Estou endividada: o que fazer para sair do vermelho

22/06/2021
7 min de leitura
Equipe Dindim
22/06/2021
7 min de leitura

Está endividada e quer sair do vermelho? Veja o passo a passo para pagar suas dívidas, organizar suas finanças e manter seu orçamento longe de mais endividamento.

Se você está endividada, não está sozinha. Mais de 62 milhões de brasileiros estão com as contas atrasadas e metade dessas pessoas tem a renda totalmente comprometida, de acordo com o Serasa.

Além disso, mulheres têm que lidar com um agravante bastante chato: ainda ganham menos do que os homens, trabalhando com o mesmo ofício e com a mesma carga horária.

E não para por aí. Juntando isso ao fato de que muitas mulheres criam seus filhos sozinhas e sem ajuda financeira paterna, pesquisas apontam que o público feminino está mais propenso ao endividamento.

Essas dificuldades externas somadas à falta de controle financeiro podem gerar um problemão.

A boa notícia é que tem jeito – e trouxemos alguns caminhos!

O que fazer quando não se tem dinheiro para pagar as contas

Quando está endividada e não se tem dinheiro para pagar as contas é necessário fazer um plano de ação para controlar as dívidas e manter alguns boletos em dia.

Então se hoje você acordou pensando que está endividada e o que fazer, vem com a gente! Preparamos um passo a passo para te ajudar a organizar o cenário.

Passo 01: acalme-se

Diante de uma pilha de contas em cima da mesa e nenhum real na conta, o desespero pode bater – e aí, tomar decisões inteligentes fica muito mais difícil.

Portanto, o ponto de partida para dar a volta por cima é se acalmar e entender que tudo tem solução.

Passo 02: faça uma lista de tudo que está devendo

Papel e caneta na mão, escreva tudo que você deve: o quê, quanto e para quem.

Passo 03: entre em contato com cada um de seus credores

Com sinceridade, ligue para todas as empresas e pessoas para quem está devendo. Explique que você não tem dinheiro no momento, que está reorganizando sua vida financeira e que gostaria de negociar a dívida.

Aqui, você deve buscar por uma boa negociação: parcelamento em mensalidades pequenas e prazo para começar a pagar.

Passo 04: faça as contas de quanto você vai precisar

Agora que você já conversou com seus credores e sabe quanto vai pagar por mês para cada um, é hora de projetar quanto você precisa ganhar mensalmente para cumprir esses compromissos.

Passo 05: monte um plano de ação para conseguir o dinheiro

Se você tem algum tipo de renda formal, mas ela não cobre as despesas, pode tentar ganhar um dinheiro extra prestando serviço nas horas vagas e finais de semana.

Se você já é autônoma, pode tentar criar promoções e estratégias que aumentem suas vendas. Uma dica interessante é oferecer pagamento no cartão de crédito e débito para seus consumidores, com maquininha para pessoa física.

E se você está desempregada, pode escolher o caminho do empreendedorismo e começar um negócio próprio simples, que não exija investimento inicial – como, por exemplo, prestar serviço de limpeza, cuidar de pets ou dirigir para idosos.

Passo 06: considere um empréstimo do banco

Pegar dinheiro emprestado é sempre polêmico, né? Tem juros, tem multa se atrasar e uma infinidade de motivos pelos quais ficar longe dessa alternativa.

Mas, dependendo de como são as condições do empréstimo, pode ser um socorro interessante.

Se os juros não forem muito altos, se você conseguir uma quantia que quite todas as contas atrasadas e se a parcela desse empréstimo esteja dentro do que você consegue pagar, pode valer a pena.

Falando em empréstimo, veja algumas dicas a mais.

✅Não pegue dinheiro emprestado de pessoas físicas

Se você está endividada, evite pedir empréstimo para pessoas físicas: amigos, familiares e principalmente agiotas. 

Com amigos e familiares pode nascer um mal estar. Já os que trabalham com a agiotagem são famosos pelos juros exorbitantes e métodos de cobrança desconfortáveis. A dica é não recorrer a essas alternativas.

✅Converse com seu banco

Se você está com o nome sujo, primeiro de tudo tente conversar com o gerente do seu banco para conseguir um empréstimo mesmo sem crédito. Algumas instituições concedem o socorro mesmo assim.

✅Procure por financeiras que emprestam para quem está com o nome sujo

Existem financeiras especializadas em emprestar para quem está devendo. Mas é importante ter em mente o seguinte: os juros são altíssimos. Então você precisa verificar com atenção se compensa.

Não perca esperança. Por mais difícil que seja estar endividada, lembre-se de que é possível sair dessa! 🤍 

Dicas de como sair das dívidas

Como pagar minhas dívidas? Essa é uma pergunta que boa parte dos brasileiros fazem a si mesmos todos os dias. Por isso, reunimos algumas dicas!

Não faça mais contas

Parece óbvio, mas sabemos como é difícil diminuir os gastos. Por isso, o ponto de partida para sair das dívidas é não comprar mais nada além do necessário para viver, como alimento e medicação, até que a situação melhore.

Organize suas entradas e saídas

Faça uma lista das contas que você precisa pagar todo mês e de quanto precisa ganhar para cobrir essas despesas.

Planilha de Controle de Gastos

Preparamos uma planilha para você fazer o seu controle financeiro de maneira fácil e descomplicada. Baixe agora mesmo!

Tente negociar

Procure seus credores para parcelar a dívida ou conseguir mais prazo. A ideia aqui é evitar que juros e multas continuem crescendo.

Procure economizar 

Algumas contas precisam ser pagas todos os meses, como moradia e comida. Para elas, a palavra chave é economia.

Tente encontrar um lugar mais em conta para viver caso seu aluguel esteja muito alto, procure fazer uma lista de supermercado barata, economize energia elétrica e evite desperdícios de qualquer tipo.

O que fazer para ganhar uma renda extra e pagar as dívidas

Quem está endividada pode correr atrás de uma renda extra para dar uma aliviada nas dívidas. Confira algumas ideias:

Venda seus itens usados. Roupa, sapato, móveis, eletrodomésticos… Qualquer um desses itens — e muitos outros — podem ser vendidos quando estão em boas condições de conservação.

Faça marmita fitness para vender. Alimentação saudável está em alta e pode render uma boa ideia de negócio para quem quer ganhar uma renda extra. 

Aproveite os aplicativos para ganhar dinheiro. Existem muitos apps em que você pode se cadastrar para ser uma prestadora de serviço nas horas vagas.

Comece a revender cosméticos. Uma das formas mais fáceis de fazer uma renda extra é optar pela revenda de cosméticos de catálogo. Natura, Avon, Jequiti e Eudora são algumas das marcas que oferecem modelos de negócio atrativos.

Seja uma consultora SumUp. A consultora SumUp pode ganhar dinheiro vendendo maquininhas e trabalhando de casa, a hora que quiser. Quanto mais você vende, mais você ganha.

Vídeo: 5 erros de quem vive endividada

A Patricia Lages, do canal Dicas de Economia, fez um vídeo contando 5 erros de quem vive endividada. Vale a pena assistir para complementar a leitura!

Como fugir do endividamento

Se você está presenciando sinais de uma bola de neve de contas se formando e vindo em sua direção, fuja!

E fugir, aqui, significa reagir:

  • Corte gastos desnecessários.
  • Não faça novas contas.
  • Economize onde puder.
  • Tente guardar um pouquinho de dinheiro todos os meses.
  • Controle seu orçamento: saiba quanto você ganha e quanto gasta todo mês.

É possível vencer o endividamento, limpar o nome e viver bem plena e tranquila! Acredite e mãos à obra! 😊

Gostou das nossas dicas de como sair do vermelho? Conta pra gente nos comentários!

Ícone de categoria
Ícone de categoria

Gostou? Comenta aqui