públicos do seu estabelecimento comercial, invista na divulgação das formas de pagamento, seja em pontos físicos ou digitais, como nas redes sociais do seu negócio. 

Veja algumas ideias de frases que você pode utilizar!

Ser seu próprio chefe é um desafio enorme, né? Por isso, preparamos uma newsletter exclusiva pra você. Assine agora mesmo!

Ideias de frases para não vender fiado

Existem diferentes formas de dizer que não se vende fiado. Veja alguns exemplos:

Direto

“Não vendemos fiado.”

“Não faço fiado. Por favor, não insista.”

“Este estabelecimento não aceita fiado.”

Bem-humorado

“Fiado só amanhã.”

“Fiado só pra quem paga adiantado.”

“Fiado só para maiores de 90 anos acompanhado dos pais”

“O fiado é assim: eu vendo, você acha bom. Eu cobro, você acha ruim!”

“Quem vende fiado não tem alegria, perde o freguês e a mercadoria.”

Informativo

“Esta loja aceita pagamento em cartão e dinheiro, fiado não.”

“Não vendemos fiado. Para facilitar, aceito cartão.”

“Reserve seu produto com nossas atendentes, pois não aceitamos fiado.”

Vídeo: Como dizer não na hora de vender fiado e não perder o cliente

O canal Mercadinho de Sucesso fez um vídeo sobre como dizer não na hora de vender fiado e não perder o cliente. Vale a pena assistir pra complementar a leitura!

Não dê espaço para práticas que prejudiquem seu negócio a longo prazo. 

Eduque seus clientes para entender a forma que sua empresa atua. 

Quer mais dicas para seu negócio? Aprenda tudo sobre empreendedorismo.

Gostou das nossas dicas e ideias de frases pra não vender fiado? Conta pra gente nos comentários!

O Dindim por dindim é o portal da SumUp feito para ajudar você a melhorar sua vida financeira. Aqui você vai aprender sobre finanças pessoais e empreendedorismo com quem mais entende do assunto. Ainda não conhece a SumUp? Venha saber mais sobre as nossas maquininhas e soluções financeiras.

Ícone de categoria
Ícone de categoria

Gostou? Comenta aqui