Como montar uma distribuidora: dicas fáceis para você começar!

09/02/2022
9 min de leitura
Equipe Dindim
09/02/2022
9 min de leitura

Quer saber como montar uma distribuidora? Descubra como começar no mercado da distribuição e o que é necessário para abrir o seu negócio!

A facilidade de encontrar várias opções de um mesmo produto com preços competitivos é uma das principais características das distribuidoras.

Este modelo de negócio é extremamente atrativo para quem pensa em empreender.

Se você quer seguir por este caminho, mas ainda não sabe como começar, confira este conteúdo que o Dindim preparou!

Que tipos de distribuidora abrir

Antes de mais nada, é necessário entender como a distribuidora funciona:

Esses estabelecimentos possuem opções variadas de um mesmo produto, com preços e fornecedores diferentes, para atender os clientes da melhor forma. 

Os empreendedores são responsáveis por toda a logística de compra e venda destes produtos, e os clientes ao comprarem pagam um preço de venda diferenciado – com o aumento da porcentagem que o empreendedor coloca para obter lucro. 

As distribuidoras podem ser divididas em dois modos de atuação:

Distribuidora de atacado

Distribuidoras atacadistas são aquelas que oferecem variadas opções de um produto para que outras empresas comprem em quantidade, para assim revender. 

Pessoas físicas também podem comprar nestas empresas, dependendo do estabelecimento, porém existe uma quantidade limite de produtos que podem ser comprados. 

Nestas distribuidoras existem depósitos e toda uma estrutura para recebimento e entregas de mercadorias. O controle para a comercialização é bem maior. 

Distribuidora de varejo

Já as distribuidoras de varejo são mais comuns em nossa rotina. 

Elas são voltadas para venda de produtos para os clientes finais, ou seja, pessoas físicas que precisam de determinado produto, seja em pequena quantidade ou em uma quantidade que o estabelecimento consiga atender. 

Os clientes destas distribuidoras não têm a intenção de revender estes produtos, mas sim consumi-los.

Depois que você decidiu qual modo de distribuição quer atender, é a hora de escolher o que você quer vender em seu estabelecimento. 

Existem vários produtos que podem ser comercializados, e para isso, é necessário analisar seus gostos pessoais, além de entender o mercado de atuação.

Alguns tipos de distribuidoras mais conhecidos são:

Distribuidora de bebidas

É voltada para a venda de bebidas como: água, refrigerantes e bebidas alcóolicas. 

Para abrir uma distribuidora é necessária certa estrutura para transportar as mercadorias, além de geladeiras e freezers. 

No vídeo abaixo, você pode complementar sua leitura a aprender mais com o Abertura Simples de como abrir uma distribuidora de bebidas.

Distribuidora de doces

A comercialização de doces é uma das mais conhecidas formas de distribuição.

Desde chocolates, balas, pirulitos e outras guloseimas que fazem parte de aniversários e festas ou para uma simples sobremesa. 

Distribuidora de cosméticos

As distribuidoras de cosméticos têm ganhado espaço nos últimos tempos. 

A procura por itens variados em um mesmo local, com preços que compensam ao consumidor, são atrativos para empreender neste mercado. 

Distribuidora de autopeças

Comercializar peças de veículos pode ser uma ótima oportunidade para quem gosta do setor e quer trabalhar com distribuidoras. 

Baterias, pastilhas de freio e retrovisores são exemplos de produtos que você pode vender para o cliente que precisa de reparos em seu automóvel. 

Agora que você já viu alguma das opções veja o que é necessário para abrir este negócio!

O que é necessário para abrir uma distribuidora

Para abrir uma distribuidora são necessários alguns itens fundamentais, como:

1 – Infraestrutura da distribuidora

Você tem o local para montar sua distribuidora?

Se sim, já é meio caminho andado.

Se ainda não, procure uma localidade que tenha uma grande circulação de pessoas, onde o espaço físico comporte estoque, carga e descarga e toda a logística do seu negócio. 

Este estudo inicial é essencial para analisar se a infraestrutura do imóvel irá permitir a atividade de distribuição, além disso, com o planejamento financeiro do negócio irá te auxiliar a não se perder nas finanças.

2 – Documentação da distribuidora

Outra questão fundamental para se atentar é a respeito das regularizações e aspectos legais!

Escolhido o imóvel, antes de fechar o aluguel, consulte a Prefeitura da sua cidade para verificar se existe alguma restrição para a atividade. Isto irá te dar tranquilidade para iniciar conforme as Lei. 

Além disso, existem documentos essenciais que não podem faltar para abrir uma distribuidora, são eles: 

  • Registro na junta comercial
  • Inscrição junto a prefeitura municipal para a obtenção de alvará
  • Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) na Receita Federal
  • Registro na Secretaria da Fazenda (SEFAZ) estadual
  • Registro no conselho regional de administração
  • Obtenção de alvará de funcionamento junto ao corpo de bombeiros
  • Observar as regras de proteção ao consumidor, estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC)

Com toda essa documentação ok, e hora de comprar seus produtos e fazer negócio com seus fornecedores, veja a seguir!

3 – Fornecedores

Contar com bons fornecedores é peça chave para o sucesso do seu negócio, afinal de contas é a partir da relação comercial com eles que os produtos chegarão até sua distribuidora e você irá conseguir vendê-los aos seus clientes.

Pesquise antes de contratar. Alguns critérios que você pode levar em conta são:

  • Experiência do fornecedor
  • Custo do frete e custo de armazenagem (prefira entregas mais frequentes com um custo menor)
  • Qualidade
  • Preço e formas de pagamento

Contratando seus parceiros de negócio e com seus produtos em mãos, comece a divulgar sua distribuidora!

4 – Divulgação da distribuidora

Chegou a hora de marcar a data de abertura da sua distribuidora! E para isso, nada melhor que uma boa divulgação para começar as atividades do seu negócio.

Faça panfletos atrativos e divulgue pelo bairro do estabelecimento e conte com a internet para ir até onde seus clientes estão!

As redes sociais e o whatsapp são ótimas ferramentas para você divulgar seu negócio, ofertas e promoções e até mesmo conseguir vender por elas!

5 – Meios de pagamento

Outro item que você deve se atentar para seu negócio é oferecer diversas formas de pagamento. 

Isto é até mesmo um atrativo em relação a concorrência.

Pix, transferências, dinheiro e o pagamento em cartões de débito e crédito são opções que devem fazer parte da rotina financeira da sua empresa. 

E nesse momento é ideal contar com uma maquineta de cartão confiável e que atenda as necessidades do seu negócio.

Analise sempre: 

  • Quando o dinheiro da venda cai na conta
  • Reputação da marca
  • Facilidade e segurança para o empreendedor e para o cliente

A SumUp oferece opções de maquininhas para atender da melhor forma o empreendedor, sem aluguel e recebimento em até mesmo 1 dia após a venda. 

Conheça opções como a SumUp On e a SumUp Top e escolha a que mais se adequa ao que precisa!

Qual a margem de lucro de uma distribuidora 

Agora que a distribuidora está rodando é chegada a hora de falar de finanças. 

Calcular o preço de venda dos seus produtos é essencial, inclusive para saber a margem de lucro do seu negócio. 

Por cada venda realizada, por exemplo, a porcentagem que a empresa ganha é chamada de margem de lucro bruta e pode ser calculada da seguinte forma: Lucro bruto/ receita total x 100. 

Já a margem  de lucro líquida leva em conta outros fatores, como custos e despesas. 

Para cada momento do negócio existe uma margem de lucro a ser buscada. Segundo especialistas, em média, uma boa margem de lucro para o comércio  é de 15% a 20%.

E dessa margem de lucro, quanto fica para o dono da distribuidora? Veja a seguir:

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Quanto ganha um dono de distribuidora

O pagamento recebido pelo dono de um negócio é chamado de pró-labore

Além desta forma de rendimento, o dono do negócio também pode pegar parte do lucro da empresa. 

No caso das distribuidoras de pequeno porte, o valor de faturamento mensal fica em média de R$10.000,00 a R$15.000,00. E deste valor o empreendedor pode ficar a partir de um salário mínimo até quanto às contas permitirem (50%, por exemplo).

O valor que o dono de uma distribuidora ganha depende de quanto irá necessitar para o capital de giro e investimento na própria empresa. 

Afinal, vale a pena abrir uma distribuidora?

Ao longo deste conteúdo, você conheceu as principais características e necessidades de uma distribuidora. 

Além disso, o mercado de bebidas, por exemplo, é sempre aquecido e movimenta grandes valores.

Ter como negócio uma distribuidora permite autonomia, possibilidade de trabalhar com vários fornecedores e produtos e ganhar uma margem de lucro considerável. 

Com um bom planejamento e estudo do mercado é possível ter sucesso neste negócio e conquistar o sucesso financeiro. 

Gostou de aprender como montar uma distribuidora? Conta pra gente nos comentários!

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