Como ser saudável gastando pouco: dicas práticas pra você

31/08/2021
5 min de leitura
Equipe Dindim
31/08/2021
5 min de leitura

Sim, é possível ter uma dieta saudável gastando pouco. Veja nossas dicas!

Você sabia que é possível se alimentar de forma saudável sem gastar muito?

Isso mesmo! Nem sempre comer bem é sinônimo de caro. Uma alimentação saudável não se baseia apenas em produtos light, diet ou de marcas.

Fontes de inúmeros nutrientes essenciais para o organismo, como proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais, os legumes, vegetais, frutas, sementes e grãos baratos são excelentes opções para quem deseja se alimentar bem gastando pouco.

Ficou curioso? Convidamos o Infohealth para compartilhar algumas dicas para você comer bem sem gastar muito.

Qual a importância de uma boa alimentação?

Além da saúde mental, a alimentação balanceada é fundamental para o bom funcionamento do organismo.

Quando nos alimentamos inadequadamente, nosso corpo começa a enviar sinais de que a saúde não vai bem, surgindo uma série de problemas, como obesidade, doenças cardiovasculares e colesterol alto. 

Por isso, a alimentação saudável é fundamental para nossa saúde. Pequenas mudanças na dieta podem ajudar a melhorar sua qualidade de vida.

Como se alimentar bem sem gastar muito

Você não precisa gastar dinheiro com industrializados sem açúcar ou sem lactose para ter uma alimentação saudável.

Aliás, com as nossas dicas, você vai quer se ser saudável gastando pouco é muito mais simples do que parece.

Aposte em alimentos da estação

Procure sempre comprar alimentos da estação ou aqueles que estão em promoção.

Ao planejar suas refeições, opte por incluir esses alimentos. Assim, você consome produtos nutritivos e frescos, além de economizar. Para cada mês do ano, existem legumes, verduras, frutas e pescados típicos da estação.

Com uma grande variedade, os alimentos também podem ajudar a variar o seu cardápio. Seja criativo e pense em misturas baratas para fazer no dia a dia com esses ingredientes.

Invista em feiras

Nem sempre o hortifruti do supermercado é a melhor opção para quem deseja economizar.

Por isso, procure consumir alimentos das feiras ou sacolões, onde os produtos são mais baratos, frescos e em grande variedade de produtos para você criar cardápios completos. Além disso, existem as feiras orgânicas, que  vendem alimentos mais nutritivos, sem contato com agrotóxicos.

Ao optar pelas feiras, você ainda ajuda os pequenos comerciantes locais.

Compre alimentos a granel 

Busque comprar alimentos a granel, o preço é mais em conta, visto que não há custo com a embalagem.

Desse modo, você ainda pode ajudar o meio ambiente, se levar um recipiente para colocar os alimentos.

Nem sempre os produtos de marcas que encontramos no supermercado são garantia de qualidade. Alimentos a granel, além de serem mais baratos, tendem a serem mais naturais.

Você pode comprar uma diversidade de grãos, sementes e cereais, como arroz, grão de bico, lentilha, aveia e granola.

Tenha uma horta caseira

Uma das alternativas para economizar sem perder uma alimentação saudável é cultivar uma horta em casa.

Boa parte das hortaliças e legumes que consumimos vem com excesso de agrotóxicos, visto que o Brasil está entre os países que mais utilizam agrotóxicos na produção comercial de alimentos.

Uma horta em casa permite que você cultive seu produto de forma natural, livre de substâncias tóxicas para a saúde, além de ter sempre alimentos frescos sem precisar sair de casa.

Saiba aproveitar os alimentos

Extraia o máximo possível de cada alimento. Aproveitar os alimentos de forma integral, além de evitar desperdícios, deixa a sua dieta ainda mais rica em nutrientes.

Em muitos casos, costumamos descartar partes nutritivas de alimentos sem ao menos nos darmos conta.

Por isso, ao invés de utilizar somente a polpa de frutas e legumes, por exemplo, você pode usar as cascas e sementes, busque receitas que incluam esses ingredientes.

Faça lista de compras

Antes de ir às compras, organize-se.

Preparar uma lista de compras irá ajudar você a pensar melhor na hora de escolher os alimentos e economizar no mercado. Procure inserir frutas, legumes, verduras, grãos e carnes saudáveis na sua lista.

Evite comprar alimentos ultraprocessados, aqueles que já estão prontos para consumo. Estes produtos contêm alto teor de sódio, açúcar, gordura, além de conter outras substâncias como corantes e aromatizantes.

Vídeo: Marmitas para uma semana inteira (bom e barato!)

A Thaisa Leal fez um vídeo bem legal com receitas saudáveis, fáceis, rápidas e baratas pra você organizar as marmitas da semana toda em um dia só. Vale a pena assistir pra complementar a leitura!

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