9 mensagens de lembrete de vencimento pra você usar

30/11/2022
10 min de leitura
Equipe Dindim
30/11/2022
10 min de leitura

Quer ideias de mensagens de lembrete de vencimento para mandar para os seus clientes? Veja modelos de mensagens eficientes e amigáveis, quais as formas de enviar o lembrete e uma dica extra para receber sempre!

Mensagens de lembrete de vencimento fazem parte de um conjunto de técnicas para você usar e garantir o recebimento, em dia, por vendas e prestação de serviço.

Mas apesar de ser uma estratégia simples, nem sempre é fácil cobrar dos consumidores, não é mesmo?

Por isso criamos este artigo com o que você precisa saber sobre como lembrar a data de pagamento para o cliente. Ainda, temos uma dica extra para te ajudar a evitar os famosos e indesejáveis calotes.

Confira!

O que é um lembrete de vencimento

O lembrete de vencimento é uma mensagem enviada ao cliente para lembrá-lo de que está se aproximando a data do pagamento que ele precisa fazer.

Esse lembrete pode ser enviado manualmente pelo e-mail, por WhatsApp ou por outra forma de contato.

Em alguns sistemas bancários de emissão de boleto, também é possível configurar o disparo automático.

Como fazer um lembrete de vencimento

Para fazer um lembrete de vencimento é necessário escrever uma mensagem constando o nome do cliente, o valor do pagamento e a data.

É possível escrever um texto padrão e utilizá-lo para todos os clientes, apenas trocando os dados de cada consumidor antes de mandar.

Você também pode adotar uma estratégia mais personalizada e conversar de maneiras diferentes com cada tipo de público.

E independente de como você pretende falar com seu consumidor, alguns elementos são indispensáveis para que a mensagem seja eficiente e não prejudique a sua relação com ele.

  • Saudação: boa tarde, bom dia, olá;
  • Nome do cliente;
  • Valor da compra;
  • Data em que a compra foi realizada;
  • Data do vencimento;
  • Forma de pagamento: se por boleto, pix ou transferência em conta.

Como lembrar o cliente de pagar

Lembrar o cliente de pagar pode parecer uma tarefa complicada, mas é muito simples. Tudo depende da situação – veja cada uma delas, abaixo.

Contas a vencer

Nesse caso, basta criar um lembrete de vencimento com a data e o valor. A dica é ser amigável e deixar bem claro que a função da abordagem é simplesmente lembrar o consumidor.

Vale a pena lembrar também a forma de pagamento – boleto ou transferência. No caso de transferência, é importante destacar os dados bancários ou pix.

Contas já vencidas

Em muitos casos, o cliente não fez o pagamento ainda porque simplesmente esqueceu. Ainda, há situações em que cliente lembrou do pagamento e não o fez por algum problema financeiro.

Mas independente de qual seja a situação, é seu direito fazer a cobrança. A dica aqui é a mesma do tópico anterior: aposte na cordialidade e clareza para cobrar alguém com educação e evitar o calote.

A dica é começar com a informação de que você não identificou o pagamento e até oferecer uma ajuda para facilitar a quitação do débito – como um novo boleto, ou um link de pagamento.

Como mandar um lembrete de vencimento

Para mandar um lembrete de vencimento basta escrever a sua mensagem e escolher o melhor meio de enviá-la ao consumidor.

Aqui, vale a pena observar como cada tipo de cliente prefere ser atendido. E a resposta para essa pergunta muitas vezes está na própria maneira em que o consumidor entrou em contato com sua empresa, inicialmente.

Mas se escolher apenas um meio de comunicação para mandar um lembrete para o cliente for muito difícil, você pode tentar de todas as formas.

Veja um breve passo a passo de como mandar.

  1. Tente entender como o consumidor prefere o contato – se por telefone, e-mail ou WhatsApp. Ou, envie para todos os contatos que você tem dele;
  2. Escreva a mensagem ou escolha uma mensagem pronta e coloque os dados do seu cliente;
  3. Envie a mensagem.

Abaixo, separamos algumas ideias de mensagem de vencimento, veja.

Ideias de mensagens de lembrete de vencimento para cliente

Está sem ideias de mensagens de lembrete de vencimento para cliente? Não se preocupe: preparamos alguns exemplos para te ajudar. Confira!

Antes de começar, assista o vídeo que preparamos com dicas de como cobrar dinheiro educadamente!

Mensagens de lembrete de vencimento: WhatsApp

As mensagens de lembrete de vencimento no WhatsApp podem ser parecidas com aquelas enviadas por email.

A vantagem deste meio de comunicação é que, na maioria dos casos, é possível identificar se o número do cliente está correto pelo nome e pela foto.

Além disso, é possível saber que a mensagem foi entregue com sucesso por causa do símbolo de verificação de entrega – quando há dois checks em cinza, é porque o destinatário recebeu sua mensagem.

Por fim, na maioria dos casos, também é possível saber se a pessoa leu, porque os símbolos de check ficam azuis.

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Lembrete de vencimento por WhatsApp

Olá, [nome do cliente]. Tudo bem? Este é um lembrete de vencimento para sua compra realizada no dia XX/XX/XXXX, no valor de R$XXXX,XX e que vence no dia XX/XX/XXXX.

O pagamento pode ser realizado com depósito em conta ou pix. Abaixo, os dados.

  • Banco: XX
  • Agencia: XX
  • Conta: XX
  • Nome: XX
  • CPF ou CNPJ: XX
  • Chave pix: XX

Desejamos um excelente dia e qualquer dúvida, basta responder esta mensagem!

Mensagem de vencimento simples e direta

Atenção! O seu vencimento está chegando. Por favor, verifique seu saldo e faça o pagamento antes da data de vencimento. Obrigado!

Mensagem de vencimento personalizada

Olá [Nome do cliente], espero que você esteja bem. Queria lembrá-lo que o seu pagamento está chegando. Por favor, verifique seu saldo e faça o pagamento até a data de vencimento. Estamos aqui para ajudar, caso precise.

Mensagem de vencimento com oferta especial

Atenção! O seu vencimento está chegando e queremos oferecer uma oferta especial. Se você fizer o pagamento antes da data de vencimento, ganhará [oferta]. Não perca essa oportunidade!

Mensagem de vencimento com lembrete visual

Lembrete importante! O seu pagamento está chegando. Por favor, verifique o seu saldo e faça o pagamento antes da data de vencimento. [Inclua uma imagem ou GIF animado para chamar a atenção do cliente]

Olá [Nome do cliente], espero que você esteja bem. Queria lembrá-lo que o seu vencimento está chegando. Por favor, clique neste link [insira o link de pagamento] para fazer o seu pagamento agora. Obrigado!

Mensagens de lembrete de vencimento: telefone

Por telefone, geralmente a mensagem vem junto com uma conversa. Apesar do rumo do diálogo ser um pouco mais imprevisível, é interessante ter um roteiro. Veja uma simulação.

Simulação por telefone

  • Você: Alô, bom dia! Gostaria de falar com [nome do cliente].
  • Cliente: É ele.
  • Você: Olá, [nome do cliente] aqui é o [seu nome]. Estou fazendo essa ligação apenas como um lembrete de data de vencimento de compra, que ocorre no próximo dia XX. Tem alguma coisa com a qual posso te ajudar? Precisa do link de pagamento ou os dados bancários?
  • Cliente: Não, está tudo certo. Obrigado.
  • Você: Ok então, [nome do cliente]! Qualquer coisa, pode entrar em contato. Um abraço e boa semana!

Mensagens de lembrete de vencimento: e-mail

Para enviar mensagens de lembrete de vencimento por e-mail é necessário que você tenha em mãos o endereço eletrônico correto do cliente – qualquer erro de digitação impossibilita a entrega.

Além disso, é preciso que você indique o assunto no campo destinado para o tema da sua mensagem. Nessa seção, é melhor evitar termos como cobrança, para não cair na caixa de spam.

Uma vantagem do e-mail é que ele possibilita anexos maiores, caso seja necessário enviar uma documentação de tamanho superior ao permitido para envio por WhatsApp ou SMS.

Mas a desvantagem do e-mail é que, a menos que você tenha uma ferramenta de e-mail marketing própria para disparos em massa, não é possível ter certeza de que a mensagem foi entregue e aberta.

Veja um exemplo de lembrete por e-mail.

Opção 1: mensagem da sua loja

Assunto: Sua compra

Mensagem:

Olá, [nome do cliente].

Esperamos que este e-mail te encontre bem!

Estamos passando por aqui apenas para lembrá-lo de que o vencimento da sua compra está chegando.

Data do vencimento: XX/XX/XXXX

Valor do pagamento: R$XXXX,XX

Compra realizada no dia: XX/XX/XXXX

Seu pagamento pode ser realizado por: 

  • Boleto: em anexo [caso você emita boletos]
     
  • Transferências via DOC e TED ou depósitos

Banco: XX

Agência: XX

Conta: XX

Nome: XX

CNPJ ou CPF: XX

  • Transferência via Pix

Chave-pix: XXXXXXX

Desejamos uma excelente semana e estamos à disposição para qualquer dúvida!

Atenciosamente,

Equipe da [nome da loja]

Opção 2: mensagem sua compra

Assunto: Sua compra

Mensagem:

Olá, [nome do cliente].

Tudo bem?

Estou passando por aqui só para lembrá-lo de que o vencimento da sua compra está chegando!

Data do vencimento: XX/XX/XXXX

Valor do pagamento: R$XXXX,XX

Compra realizada no dia: XX/XX/XXXX

Fique à vontade para realizar o pagamento com qualquer uma das maneiras abaixo.

Boleto: em anexo [caso você emita boletos]

Para transferências via DOC e TED ou depósitos

Banco: XX

Agência: XX

Conta: XX

Nome: XX

CNPJ ou CPF: XX

Para transferência via Pix

Chave-pix: XXXXXXX

Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para me chamar.

Atenciosamente,

[Seu nome]

Como evitar inadimplência: o que fazer para receber dos clientes

A melhor maneira de sempre receber dos clientes é utilizando máquina de cartão de crédito e débito ou alternativas como o Tap On Phone.

Essas soluções de pagamento garantem que você receba por suas vendas e não precise se preocupar com lembrete de vencimento para evitar calotes.

Lembrete de vencimento para clientes: vamos recapitular?

Um lembrete de vencimento é uma ferramenta importante para ajudar os clientes a lembrar quando um pagamento precisa ser feito.

Isso pode ser feito por meio de e-mails, mensagens de texto, notificações por push, entre outras formas. Além disso, pode ser personalizado de acordo com as preferências do cliente, incluindo a data e o horário em que o lembrete é enviado.

Os lembretes de vencimento também são uma ótima maneira de ajudar a melhorar a relação com o cliente, pois mostram que a empresa se importa com a sua satisfação e que está trabalhando para tornar o processo de pagamento o mais fácil e eficiente possível.

Gostou das dicas de lembrete de vencimento? Tem alguma que você já usa? Conta pra gente nos comentários!

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